Mudança

Atendimentos da UPA são retomados no Campus da UCPel, Franklin Olivé Leite

Unidade terá capacidade de atender até 200 pacientes por dia

Foto: Volmer Perez - UPA Areal foi transferida para o Campus Dr. Franklin Olivé Leite devido a localização da sede em área de risco

Devido à localização em área de risco para inundação, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal foi transferida para o Campus de Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dr. Franklin Olivé Leite, localizado na avenida Fernando Osório, nº 1586. Após a mudança de toda a estrutura, os atendimentos foram retomados nesta quinta-feira (9) e devem seguir no novo local até a sede sair da zona de risco. Na UPA são acolhidos somente pacientes de urgência e emergência. Outros casos mais leves devem ser encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Em função dos avisos da Defesa Civil, por precaução, com organização e antecedência, identificamos esse prédio que a Católica colocou à disposição para transferir a nossa estrutura. A gente vai conseguir atender plenamente a necessidade das pessoas que nos procurarem em urgência e emergência”, explica o diretor da UPA, Nelson Soares.

No espaço cedido no Campus de Saúde da UCPel, foi possível manter os quatro leitos para pacientes que necessitam de atendimento rápido e um para casos graves, com iminência de morte. “A única perda, digamos assim, foi de vermelho, tínhamos três leitos e agora temos um e um auxiliar”, complementa. Na área de medicação foi possível ampliar o número de poltronas. No entanto, não há estrutura no local para comportar o acolhimento de crianças. “Ainda que seja uma estrutura provisória, a gente conseguiu trazer macas, monitores, equipamentos, tudo aferido pela engenharia clínica”.

Aumento de atendimentos

O diretor pede ainda que a procura pela UPA seja somente de casos urgentes e de emergência. “É muito comum as pessoas nos procurarem com dor de ouvido, de garganta, esses casos são para postos de saúde”. De acordo com Soares, diante do cenário de cheias, da queda de temperaturas e de um grande número de pessoas em abrigos, propiciando contaminação por vírus, a Unidade está preparada para atender um número crescente de síndromes gripais. “Por melhores que sejam as condições, não é a casa da gente, e temos pessoas se molhando com chuva e alagamento, é uma tendência desenvolver questões gripais. A UPA e a rede como um todo está preparada para isso”.

Confira a lista de UBS fechadas
Pedreiras
Vila Nova
Grupelli
Santa Silvana
Cascata
Corrientes
Cruzeiro
Jardim de Allah

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Meteorologista projeta chegada gradual da água, mas reforça: moradores de áreas de risco devem deixar casas Anterior

Meteorologista projeta chegada gradual da água, mas reforça: moradores de áreas de risco devem deixar casas

Gráfico: entenda como se deu a evolução das águas em Pelotas Próximo

Gráfico: entenda como se deu a evolução das águas em Pelotas

Deixe seu comentário