Incentivo

Dada a largada para o Dia da Criatividade em Pelotas

Parque Tecnológico reúne parte das atividades no Município

Foto: Volmer Perez - DP - Parque Tecnológico reúne parte das atividades no Município

Com palestras, oficinas e atividades gratuitas, a sexta-feira ficou marcada pela abertura oficial do Dia Mundial da Criatividade, ou “World Creativity Day” (WCD), no Pelotas Parque Tecnológico. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Pelotas recebe o maior festival colaborativo do mundo, e desta vez o Município é atribuído como uma das cidades-sede no Brasil. Com 97 inspiradores confirmados e mais de 1,5 mil inscritos como ouvintes, a edição do festival em 2024 amplia a discussão sobre as diferentes formas de inteligência e como a criatividade está inserida nesse contexto, com o tema “Inteligências Plurais”. O evento se estende até domingo (21) e a programação abrange vários eixos dentro da criatividade e inovação.

O objetivo do WCD é promover o desenvolvimento das pessoas nas cidades, levando em conta que os centros urbanos são grandes epicentros criativos. Isso ocorre através das tantas atividades elaboradas pelos co-criadores e apresentadas ao público durante os três dias de evento. Durante a última sexta-feira, diversas agendas já foram cumpridas. Uma das exposições foi o PodFalar Tecnosul, que teve a colaboração do estudante de Jornalismo, Leonardo Armendaris. A ideia do programa consiste numa série de gravações de podcast com temas variados e episódios de 15 minutos. Serão gravados episódios em todos os dias de evento. “Foram feitas inscrições prévias, e o pessoal já respondia um formulário sobre a pessoa e o assunto que ela queria abordar. Então, vai estar aberto aos mais diversos assuntos”, disse Leonardo.

Outro inspirador inédito do WCD 2024 é o professor do curso de Design da PUCRS, Guilherme Parolin, de 32 anos. Na última edição, ele foi o líder local do evento Pelotas, e desta vez propôs três oficinas diferentes no festival. Uma delas foi uma palestra chamada “Nem só de momentos Eureka vive o criativo”, sobre uma desmistificação do ato, com o intuito de compartilhar a visão de controle sobre a criatividade. Outra atividade liderada pelo docente foi uma oficina sobre brinquedos óticos dos princípios do cinema de animação, onde foram fabricados alguns desses dispositivos que deram início à animação no cinema. “Eu vou participar também, amanhã [sábado] pela manhã, do Ideathon, uma maratona tecnológica de ideias que vai ser realizada com estudante de Piratini”, destacou o professor. O Ideathon envolve criar a ideia de um produto ou serviço, desenvolvê-la e testá-la.

Inscrita como participante, a empreendedora do ramo infantil, Taila Jéssica, de 37 anos, conta que se interessou pelo WCD pela possibilidade de o evento abrir novas possibilidades e novas maneiras de enxergar os negócios e criações. “Eu busco novas ideias e oportunidades. Eu acho que tudo é válido. Novas experiências vêm de outras formas e parâmetros que, às vezes, a gente está fechado e não percebe as novas possibilidades”, frisou.

A programação completa dos próximos dias de evento pode ser acessada no site t.ly/BUS_M. No endereço também é possível efetuar as inscrições como ouvinte. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com risco de desabamentos há oito anos, deterioração do Félix da Cunha continua avançando Anterior

Com risco de desabamentos há oito anos, deterioração do Félix da Cunha continua avançando

Carnaval de Pelotas é oficialmente aberto Próximo

Carnaval de Pelotas é oficialmente aberto

Deixe seu comentário