Brasileirão 2024

Grêmio perde por 1 a 0 para o Bahia

Nos acréscimos do jogo em Salvador, técnico Renato Portaluppi deixou o campo com todos os atletas que estavam no banco de reservas

Foto: Lucas Uebel - Grêmio - Dodi (foto) voltou a ser titular; time gaúcho voltará a campo na terça-feira para encarar o Operário, em Ponta Grossa (PR), pela Copa do Brasil

O Grêmio perdeu por 1 a 0 para o Bahia durante a noite deste sábado (27). A partida aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, e valeu pela quarta rodada do Brasileirão. O gol da vitória dos donos da casa foi marcado por Everaldo, centroavante revelado na base do Tricolor de Porto Alegre.

Nos acréscimos da partida, o técnico Renato Portaluppi, revoltado com a arbitragem de Braulio da Silva Machado, deixou o campo e se dirigiu aos vestiários. Isso aconteceu após a expulsão de Diego Costa, que já havia sido substituído. O comandante gremista ainda orientou os atletas no banco a saírem do gramado junto com ele, gerando polêmica.

O resultado negativo impede o Grêmio de dormir na liderança da Série A. O time soma seis pontos, acumulando duas vitórias e duas derrotas nos quatro jogos da competição. O próximo compromisso será a estreia na Copa do Brasil. O Tricolor enfrenta o Operário, às 20h de terça-feira, em Ponta Grossa (PR), pelo duelo de ida da terceira fase do torneio.

Brasileirão Série A
4ª rodada

Sábado

Vasco 0 x 4 Criciúma
Cuiabá 0 x 3 Atlético Mineiro
Bahia 1 x 0 Grêmio

Domingo

11h | Flamengo x Botafogo
16h | Corinthians x Fluminense
Cruzeiro x Vitória
18h30min | Juventude x Athletico Paranaense
Fortaleza x RB Bragantino
20h | Internacional x Atlético Goianiense

Segunda-feira
20h
| São Paulo x Palmeiras

Gol no começo

O placar do jogo em Salvador foi decidido aos 17 minutos. Everaldo recebeu de Everton Ribeiro, driblou Kannemann e chutou no ângulo do estreante Rafael Cabral. Além do goleiro, aliás, o meio-campista Edenilson também fez neste sábado sua primeira partida vestindo a camisa tricolor.

Escalado sem Cristaldo, que entrou no intervalo, o Grêmio não levou perigo ao goleiro Marcos Felipe, do Bahia. Por outro lado, os donos da casa ainda acertaram o travessão com Cauly e exigiram defesas importantes de Rafael Cabral em finalizações de Everaldo e Rafael Ratão.

Diego Costa retornou de lesão. Carballo, que foi relacionado, ainda não entrou em campo - o volante não atuou em 2024.

Argumentos de Renato

“Tirei o time para não ser expulso e para que ninguém mais fosse expulso”, argumentou Portaluppi na entrevista coletiva após o jogo. Ele criticou a arbitragem citando lances em que, sob sua ótica, houve erro de interpretação de Braulio da Silva Machado. O tempo de acréscimo (seis minutos) também foi criticado.

Segundo o treinador, o presidente da federação de árbitros da Bahia estaria ao lado do quarto árbitro à beira do campo. E teria, ainda conforme Renato, orientado a expulsão de Diego Costa. “Se o presidente [do Grêmio] me der uma ordem, vai só a garotada disputar o Campeonato Brasileiro”, ameaçou Portaluppi. “O sistema é f… É nadar contra a maré. Por mim, faço os pontos necessários e ponho os moleques para disputar o campeonato”, concluiu.

Ficha técnica

Bahia (1): Marcos Felipe; Arias, Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Biel); Cauly (Carlos de Pena), Thaciano (Ademir) e Everaldo (Rafael Ratão). Técnico: Rogério Ceni.

Grêmio (0): Rafael Cabral; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Fábio (Zé Guilherme); Dodi, Villasanti, Du Queiroz (Nathan Fernandes), Edenilson (Cristaldo); Soteldo (Gustavo Nunes) e Diego Costa (JP Galvão). Técnico: Renato Portaluppi.

Gol: Everaldo, aos 17’ 1T.

Cartões amarelos: Gabriel Xavier e Everton Ribeiro (B); Rodrigo Ely, Kannemann, Dodi, Gustavo Nunes e Diego Costa (G).

Cartão vermelho: Diego Costa (G).

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC).

Local: Arena Fonte Nova.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ATF/Otimiza empata por 4 a 4 com Jaguari pela Série Ouro Anterior

ATF/Otimiza empata por 4 a 4 com Jaguari pela Série Ouro

Pelotas vence o Aimoré por 2 a 0 e entra no G-4 Próximo

Pelotas vence o Aimoré por 2 a 0 e entra no G-4

Deixe seu comentário