Divisão de Acesso 2024

Como chegam os 15 rivais do Pelotas na briga pelo retorno à elite

Especial do DP sobre a Série A-2 chega no fim de semana de início da competição

Foto: Gustavo Garbino - FGF - Primeiro jogo é entre Esportivo e Gaúcho, pela chave A, às 16h deste sábado

​Quinze clubes lutarão com o Pelotas pelas duas vagas na elite estadual de 2025. E neste fim de semana de abertura da Divisão de Acesso, o Diário Popular traz um material especial sobre cada um dos adversários do Lobo. O Áureo-Cerúleo estreia neste domingo (14), às 15h, diante do Inter-SM.

O time do técnico Paulo Porto está no grupo B ao lado de Bagé, São Gabriel, Lajeadense, Futebol com Vida, Monsoon e Aimoré, além do rival da primeira rodada. Na chave A aparecem Cruzeiro, Passo Fundo, Gaúcho, União Frederiquense, Brasil de Farroupilha, Esportivo, Glória e Veranópolis.

Após partidas em turno e returno na primeira fase, classificam-se às quartas de final os quatro melhores colocados de cada chave. Sobem para o Gauchão da próxima temporada os dois finalistas. Todos os mata-matas são decididos em ida e volta.

Rodada de abertura

Grupo A
Sábado
16h
| Esportivo x Gaúcho
19h | União Frederiquense x Brasil-FAR

Domingo
15h
| Veranópolis x Glória
16h | Passo Fundo x Cruzeiro

Grupo B

Domingo
15h
| Pelotas x Inter-SM
15h30min | Aimoré x Lajeadense

Terça-feira
15h
| Futebol com Vida x Monsoon
Bagé x São Gabriel

Grupo A

Glória
Longe da elite há oito temporadas, o Grêmio Esportivo Glória começou 2024 repleto de incertezas. A diretoria só foi definida durante a segunda quinzena de fevereiro, por exemplo. O mandato do presidente Décio Camargo se iniciou junto com a reaproximação de Francisco Schio, ex-mandatário do clube. Segundo o repórter Neto Ferreira, de Vacaria, outros empresários voltaram a circular nos Altos da Glória e investir na equipe. Conforme a mesma fonte, a direção estima cerca de R$ 800 mil como valor necessário para custear a participação na Divisão de Acesso.

A pré-temporada do Leão da Serra começou no dia 15 de março. O treinador Carlos Moraes, que já havia dirigido o Glória, deixou o Caravaggio, da segunda divisão catarinense, para assumir a equipe de Vacaria. Assinaram contrato alguns nomes conhecidos do futebol gaúcho e nacional. Passaram pela dupla Bra-Pel, por exemplo, os zagueiros Léo Kanu e Rômulo e o atacante Joanderson. Também defenderão o Glória na Série A-2 os volante Lucas Hulk, um dos destaques do São Luiz no último Gauchão, e Vinicius Kiss, com passagens por clubes como Coritiba, Paraná, Tupi (MG), Sampaio Corrêa (MA), Figueirense, Botafogo (SP), Inter de Limeira (SP) e Esportivo. Dez atletas que disputaram primeiras divisões estaduais devem integrar o grupo do Glória. 

A preparação do time dirigido por Carlos Moraes teve dois jogos-treinos: derrota por 1 a 0 para o Lajeadense e vitória por 3 a 0 sobre o Cristal, um combinado amador local.

Veranópolis
Com 32 anos de existência, o Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural disputará apenas pela sexta vez a Divisão de Acesso na sua história. O VEC subiu para o Gauchão em 1993 com o técnico Tite e permaneceu na elite por 26 temporadas seguidas. O problema é que desde que caiu, no Estadual de 2019, o Pentacolor não conseguiu voltar mais. Em 2021 e 2022 caiu nas quartas de final e na Série A-2 do ano passado sequer passou da primeira fase, terminando à frente só do rebaixado Tupi no grupo A. 

