Segurança presente

Mais um ano letivo está em andamento e, com ele, afora as questões familiares, outro ponto sempre relevante é a segurança, principalmente externa, no entorno das escolas, quer públicas ou privadas. As tentações e situações são múltiplas e estão presentes a cada dia. A Brigada Militar, na zona sul, através do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) realiza a Operação Escola Segura. Com o policiamento ostensivo(foto) em áreas de escolas e instituições de ensino infantil, o patrulhamento se dá em pontos de visibilidade, de circulação, além de visitas e palestras aos educandários e seus alunos, professores e servidores.

 

 
MAGNIFICÊNCIA
Novos e interessantes movimentos acontecem no processo para eleição do comando da Reitoria da UFPel para os próximos quatro anos. Com três chapas indicadas, os bastidores e atos públicos aquecem a disputa.

ANTES
A denominada consulta a comunidade acadêmica vinha, nas últimas eleições, apresentando disputas salutares e democráticas. O processo, coordenado pelas entidades representativas, docentes, servidores e alunos, transcorria dentro da normalidade esperada.

HOJE
Pelo visto e apresentado até agora, a consulta experimenta momento de provação. O alijamento dos estudantes do processo, por decisão de professores e servidores em assembleia na quinta passada, demonstra que novos ares pairam sobre a UFPel.

PREFERÊNCIA
Os que acompanham as eleições e sabem dos meandros cotidianos, deduzem que, entre as anunciadas três chapas para a disputa, as direções da ADUFPel (docentes) e ASUFPel (servidores), tendem apoio para a candidatura Julieta Fripp.

PREFERÊNCIA II
Que fique bem claro. Especulação de tendência. Nada conclusivo. Nas duas últimas eleições, Julieta não recebeu apoio dos estudantes, ficando em último lugar entre eles. Professores e servidores, de forma individual, ainda possuem a democrática liberdade para votar.

MAQUIAVEL
Comentário de quem já participou de processos eleitorais na UFPel: "Nem o mais astuto e perverso ditador teria pensamentos tão ousados para propor e aprovar um processo de eleição como esse. Um dia para inscrição de chapas (segunda, dia 29) e eleição em 30 dias, com a universidade em greve, em flagrante prejuízo na participação dos estudantes". Sigilo da fonte assegurado pela Lei de Imprensa.

MOVIMENTOS
O esperneio sobre as decisões tomadas na assembleia da ADUFPel e ASUFPel é grande. Apesar de as deliberações tomadas na quinta-feira serem, em tese, soberanas, não será surpresa se houver a busca no Poder Judiciário para a manutenção das participações anteriores.

VOTO
A exemplo das eleições anteriores, a consulta é paritária, com cada um dos segmentos representando um terço do total de votantes. Daí sai a lista tríplice que é encaminhada ao presidente da República para a nomeação do reitor ou da reitora.

POSIÇÃO
Para que não pairem dúvidas e desconfianças. Ao questionar o possível recebimento de diárias dos integrantes da UFPel que viajaram à Rivera, para entrega do título de Doutor Honoris Causa à Pepe Mujica, o Espeto baseou-se nas portarias emitidas, onde consta a expressão "com ônus".

POSIÇÃO II
Quando há viagem, há recebimento de diária(s). Um professor explica que o "com Ônus" representa o recebimento do salário. Outro informa que a Reitoria pediu aos viajantes para abrir mão das diárias, oficializando por meio de correspondência.

ENTENDA

Jantar comemorativo dos cem anos do 4º Batalhão de Polícia Militar e 50 anos do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Brigada Militar, sediados em Pelotas. Ato prestigiado pelo Comandante Geral, Cel.PM Cláudio dos Santos Feoli. Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) entregou placas alusivas às datas e recebeu a comenda da corporação. Ela fez entregas de medalhas aos homenageados. Dentre eles, Francisco Olindo da Hora (foto), presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Pelotas (Consepro).

ENTENDA 

O Pajador - A História do Rio Grande, de autoria de Fernando Espíndola(letra) e Thomas Facco(música) será a canção-tema dos Festejos Farroupilhas 2024. A divulgação da escolha ocorreu em reunião no Galpão Leopoldo Rassier (foto), sede da OAB/RS, em Porto Alegre. A música trata do centenário de Jayme Caetano Braum, homenageado dos Festejos neste ano. Fernando e Thomas também são os autores das canções-temas dos Festejos de 2022 e 2023 e fazem parte do grupo Alma Gaudéria.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Picadinho

Próximo

Picadinho

Deixe seu comentário