Arte

Pelotas pode ganhar uma pinacoteca nos próximos anos

Publicitário Antônio André, que mantém acervo com centenas de obras, articula criação do espaço cultural junto à prefeitura e classe artística

Foto: divulgação - Parte do acervo do publicitário está no Orion Café & Cozinha

Está nos planos de um apaixonado pela arte a criação de uma pinacoteca em Pelotas. O projeto é do publicitário Antônio André, que mantém um acervo com centenas de quadros de artistas consagrados em nível local e nacional, e almeja colocá-lo a visitação para toda a comunidade pelotense.

O publicitário já tem ideia de local e elaborou projetos sustentáveis para conseguir manter em funcionamento uma pinacoteca privada, mas sem fins lucrativos, na região central de Pelotas. O prédio em mira é um casarão localizado na rua Barão de Santa Tecla esquina Doutor Cassiano, de propriedade da Prefeitura.

Para tal, precisaria da cedência do espaço por algumas décadas, além de ser autorizado o tombamento da casa, que atualmente é inventariada. Tendo o tombamento, o próximo passo é angariar fundos por meio da Lei Rouanet para o restauro do prédio, que se encontra bastante deteriorado.

Antônio articula junto ao poder público estas duas questões, e paralelamente busca apoio do meio artístico da cidade – galerias e artistas já sinalizaram positivamente, assim como a Prefeitura. “Estou recebendo muito apoio, de artistas e das galerias de Pelotas. Sou extremamente determinado e acho que isso vai ajudar bastante, junto ao projeto bem estruturado. Estou muito confiante.”

Em seu acervo pessoal, Antônio – que foi curador de uma amostra em homenagem aos 90 anos de Deborah Blank Mirenda no ano passado -, tem obras de alguns dos principais nomes das artes visuais do Brasil, como Cândido Portinari, Hélio Oiticica e Di Cavalcanti, e de diversos artistas locais, como Leopoldo Gotuzzo, Arlinda Nunes, Deborah Blank Mirenda, Mario Schuster, dentre outros.

Com o sentimento de que Pelotas é “uma cidade com mais de 300 mil habitantes carente de ambientes de artes, que só tem um museu [de Artes Leopoldo Gotuzzo]”, Antônio concebeu e agora pretende colocar em prática a ideia da pinacoteca. “Tenho um bom acervo de obras, sou apaixonado, e quero que a comunidade tenha a oportunidade de conhecer e também se apaixonar por arte”, justifica.

“É um projeto que estou fazendo para deixar para a comunidade ter esse espaço cultural. Um dos diferenciais que quero criar é ter a interatividade, com oficinas, salões, exposições, palestras, fazer esse ambiente vivo”, acrescenta. “O foco da pinacoteca vai ser desenvolver e valorizar os artistas daqui.”

A intenção é a criação deste espaço aos moldes do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e a Fundação Iberê Camargo (em Porto Alegre), segundo Antônio. Assim, a ideia é criar uma Associação de Amigos da Pinacoteca e buscar apoio de empresários e artistas locais.

“Praticamente respiro cultura, fiz cinema durante a faculdade, sempre procurei estar no mundo da arte. Fui adquirindo obras de artistas que conheci e também por meio de leilões, fui construindo assim meu acervo há algumas décadas, a partir dos anos 1990”, conclui Antônio.

O publicitário já participou de uma reunião com a Secretaria de Cultura (Secult) do Município e, agora, pretende um encontro com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Para tal, afirma, pretende recolher mais adesões de artistas locais, e assim mostrar que o projeto encontra sólido respaldo do meio cultural.

Por meio de nota encaminhada pela Assessoria de Comunicação (Ascom), o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, confirmou que se encontrou com Antônio André, e afirmou que vê viabilidade de o projeto sair do papel.

“A proposta inicial é viável, a iniciativa é bem-vinda, mas precisamos ampliar essa conversa, é necessário que o autor da proposta reúna recursos e depois discutirmos como vai ser o formato da ocupação e cedência do espaço”, afirmou a Prefeitura. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casa própria para o Tholl Anterior

Casa própria para o Tholl

Bloco do Blues finaliza etapa fixa e projeta eventos itinerantes por Pelotas Próximo

Bloco do Blues finaliza etapa fixa e projeta eventos itinerantes por Pelotas

Deixe seu comentário