Para a atual temporada, o Veranópolis apostou no retorno do experiente técnico Paulo Henrique Marques, que comandou a equipe nas últimas oito rodadas em 2023. Ele dirigiu o Santa Cruz no Gauchão e acabou demitido antes da definição do rebaixamento. O elenco é formado por vários jogadores acima dos 30 anos. De acordo com o site o oGol, a média de idade somente entre os meio-campistas é de 33 anos.

Alguns são conhecidos do torcedor do Pelotas, como o volante Jonata Escobar e o atacante Ariel. O goleiro titular do VEC deve ser Rodrigo Mamá, de 40 anos, destaque no Gauchão deste ano por suas atuações decisivas pelo Guarany de Bagé. No ataque, Luam Parede deve ser o responsável pelos gols. O centroavante de 28 anos balançou as redes três vezes em oito jogos pelo Novo Hamburgo no Estadual. 

Durante a pré-temporada, o Pentacolor disputou apenas uma partida como preparação, vencendo o Sindicato dos Atletas por 2 a 0 em jogo-treino realizado no estádio Antônio David Farina, em Veranópolis.

Brasil-FAR
Afastado da primeira divisão do Rio Grande do Sul desde 1999, o Brasil de Farroupilha bateu na trave várias vezes desde então para retornar à elite. Em 2018, o time das Castanheiras chegou a cair para a Terceirona, retornando na temporada seguinte. Para este ano, a realidade é de menor investimento em relação a alguns rivais da chave A, porém a aposta é em continuidade e maior planejamento. 

O ex-lateral-esquerdo Luciano Almeida, 48 anos, vai comandar o Rubro-Verde mais uma vez. Em 2023, a campanha foi surpreendente. Mesmo definindo a participação na Série A-2 em cima da hora, o Brasil ficou em segundo lugar do grupo. Nas quartas de final, porém, acabou eliminado pelo Lajeadense. O bom trabalho fez a direção manter diversos atletas, além do treinador – que deixou as Castanheiras durante a primeira fase no ano passado apesar do aproveitamento superior a 50%. 

Em pré-temporada desde o dia 5 de março, a equipe de Farroupilha conta com sete remanescentes do ano passado no elenco. Estão entre eles o lateral-direito Peixoto, o zagueiro André Luis, os volantes Sananduva, Alan Schons e Marlon, o meia Matheus Vargas e o atacante Ruan Eloy. O lateral-direito Ricardo Liell, ex-São Luiz, foi anunciado nesta semana. Jovens formados na base rubro-verde também integram o plantel dirigido por Luciano Almeida. 

Ao longo da preparação iniciada no mês passado, o Brasil não realizou amistosos oficiais, apenas jogos-treinos com equipes das próprias categorias de base.

Esportivo
O Esportivo está de volta à Divisão de Acesso após apenas um ano na elite. O clube de Bento Gonçalves vive uma fase de oscilação, acumulando acessos e rebaixamentos. Desde 2019, o Tivo subiu duas vezes de divisão e caiu em duas oportunidades. Nas últimas dez temporadas são seis participações na Série A-2 e quatro no Gauchão. Em 2023, a equipe da Serra venceu só uma partida em 11 rodadas. 

Para a edição deste ano, o Esportivo apostou no técnico Gustavo Papa, de 44 anos. O elenco conta com vários nomes conhecidos do futebol do interior, alguns com passagem pelo futebol pelotense como os atacantes Thalles, Marcos Paulo e Gustavo Sapeka pelo Lobo. Thalles marcou seis gols pelo Pelotas em 2023. Já o volante Thiago Henrique e o atacante Victor Jesus foram revelados na base do Brasil e chegaram a ganhar algumas chances no time principal do Xavante. O polivalente Chicão, de 38 anos, que atuou no Rubro-Negro no ano passado, também está no Alvivazul.

