Comércio

Dia das Mães pode trazer mais vendas

Nas vitrines das lojas, o apelo para atrair mais consumidores ainda é fraco

Foto Volmer Perez - Ainda que poucas, elas começam a incentivar a escolha do presente para a data

Comemorado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães de 2024 será a única data comemorativa dos dois meses, coincidindo neste ano com o dia 12.
Nas vitrines das lojas, o apelo para atrair mais consumidores ainda é fraco. Pouco se vê de sugestões de presentes ou de promoções que incentivem as compras para a data.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Pelotas, Renzo Antonio, o Dia das Mães é a segunda mais importante do ano para o comércio, atrás apenas do Natal.
De acordo com a meteorologia, a data nesse ano terá temperaturas mais baixas, favoráveis às vendas de confecções das novas coleções e também de eletrodomésticos típicos para os próximos meses de frio.
Nos estoques das lojas, indica Antonioli, já estão 40% destas novas coleções de confecções e até lá terão chegado às prateleiras 70% delas.
A dica de Antonioli para aumentar as vendas naquela que considera a melhor época do ano para o comércio, por ser a de mudança de estação, é divulgar a data nas vitrines, oferecer atendimento diferenciado e brindes para as mães.
“É uma forma de atrair consumidores”, alerta, citando ainda a opção de crediário mais elástico para favorecer os pagamentos.
Ao avaliar as vendas dos meses de março e abril em Pelotas, o presidente do Sindilojas conta que elas estão pouco favoráveis, assim como em todo o Rio Grande do Sul.
“Acreditávamos que as vendas estariam em patamares mais elevados, mas não estão correspondendo a essa expectativa”, diz Antonioli, acreditando que a mudança de estação é propícia para isso. “É a entressafra do clima”, completa.

Como se preparar?
Para começar, o meio mais prático de aumentar suas vendas em qualquer situação é entender seu público. É essencial compreender onde seus clientes estão, qual é o comportamento deles, se compram por impulso ou se pesquisam opções antes da compra. Uma vez com essas informações, fica muito mais fácil definir onde você deve focar sua operação, principalmente em datas comemorativas.

No Dia das Mães, por exemplo, em que público você precisa focar para aumentar as suas vendas? As mães, certo? Errado! O foco deve estar nas pessoas que irão presenteá-las, ou seja, filhos, maridos, esposas e outros familiares.
Mas isso não exclui a importância de analisar o perfil da mãe. Segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas, o Brasil tem mais de 11 milhões de mães que criam os filhos sozinhas.

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