Região

São Lourenço do Sul decreta situação de emergência

Município tem três abrigos em funcionamento, para onde mais de cem pessoas se deslocaram, e outro em preparação

Foto: Matheus de Vargas Specht - Na régua da Cruz, às 19h desta terça-feira, a medição indicava 2,34m na Lagoa dos Patos

Matéria atualizada às 20h47min desta terça.

O prefeito Rudinei Härter (PDT) assinou na tarde desta terça-feira (7) o decreto que declara situação de emergência em São Lourenço do Sul devido às condições climáticas e hidrográficas que o município vem enfrentando nos últimos dias. Na justificativa para a medida estão as cheias da Lagoa dos Patos e do Arroio São Lourenço.

Eram 107 desalojados em São Lourenço do Sul no início da noite, conforme atualização da Prefeitura. Estas pessoas foram distribuídas em três abrigos, e um quarto local estava sendo preparado pelo Município. O número de pessoas que deixaram suas casas na cidade estava sendo averiguado por equipes da Prefeitura de São Lourenço.

Foram registrados ainda transtornos na zona rural do município, afetando também toda a cadeia produtiva de São Lourenço do Sul. Na régua da Cruz, às 20h, a medição indicava 2,30m na Lagoa dos Patos.

> AO VIVO: a situação da Zona Sul em tempo real.

Rio Grande

Segundo o Inmet, as 24 horas entre os inícios das noites de segunda e terça registraram 81,4 milímetros de chuva em Rio Grande. As ruas Padre Feijó, Visconde do Rio Grande, Marechal Deodoro e Lagoa Azul tiveram desligamento preventivo de energia elétrica. As aulas desta quarta na rede municipal de ensino foram canceladas. Mais de 270 pessoas estavam fora de casa; 49 delas em abrigos e o restante em casas de amigos ou familiares.

O transporte coletivo sofreu alterações que seriam disponibilizadas nesta quarta via aplicativo ou no site Cartão Rio Grande. Durante a tarde de terça, a Prefeitura desmentiu a fake news que alegava que a Ponte dos Franceses e a do Arroio Bolaxa seriam fechadas. O nível da Lagoa dos Patos era de 1,39m em RG em medição realizada às 19h, 59 cm acima do normal.

Defesa Civil e Bombeiros realizaram a retirada de moradores nos arredores da rua Visconde do Rio Grande. As equipes seguirão trabalhando durante o turno da noite e madrugada. As imagens foram divulgadas pela Prefeitura. Foto: Divulgação - PMRG


As áreas consideradas em risco são a Ilha dos Marinheiros, Ilha do Leonídeo, Ilha da Torotama, Lagoa, Saco da Mangueira, Barra e todas as regiões ribeirinhas. O acesso às ilhas foi interrompido para veículos terrestres. Os postos de saúde da Ilha da Torotama e da Ilha dos Marinheiros têm serviços suspensos.

Os abrigos na cidade são no Esporte Clube Camponês e no ginásio do Lemor Junior. Estão em preparação abrigos no ginásio Wanda Rocha (no Cassino) e nas escolas João de Oliveira Martins (Castelo Branco) e Frederico Ernesto Bucholz. O Quiterense, na Quitéria, também será um local de abrigo.

São José do Norte

A prefeita de São José do Norte, Fabiany Roig (PL), reforçou a necessidade de evacuação imediata de moradores de áreas de risco, principalmente aqueles das localidades da Quinta Secção da Barra, Povoação da Barra, Pontal e Cocuruto. A gestora do município ressaltou que devido ao nível mais baixo, esses pontos são os mais suscetíveis aos alagamentos.

"A água vai subir, vai atingir as casas dessas localidades, então as pessoas precisam sair. O quanto antes melhor, não dá para deixar para quando a água estiver subindo porque nós não vamos ter equipes o suficiente para garantir que as pessoas saiam desses locais de risco em segurança", declarou.

Às 19h desta terça, 21 pessoas se encontravam desalojadas no ginásio Mario Malta e duas na escola João de Deus Collares, com animais, em São José do Norte. Foto: Divulgação - PMSJN


Desde o dia 4, equipes da Defesa Civil e da Prefeitura já atenderam 495 chamados. Às 19h desta terça, 21 pessoas se encontravam desalojadas no ginásio Mario Malta e duas na escola João de Deus Collares, com animais. Uma travessia de balsa permanecia operando de forma mista; a outra retornará normalmente às 7h de quarta. As travessias de lancha foram suspensas. As aulas da rede municipal também foram canceladas para quarta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

São José do Norte tem duas famílias em abrigo Anterior

São José do Norte tem duas famílias em abrigo

280 pessoas estão fora de casa em Rio Grande Próximo

280 pessoas estão fora de casa em Rio Grande

Deixe seu comentário