O Tivo formou o elenco com nomes de destaque no Campeonato Gaúcho deste ano pelo Guarany de Bagé, como o lateral-direito Lessa, os meias Murilo e Giovanni. Até mesmo o analista de desempenho Murilo Teixeira foi trazido do Alvirrubro. 

A pré-temporada do clube da Montanha dos Vinhedos iniciou no dia 4 de março, mesma data em que o Pelotas abriu os trabalhos. Durante a preparação, o Tivo venceu os dois jogos-treinos que realizou: 3 a 1 diante do Sindicato dos Atletas e 2 a 1 contra o Aimoré, rival do Lobo no grupo B.

União Frederiquense
A trajetória de menos de 14 anos de história do União Frederiquense já acumula duas participações na elite do futebol gaúcho. E para tentar repetir os feitos de 2014 e 2021, quando subiu para a primeira divisão antes de cair, o Leão da Colina contratou Hélio Vieira, 60, conhecido dos pelotenses, como treinador. O profissional comandou o Guarany nas primeiras cinco rodadas da última Série A-2 e desde então não assumiu outro trabalho. 

O grupo da temporada passada do Leão da Colina foi formado por empresa gerida pelo empresário Pablo Bueno. A parceria não continuou para este ano. Hélio Vieira comandará um elenco que tem nomes como o goleiro Jefferson Hermes, 27, ex-Farroupilha, e o volante Amaral, 34, ex-Brasil. Voltaram a Frederico Westphalen os laterais-esquerdos Ronaldinho Gramadense, de várias passagens anteriores pela Arena União, e Jander, ambos de 35 anos.

Este último citado, porém, se lesionou e não poderá disputar a Série A-2. Emprestado pelo Ypiranga, o atacante Gabriel Rossetto, 23, chegou a Frederico Westphalen na reta final da pré-temporada. Campeão gaúcho em 2017 pelo Novo Hamburgo, o zagueiro Pablo, 33, também fechou com o União. 

A preparação começou em 4 de março. Os destaques da pré-temporada foram os jogos-treino contra o Inter-SM, adversário do Pelotas na estreia. No Norte do Estado, a equipe de Hélio Vieira venceu por 1 a 0, mesmo placar da derrota em Santa Maria dias depois. Anteriormente, o União aplicou 6 a 0 em um combinado de atletas de Frederico Westphalen.

Passo Fundo
O Esporte Clube Passo Fundo é o clube mais tradicional da cidade, mas neste ano vive uma situação mais complicada que o rival Gaúcho. O Tricolor do Planalto investiu bastante entre 2021 e 2023 e não conseguiu subir. Com isso, 2024 será uma temporada de reconstrução. Uma nova direção assumiu o clube recentemente, iniciando o trabalho do zero. O elenco ainda vem sendo formado, faltando poucos dias para a estreia na Série A-2. O Passo Fundo não disputa a primeira divisão desde 2017. 

Na temporada passada, o Galo caiu nas quartas de final ao ser eliminado pelo Santa Cruz. Em 2022, a equipe chegou perto de subir ao eliminar o Pelotas nos pênaltis, na Boca do Lobo, mas acabou caindo na semifinal contra o Avenida.
Agora, Leandro Machado será o técnico. Já o plantel é quase todo formado por jovens. Os nomes mais experientes são o goleiro Adilson, 34 anos, os zagueiros Silvio, 36, e Gustavo Miranda, 35, e o meia Wallacer, 37.

De acordo com o site oGol, o grupo de jogadores conta no momento com 24 atletas, sendo dois uruguaios, e a média de idade é de 24 anos. De acordo com o repórter Kleiton Vasconcellos, da Rádio Planalto, o Passo Fundo tem como objetivo permanecer na Divisão de Acesso. 

