Caminhada em construção

Mais um passo na pré-campanha do Partido Liberal (PL) para a disputa pela Prefeitura de Pelotas, em outubro. Dependência da Associação de SubTenentes e Sargentos da Brigada Militar recebeu cerca de 600 pessoas para o encontro político, com presenças de lideranças, filiados e simpatizantes. Principal atração foi o pré-candidato a prefeito, Marciano Perondi, cumprimentado e fotografado também com os(as) pré-candidatos (as) a vereador (a). Na foto, da esquerda para a direita, Adriane Cherini, presidente do PL Mulher-RS; Giovani Cherini, deputado federal e presidente estadual do PL; Marciano Perondi, pré-candidato a prefeito;Adriana Lara (PL), deputada estadual e o presidente do partido em Pelotas, Valnei Tavares.

ENTENDA

Carnaval é recheado de simbolismos e alegorias. Em ano eleitoral, basta aguçar a imaginação. Com a ainda não definição do pré-candidato do PSDB a prefeito de Pelotas, a foto feita na abertura do Reinado de Momo é, em tese, indicativa e aflora mentes férteis. É só ver os sorrisos estampados pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) quando, na Passarela do Samba, ela lhe fez a entrega da Chave da Cidade (foto). Prenúncio do que poderá ocorrer em 1º de janeiro de 2025, após as eleições de outubro?

Declaração:
"O segredo da mudança é focar toda sua energia, não em brigar com o velho, mas em construir o novo".
Sócrates

BISTURI
Ainda não tem data marcada o processo cirúrgico a que o vereador Anselmo Rodrigues(PL) deverá ser submetido em breve. Está com obstrução (trombose) nas duas pernas, o que lhe dificulta caminhar.

BISTURI II
Ele realizou novos exames ontem para acompanhamento da situação. Anselmo diz que o procedimento deve ser realizado em Pelotas e descarta pedido de licença do mandato. Afirma que pode realizá-lo numa sexta-feira e no sábado estará em casa.

LONGE
Foi em solenidade realizada em unidade de ensino em Rivera, no Uruguai, fronteira com Santana do Livramento, na semana passada, a entrega do título de Doutor Honoris Causa pela UFPel ao ex-presidente Pepe Mujica.

LONGE II
Na maioria das vezes, a entrega de tais honrarias, se dá na sede da instituição proponente, no caso a UFPel, em Pelotas. Agenda de Mujica propiciou ser em Rivera? Ou a mudança de local pode ter relação com as recentes cassações dos títulos honoríficos similares?

PANELÕES
Jantar do PL sábado à noite. Os cozinheiros Gilberto, João Feijó e Ronei D'Ávila, prepararam um Arroz de Carreteiro e Feijoada para 600 pessoas. Nos quitutes, 60 quilos de arroz, 40 de feijão, 80 de carne, 48 de linguiça e patinhas e 250 cacetinhos. Mais boa variedade de doces e bebidas.

OFICIAIS
Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) promulga duas leis oriundas de projetos do vereador Paulo Coitinho(Cidadania). A lei 7.310 denomina de Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá o feriado municipal de 2 de fevereiro. A lei 7.313 responsabiliza às empresas a remoção e regularização de fiação inutilizada ou em desuso em vias públicas.

DADOS
Aos 40 anos e há 14 com presença empresarial em Pelotas, Marciano Perondi, é o pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL). Foi filiado ao PTB, aos 18 anos, quando residiu em Igrejinha. É proprietário de edifício na praça Cel. Pedro Osório, onde hoje mantém o Colégio Praça XV.

PROBLEMAS
Na conversa com o Espeto, Perondi (vai ser sua identificação de campanha), relatou descontentamento com demoras e entraves para a liberação de projetos. Tanto em secretarias municipais como junto ao Iphan, em Porto Alegre. E repassou documentos comprobatórios.

RECADO
"Enchi o saco e decidi concorrer a prefeito. Não preciso da política mas minha missão será reindustrializar Pelotas. É grande a dificuldade para empreender. A demora para liberação de licenças fica entre três e quatro meses, um ano para acertar o IPTU e parece que não há interesse em resolver os problemas", desabafou.

ATRAÇÃO
Perondi revelou que em maio o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Pelotas para apoiar sua candidatura. "Ele assumiu compromisso comigo", aponta. Indica que o PL não abre mão da cabeça de chapa para a disputa da prefeitura e que as conversas mais avançadas são com o Novo e o PP.

FOLIA
Está encerrado o Carnaval mais que fora de época deste ano em Pelotas. Os vencedores foram conhecidos ontem. Tomara que tudo o que aconteceu sirva de aprendizado para o ano que vem. Reinado de Momo ainda não terminou: em maio, em Rio Grande.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PLENÁRIO

Próximo

Picadinho

Deixe seu comentário