Divisão de Acesso 2024

Pelotas vence o Aimoré por 2 a 0 e entra no G-4

Gols de Fauver Frank e Ramires garantem o segundo triunfo consecutivo do Lobo sob comando do interino Ariel Lanzini

Foto: Aline Klug - Especial DP - Atacante e meio-campista conseguiram transformar o volume ofensivo áureo-cerúleo em bolas na rede durante a etapa final

Matéria atualizada às 18h01min.

Com gols de Fauver Frank e Ramires, o Pelotas superou o Aimoré por 2 a 0 neste domingo (28), na Boca do Lobo, e chegou à segunda vitória consecutiva na Divisão de Acesso. O resultado na partida da quarta rodada leva o Áureo-Cerúleo a seis pontos, agora dentro da zona de classificação do grupo B às quartas de final.

O time comandado interinamente por Ariel Lanzini ocupa a terceira posição da chave, atrás do líder Monsoon, que soma dez pontos, e do Inter-SM. O próximo rival do Pelotas é o lanterna Futebol com Vida, às 15h de quinta-feira, na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha. O jovem clube de Viamão sofreu goleada de 5 a 1 neste domingo em visita ao Inter-SM.

Divisão de Acesso
4ª rodada

Domingo

Grupo A
Gaúcho 1 x 2 Passo Fundo
Veranópolis 3 x 1 Cruzeiro
Glória 3 x 1 Brasil-FAR
Esportivo 5 x 1 União Frederiquense

Grupo B
Pelotas 2 x 0 Aimoré
Bagé 1 x 2 Monsoon
São Gabriel 0 x 0 Lajeadense
Inter-SM 5 x 1 Futebol com Vida


Escalação repetida

Sem tempo para treinar, o interino Ariel Lanzini repetiu os 11 titulares da vitória sobre o Bagé. Após cumprir suspensão, o centroavante Rafael Tanque voltou a ficar disponível, mas iniciou entre os reservas. Christianno, que havia sido relacionado na Rainha da Fronteira, desta vez ficou de fora da lista. Ele vinha sofrendo com um problema no tornozelo.

O esquema tático também não foi alterado: um 4-2-3-1, com Ramires e Caucaia como volantes, Vitor Júnior centralizado mais à frente e Fauver Frank e Marcelinho pelos lados. O Aimoré do ex-meia Arilson Costa chegou desfalcado, porém contou com os experientes Marcelo Pitol e Micael. Taticamente, a equipe de São Leopoldo também jogou no 4-2-3-1.

Lobo volta a campo na quinta-feira (2), contra o Futebol com Vida. Foto: Aline Klug - Especial DP


Volume ofensivo sem gol

O primeiro tempo do jogo foi dominado pelo Pelotas. O Lobo chegou várias vezes à área do Índio Capilé, mas não conseguiu traduzir o volume ofensivo em gol. A melhor chance surgiu aos 26 minutos, em cabeçada de Heverton que passou muito perto da trave esquerda de Pitol após cobrança de falta de Vitor Júnior.

O quarteto ofensivo áureo-cerúleo tinha, a todo momento, o apoio de Ramires. O camisa 8 aparecia para tabelar por dentro e entrava na área como elemento surpresa. Porém, se o time de Ariel Lanzini conseguia circular pelo terço final, faltava até então a capacidade de botar a bola na rede.

Quase nos acréscimos, Marcelo Pitol apareceu e impediu o gol de Vitor Júnior. O camisa 10 chutou forte de fora da área e o goleiro espalmou. No rebote, o meia cruzou para Vitor Gonçalves, que não conseguiu o domínio, e depois Fernando Júnior arriscou por cima do travessão.

Interino Ariel Lanzini repetiu a escalação da vitória sobre o Bagé na quinta-feira. Foto: Aline Klug - Especial DP


Finalmente, a vantagem

Com Léo Ferraz na vaga de Vitor Gonçalves, o Áureo-Cerúleo começou o segundo tempo da forma como terminou o primeiro: pressionando. Desta vez, porém, o gol saiu. Antes, Wagnão exigiu de Erivelton uma defesa após voleio de dentro da área. A resposta do Lobo surgiu com a eficiência que vinha faltando.

Fauver Frank recebeu na área. Driblou o marcador, ajeitou o corpo e chutou colocado, de perna direita. A bola foi no ângulo de Pitol, que não teve reação: 1 a 0. Em seguida, o árbitro Francisco Soares Dias apontou para a marca da cal quando Vitor Júnior sofreu falta. O que era pênalti virou falta devido à intervenção do auxiliar, posicionado na linha da área.

O Lobo manteve a postura depois de sair em vantagem. Marcelinho poderia ter ampliado ao receber cruzamento de Fernando Júnior. A partir daí, o volume ofensivo diminuiu, mas o placar seguia sob controle. O desgaste físico também pesava, já que os dois times jogaram na quinta-feira. A comissão técnica do Pelotas, então, chamou Adryel e Rafael Tanque.

Antes da dupla entrar, porém, o time encaminhou a conquista dos três pontos. Marcelinho enxergou espaço e descolou excelente passe em profundidade para Ramires. O camisa 8 invadiu a área e deu um tapa na bola ao sair na cara de Pitol: 2 a 0 aos 27 minutos. Então, Ariel Lanzini promoveu as duas substituições - saíram Fernando Júnior e Fauver Frank.

Na reta final, o Aimoré passou a jogar mais no campo ofensivo. Porém, não levou perigo suficiente para ameaçar o placar construído pelo Lobo. Mais mexidas foram feitas e o sistema defensivo manteve o placar de 2 a 0.

Ficha técnica

Pelotas (2): Erivelton; Nicolas Ferri, Yuri, Heverton e Fernando Júnior (Adryel - 28’ 2T); Ramires (Kriguer, 39’ 2T), Alysson Caucaia, Vitor Júnior (Arthur Vanzela, 33’ 2T); Marcelinho, Fauver Frank (Rafael Tanque, 28’ 2T) e Vitor Gonçalves (Léo Ferraz, intervalo). Técnico: Ariel Lanzini (interino).

Aimoré (0): Marcelo Pitol; Márcio Lima, Micael, Centeno e Velasque; Régis (Naldo), Ângelo Renan, Cadu (Lucas, 42’ 2T); Zazá (Eduardo), Vidmar (Robinho) e Wagnão (Brunão). Técnico: Arilson Costa.

Gols: Fauver Frank, aos 3’, e Ramires, aos 27’ 2T.

Cartões amarelos: Léo Ferraz (P); Vidmar, Wagnão, Micael e Régis (A).

Árbitro: Francisco Soares Dias.

Local: Boca do Lobo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grêmio perde por 1 a 0 para o Bahia Anterior

Grêmio perde por 1 a 0 para o Bahia

Brasil estreia com derrota para o Concórdia por 2 a 0 Próximo

Brasil estreia com derrota para o Concórdia por 2 a 0

Deixe seu comentário