O time do estádio Vermelhão da Serra realizou três amistosos durante a pré-temporada. Empatou em 1 a 1 com o Sindicato dos Atletas, perdeu por 2 a 1 para o Ypiranga e, na última terça-feira, foi goleado por 4 a 0 pela Chapecoense, em Santa Catarina, no último teste antes da estreia.

Gaúcho
Sem disputar a elite estadual desde 2007, o Sport Clube Gaúcho espera encerrar o jejum neste ano. Para isso a direção do Periquito conseguiu um aporte financeiro com vários patrocinadores locais, de acordo com Kleiton Vasconcellos, repórter da Rádio Planalto de Passo Fundo. 

Com poder de investimento superior à grande maioria das equipes da Série A-2, o Gaúcho é apontado por muitos como um dos principais favoritos ao acesso. O clube apostou em nomes experientes e conhecidos do futebol pelotense, como os meias Diogo Oliveira, de 42 anos, e Maicon Assis e os atacantes Márcio Jonatan e Wesley Pacheco, todos com passagem pelo Xavante, além do goleiro Jacsson, ex-Pelotas. Outro destaque é o rodado meia Rondinelly, de 33 anos, que defendeu Grêmio e Palmeiras no começo da carreira. No início da temporada, ele disputou o Campeonato Mineiro pelo Itabirito.

Vanderson Pereira permanece no comando técnico. Ele assumiu durante a Série A-2 do ano passado, quando a equipe foi eliminada na primeira fase por apenas um ponto, justamente atrás do rival Passo Fundo. Durante o período longe da primeira divisão, o Gaúcho passou alguns anos na Terceirona, mas chegou a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2019 por ter vencido a Copinha da FGF. 

A pré-temporada do Periquito iniciou no dia 12 de março. O Periquito disputou dois jogos-treino: vitórias por 7 a 0 sobre a seleção municipal de Coxilha e 6 a 0 contra o Sindicato dos Atletas.

Cruzeiro
Fora da primeira divisão desde 2018, o tradicional Cruzeirinho passou por bons e maus momentos de lá para cá. Inaugurou seu novo estádio, a Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha, no ano seguinte, após temporadas como “nômade”. Porém, em 2022 amargou o rebaixamento à Terceirona. O rápido retorno para a Série A-2 agora faz o clube apostar na continuidade. 

Responsável por guiar o Estrelado ao título da terceira divisão, o técnico Rodrigo Bandeira, 50 anos, permanece no clube. A capacidade financeira não está no mesmo patamar de outros times da chave A, e a direção investe em um elenco jovem. Apenas quatro atletas já passaram dos 30 anos, por exemplo. 

Entre os experientes do elenco está o meio-campista Faísca, 37, remanescente da campanha do último acesso. O atacante Ruan, 22, que teve passagem discreta pelo Pelotas durante a temporada passada, é outro que renovou com o Estrelado. Também está no elenco o meia Yan Petter, 28, revelado na base do Internacional e que chegou a atuar no time principal do Colorado. O meia Ramon, 31, e os atacantes Choco, 22, ex-Aimoré, e Gabriel Lagoa, 25, com passagens por Brasil-FAR e Lajeadense, chegaram a Cachoeirinha. 

Na pré-temporada, o Cruzeiro fez cinco testes e ganhou todos: 5 a 0 sobre a própria categoria sub-17; 4 a 0 diante do sub-20 do Grêmio; 1 a 0 contra o sub-20 do Internacional; 1 a 0 em duelo com o Sindicato dos Atletas; e, por fim, 3 a 0 em cima do Futebol com Vida, que também subiu de divisão no ano passado e está no grupo B desta Série A-2.

Grupo B

Inter-SM
Primeiro rival do Pelotas, o Inter-SM investe alto para retornar à primeira divisão. Os principais nomes do elenco indicam a capacidade financeira do clube para a Série A-2. Destaques do Guarany no Gauchão, Wilson Júnior e Michel até receberam contatos de outros clubes, mas permaneceram em Santa Maria. 

