Saúde do idoso

Pequenos cuidados podem evitar acidentes domésticos na terceira idade

Adaptar a casa para a chegada da maturidade ou mesmo evitar o uso de objetos que possam representar riscos ajuda a reduzir as chances de ocorrências com idosos

Foto: Divulgação - DP - As quedas de idosos são comuns e aumentam progressivamente com a idade. Para evitá-las, além do cuidado redobrado, são necessárias medidas de adaptação nos ambientes

Por Joana Bendjouya

Para as pessoas que cuidam ou convivem diariamente com idosos, adotar algumas medidas para tornar a casa mais segura e o ambiente mais confortável é um fator de prioridade. A prevenção de acidentes domésticos é primordial, visto que, nessa fase da vida, as pessoas estão mais fragilizadas, podendo se machucar com mais facilidade.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quedas no próprio lar são a principal causa de acidentes domésticos em idosos. De acordo com os números, um a cada quatro idosos sofrem alguma queda em casa pelo menos uma vez por ano. Destes, 34% dos casos têm algum tipo de fratura, sendo as mulheres as que sofrem mais quedas, mas a mortalidade acaba sendo maior nos homens, nestes casos.

Para o médico especialista em geriatria e gerontologia Waldemar Hillal Barboza, é possível reduzir esses acontecimentos tomando algumas precauções e cuidados extras que acabam por deixar o dia a dia mais seguro para os idosos, famílias e cuidadores. “Evitar esses incidentes garante uma melhor qualidade de vida tanto para o idoso quanto para aqueles que o circundam, além de evitar gastos desnecessários com saúde. As modificações no corpo com o envelhecimento, como a diminuição do equilíbrio, com o encurvamento da coluna vertebral e a perda de visão e audição facilitam para que esses incidentes ocorram”, alerta.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) listou as cinco principais causas de acidentes na terceira idade:
- Queda da pressão arterial ao levantar da cama;
- Esbarrões ou escorregões em objetos que não são visualizados;
- Enfraquecimento de ossos e músculos;
- Uso de calçados inapropriados;
- Obstrução dos caminhos dentro de casa como móveis, escadas, tapetes.

Como evitar
Como se tratam de acidentes, não é possível prever quando irão acontecer. Desta forma, o geriatra alerta que o mais importante é estar prevenido e evitar o que já é comprovado que pode causar esses acidentes. “Pequenos ajustes e adaptações são suficientes para criar um ambiente saudável e sem maiores riscos para a saúde. Sempre lembrando que, mesmo em um lar seguro, é importante manter o foco na alimentação e no exercício físico, para fortalecer a saúde deste idoso”, orienta.

Alguns cuidados específicos para cada ambiente da casa, aonde tenha moradores idosos.

Cozinha
É o local onde acontece a maioria dos acidentes domésticos. Desta forma, manter o chão sempre limpo e seco é determinante para evitar quedas. Ao lavar o local, não esqueça de bloquear o acesso até que esteja seguro transitar no ambiente.

Banheiro
Segundo o geriatra, este é outro cômodo que, se não passar por adaptações, pode se tornar um ambiente perigoso para os idosos. O ideal é que ocorra a instalação de barras de segurança para uma melhor mobilidade. “A colocação de duas, uma perto do vaso e outra do chuveiro, são imprescindíveis e irão auxiliar de forma significativa na autonomia.”

Quarto e sala
Neste dois ambientes as recomendações são parecidas,com o conforto e praticidade devendo ser os principais cuidados. Desta forma, tanto a cama quanto o sofá devem oferecer boa acomodação e de fácil movimentação para que o idoso possa chegar sem necessitar de ajuda. Além disso, manter as peças sem muitos móveis e itens decorativos que possam dificultar a locomoção nos ambientes é muito importante. “No quarto, tenha uma cama grande e uma mesa de cabeceira com um número de telefone para emergência. É importante evitar o uso de tapete em qualquer cômodo”, recomenda Barboza.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como a ordem em que os alimentos são ingeridos pode influenciar na saúde? Anterior

Como a ordem em que os alimentos são ingeridos pode influenciar na saúde?

Conheça a área que estuda as doenças reumáticas na infância e adolescência Próximo

Conheça a área que estuda as doenças reumáticas na infância e adolescência

Deixe seu comentário