Xavante

Brasil enfrenta o Los Brocadores em jogo-treino no Bento Freitas

Partida deste sábado será o único teste da equipe de Alessandro Telles antes da estreia na Série D do Campeonato Brasileiro

Foto: Volmer Perez - DP - Treinador rubro-negro tem as principais dúvidas no setor ofensivo

Faltando uma semana para iniciar a caminhada na Série D do Campeonato Brasileiro, o Brasil entra em campo neste sábado, às 16h, para enfrentar o Los Brocadores, equipe amadora local, em um jogo-treino no Bento Freitas. Será o único teste do time de Alessandro Telles antes da partida contra o Concórdia, fora de casa. Todos os sócios com a mensalidade em dia terão acesso livre com entrada pela rampa. O portão será aberto às 15h30min.

Será a primeira oportunidade de observar o time de Telles desde que iniciou a intertemporada dia 1º de abril. Pelos treinos abertos, é possível projetar uma equipe que valoriza mais a posse de bola e mais ofensiva em relação ao time que disputou o Gauchão ainda sob comando de Fabiano Daitx.

Na projeção da equipe, as dúvidas estão todas no ataque. Com lesão muscular no adutor, Danilo provavelmente ficará de fora. Como não há outro jogador na função no elenco, Yander deve ser o titular da função. No treino da sexta-feira, último antes do jogo-treino, o lateral sequer participou. Ele e Nycollas Queiroz foram realizar exames.

Na atividade desta sexta, Telles fez um treino de dez contra dez em campo reduzido, com Rafael Holstein como meia e Vini Charopem e Robinho nas extremas, mas sem ninguém como centroavante. Matheus Guimarães segue treinando em separado, indicando que não enfrentará o Los Brocadores. Maurício surge como uma possibilidade de jogar como falso 9. Adriano Klein também recebeu oportunidade no time titular no lugar de Vini Charopem.

O provável Brasil para iniciar o jogo-treino tem Gabriel Oliveira; Yander (ou Danilo), Zé Pedro, Bruno Reis e Mário Henrique; Araújo, Marcinho, Vini Charopem (ou Adriano Klein), Rafael Holstein (ou Tinga) e Robinho; Maurício.

Do lado adversário, o Los Brocadores está completando dez anos. O técnico Anderson Evangelista deve escalar sua equipe com Zeroum; Sasha, Darlan, Batata, William, Dudu Silva, Nata Clei, Negrinho, Negão Dudu, Tailer e Nael. A equipe pelotense está se preparando para representar a cidade na Copa RS, que inicia na próxima semana.

Tinga fala da concorrência na meia

Antes do último treino da semana, o meia Tinga concedeu entrevista coletiva. Ele disputa com Rafael Holstein uma posição na meia, com Maurício correndo por fora. O jogador comentou sobre a “briga” por um lugar no time titular. Ele destaca que todos querem jogar, mas que o bem do Brasil é a prioridade.

“É uma disputa muito sadia. A gente vem sempre conversando, a gente tem uma amizade já do Gauchão. O importante é o Brasil conquistar os objetivos. [...] Sem vaidade, um ajudando o outro. O professor, claro, está testando as opções”, disse o jogador de 31 anos.

Durante o Gauchão, Tinga disputou dez jogos pelo Xavante, mas muitas vezes precisou atuar fora de sua posição preferida, em um time treinado para a transição ofensiva, sem ter tanto a bola para conseguir utilizar seu ponto forte, que é a criação das jogadas. Com Telles, Tinga deve receber chances como armador e em um time mais com suas características.

“Agora, com essa nova filosofia, tendo um pouco mais a posse da bola, acho que as coisas tendem a fluir um pouco mais na questão pessoal. [...] Eu gosto de estar chegando na área, de jogar mais por dentro e não pelos lados até porque não sou veloz e muito menos de um contra um. Pelos lados, dificultou um pouco meu futebol, mas creio que agora, na minha posição de origem, vai ser melhor para todo mundo”, comentou.

O camisa 10 rubro-negro na temporada também projetou o teste deste sábado diante dos Los Brocadores. “Vai ser muito importante esse jogo-treino. Chegaram alguns atletas novos, para a gente se conhecer o mais rápido possível. Procurar impor o ritmo, a maneira de jogo que ele [Telles] quer”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja como foi: Monsoon 2 x 1 Pelotas Anterior

Veja como foi: Monsoon 2 x 1 Pelotas

Pelotas perde para o Monsoon por 2 a 1 Próximo

Pelotas perde para o Monsoon por 2 a 1

Deixe seu comentário