Além da dupla, o técnico Daniel Franco, que na última temporada conduziu o Santa Cruz ao acesso, terá outras caras experientes. O goleiro Rafael Copetti, 33 anos; o lateral-esquerdo Márcio Goiano, 39; o zagueiro Tairone, 34; o volante Mateus Santana, 32; e o meia Jean Roberto (suspenso na estreia), 29, ex-dupla Far-Pel, fazem parte do grupo, do qual 11 jogadores disputaram o Gauchão 2024. 

Também está no time do estádio Presidente Vargas o atacante Jarro, 31. No ano passado ele foi suspenso do futebol por dois anos devido ao envolvimento em esquema de apostas. A sanção, entretanto, caiu para 360 dias. Segundo o Diário de Santa Maria, o jogador ex-dupla Bra-Pel está liberado para voltar a atuar e deve ficar no banco de reservas na Boca do Lobo, às 15h deste domingo. 

A pré-temporada do Inter-SM começou na segunda quinzena de fevereiro. Daniel Franco observou o time em três jogos-treino. A equipe perdeu por 3 a 2 para o Sindicato dos Atletas (em teste no qual os titulares atuaram durante os 45 minutos iniciais e venceram por 2 a 0) e por 1 a 0 para o União Frederiquense. O Leão da Colina foi batido pelo Inter na sexta-feira da última semana, também por 1 a 0, em Santa Maria.

Bagé
O Grêmio Esportivo Bagé é mais um clube tradicional que busca retornar à primeira divisão depois de muito tempo. A última vez que o Jalde-Negro jogou a elite foi em 1994. No ano passado, a equipe chegou perto das quartas de final, mas um gol sofrido no fim contra o Lajeadense decretou a eliminação ainda na fase de grupos. 

Para subir e encontrar o rival Guarany na primeira divisão de 2025, o Bagé aposta em uma mescla de jogadores jovens e experientes. Entre eles está o lateral-direito Gabriel Biteco, 24 anos, que disputou o Estadual deste ano pelo Brasil como titular em vários jogos na equipe de Fabiano Daitx. Aos 32, o meia Fernandinho está de volta ao clube em que atuou por diversas temporadas, mas com um contrato de produtividade. Outro nome conhecido é o meia Leandro Canhoto. No ataque, o técnico Alê Menezes aposta em Alex Gonçalves, artilheiro do Monsoon na Divisão de Acesso do ano passado, e nos extremas Wallan Luan e Douglas Vargas. 

O Bagé iniciou a preparação no dia 4 de março, mesma data do Pelotas. Durante a pré-temporada, o Jalde-Negro realizou somente dois jogos-treino contra equipes amadoras da cidade. Com o adiamento da estreia diante do São Gabriel, o treinador ganhou alguns dias a mais para trabalhar a equipe para a edição deste ano. Alguns jogadores ainda devem chegar no decorrer da primeira fase. 

A curiosidade fica pelo fato de Rinaldo Costa, o Badico, ser o presidente do Bagé. Ele subiu o rival Guarany para a primeira divisão como técnico, em 2021.

São Gabriel
Fora da elite desde 2005, o São Gabriel passou por muitas mudanças nessas quase duas décadas. O clube se chamava São Gabriel Futebol Clube e em 2009 se licenciou das competições da FGF. Exinto em 2013, foi refundado no ano seguinte como Esporte Clube São Gabriel. 

Nesta fase, não demorou para o “novo” clube subir de volta para a Divisão de Acesso, mas desde então jamais chegou perto de retornar à primeira divisão. Nos últimos anos a equipe costuma brigar contra o rebaixamento e agora o cenário não parece ser diferente. 

O time da Terra dos Marechais fez uma parceria com o Farroupilha em novembro do ano passado, mas o vínculo foi desfeito em março. Seis jogadores do Tricolor que estavam fazendo parte do plantel tiveram que voltar para Pelotas, incluindo o zagueiro Ilson Galo, que reassumiu o cargo de treinador do time sub-20. 

Para piorar, o São Gabriel sofreu um transfer ban e até esta sexta-feira não conseguiu registrar nenhum jogador no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Com isso a partida da estreia, contra o Bagé, foi adiada para terça-feira. O elenco montado também não tem nomes conhecidos. O meia Bruno Flores, de 35 anos, será uma das referências da equipe. 

A pré-temporada começou em 18 de março, sob comando do técnico Douglas Rodrigues, que vai para o segundo ano seguido no cargo. O São Gabriel não disputou nenhum amistoso durante a preparação, apenas três jogos-treino com equipes amadoras da região, e venceu todos.

Lajeadense
O Lajeadense está batendo na trave para voltar à elite gaúcha. Semifinalista nas últimas três temporadas, o Alviazul não disputa a primeira divisão desde 2016. O clube aposta na continuidade para finalmente conquistar o acesso. O técnico é o mesmo do ano passado: Serginho Almeida, 47. 

O atual comandante foi jogador da equipe do Vale do Taquari. Após a aposentadoria, dirigiu categorias de base do Lajeadense. Virou auxiliar técnico do elenco profissional e depois treinador. Identificado com o clube, Serginho terá ao lado diversos atletas com os quais trabalhou junto em 2023. 

Os goleiros Igor Castro e Cainã – além de Pedro Zuffo, da base –, os volantes Sampson, Júlio César e Roger e os atacantes Ramon, Edson Silva e Gian Luca - filho do treinador – são remanescentes da campanha da Série A-2 passada. O Alviazul, aliás, venceu o Pelotas em casa e fora: 1 a 0 em Lajeado e 3 a 1 na Boca do Lobo. 

Cria da base do Lajeadense, o zagueiro Iago retornou ao clube. Ele havia saído em 2022 após integrar o plantel do time em quatro temporadas. Para o ataque, Serginho Almeida terá à disposição Gilmar, que passou pelo Pelotas em 2013. O centroavante está com 35 anos e já defendeu o Alviazul em 2014 e 2015. 

O volante Herisson, formado nas categorias inferiores do Brasil e que chegou a integrar o plantel principal, também acertou com o clube de Lajeado. Durante a pré-temporada foi realizado um amistoso contra o Glória. Ramon marcou de pênalti o gol do 1 a 0 a favor do Lajeadense.

Aimoré
O Aimoré retorna à Divisão de Acesso depois de cinco anos. Neste período a equipe de São Leopoldo colecionou boas campanhas na elite do futebol gaúcho, mas em 2023 foi rebaixado na lanterna com apenas uma vitória em 11 rodadas. Na queda anterior, em 2017, o Índio Capilé conseguiu subir logo na primeira tentativa, justamente ao lado do Pelotas, em 2018. 

Passando por uma reformulação, o Aimoré tenta repetir o feito anterior e subir de primeira. Para isso, a direção apostou no técnico Arilson Costa, o mesmo do último acesso. Com dificuldades financeiras, o Índio Capilé montou um grupo de poucos nomes conhecidos, mas tem dois jogadores experientes e com passagem pelo futebol pelotense. Aos 37 anos, o zagueiro Micael chega para ser a referência da zaga aimoresista. Este deve ser o último ano da carreira do defensor.

No Gauchão deste ano, foi titular do Guarany de Bagé, em campanha histórica da equipe da Rainha da Fronteira. Já no gol, aos 42 anos, Marcelo Pitol se candidata a ser o titular. Ex-Monsoon, o lateral-esquerdo Vidmar também atuará pelo time do Cristo Rei. De acordo com o site oGol, o elenco conta com 26 jogadores, incluindo o meia argentino Tobías Mercado, de 22 anos. 

A pré-temporada iniciou no dia 18 de março. Durante a preparação, o clube disputou três partidas preparatórias. O primeiro foi um jogo-treino contra a equipe sub-20 do próprio clube, com o time profissional vencendo por 2 a 1. Na sequência, o Aimoré bateu o Sindicato dos Atletas por 3 a 0 e por último foi derrotado por 2 a 1 pelo Esportivo.

Futebol com Vida
Competição em que veteranos costumam se destacar, a Série A-2 terá nesta temporada a presença de um novato – em todos os sentidos possíveis. Primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Rio Grande do Sul, o Futebol com Vida foi fundado em 2022. Focado na formação de jovens, o clube já conseguiu o acesso para a segunda divisão. 

A média de idade do elenco dirigido pelo técnico Jorginho Rolim, remanescente da última temporada, é de 20 anos. O atleta mais velho do plantel é o centroavante Vitão, 26. Quem dá as cartas no Futebol com Vida é o diretor-presidente Sandro Becker, ex-zagueiros de clubes como Internacional e Flamengo. 

A pré-temporada do jovem time começou na primeira semana de fevereiro, em um centro de treinamento em Viamão. Aliás, o fator local surge como pendência às vésperas da competição: a partida de estreia, contra o Monsoon, está agendada para a cidade de Cachoeirinha, na Arena Cruzeiro, sem público. O segundo compromisso do Futebol com Vida como mandante ainda não tem estádio definido no site da FGF. 

Durante a longa preparação para o campeonato, a equipe da Região Metropolitana enfrentou seis adversários. Bateu o Sindicato dos Atletas por 2 a 0, o Real Sul por 3 a 0 e a Associação PCG por 8 a 0; e perdeu para os times sub-20 do Internacional e do Grêmio por 1 a 0, além de um revés por 3 a 0 para o Cruzeiro de Cachoeirinha. “Como no ano passado, se forem deixando a gente ir, a gente vai sonhando também”, disse o técnico Jorginho Rolim, em fevereiro, ao DP.

Monsoon
Fundado em 2021, o Monsoon está indo para o terceiro ano no futebol profissional. A trajetória é de sucesso, mas em 2023 a equipe de Porto Alegre não conseguiu o acesso. Em 2022, o Monsoon, em sua temporada de estreia, venceu a Terceirona com tranquilidade, mas na Copa da FGF caiu para o Pelotas nos pênaltis. No ano passado, liderou o grupo A conquistando incríveis 32 pontos em 14 jogos, porém foi eliminado na semifinal pelo Guarany de Bagé.

Em 2024, o “Trovão” passou a fazer parte do grupo B. O plano mais uma vez é conquistar o acesso inédito para a elite do futebol gaúcho. O técnico escolhido foi Bruno Coutinho, conhecido do torcedor do Pelotas pela rápida e marcante passagem como jogador em 2013 na Boca do Lobo.

O elenco não possui muitas caras conhecidas. Os principais nomes são o lateral-direito Itaqui e o meia Cris Magno, ambos ex-Pelotas. O grupo conta com dois estrangeiros. Aos 26 anos, o lateral-direito Luis Morales é uruguaio e jogou nas categorias de base do Peñarol. Já o meia Martin Lires é argentino e tem 22 anos. Ele iniciou a carreira no All Boys. 

O clube não registrou em suas redes sociais a realização de amistosos ou jogos-treino. A reportagem entrou em contato com a direção do Monsoon para obter mais informações sobre a pré-temporada, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta. Até ano passado, o time de Porto Alegre mandava os seus compromissos da Série A-2 no Parque Lami, porém em 2024 atuará no Sesc Protásio Alves.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ATF Pelotas/Otimiza Rentáveis estreia neste sábado na Série Ouro Anterior

ATF Pelotas/Otimiza Rentáveis estreia neste sábado na Série Ouro

Sem público, Pelotas recebe o Inter-SM na abertura da temporada Próximo

Sem público, Pelotas recebe o Inter-SM na abertura da temporada

Deixe seu comentário