Atenção

Pelotas intensifica ações de prevenção e combate à dengue

Em 2023, foram registrados 720 focos do mosquito Aedes aegypti, quase o dobro do ano anterior

Foto: Michel Corvello - Ascom - Trabalhadores usam crachás e uniformes ao visitar as casas

As ações de combate à dengue nos meses de veraneio já começaram em Pelotas. O objetivo principal é conscientizar a população e enfatizar os meios de prevenção às doenças que são transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue. O Município encerrou o ano de 2023 com 720 focos do mosquito, mais do que o dobro do ano anterior, quando foram registrados 330 focos. Agora, as ações serão intensificadas.

Os bairros Fragata e Três Vendas foram responsáveis por 67% desses registros. A diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SMS), Aline Machado, explica que a Prefeitura está intensificando as ações de prevenção e combate ao mosquito, mas lembra que este é um cuidado e uma responsabilidade de todas as pessoas.

Trabalho

As ações para promover o combate à doença tiveram início no último sábado, na Casa de Praia do Sesc, no Laranjal e, no próximo dia 20, ocorrerão no bairro Quartier. Em fevereiro, os locais não foram definidos, mas as atividades estão programadas para os dias 17 e 24.

Conforme dados da SMS, nos últimos três meses de 2023, foram notificados 30 casos suspeitos e dois confirmados. Três deles foram notificados em dezembro e ainda estão sendo investigados. Ao todo, em 2023 foram 216 notificações de suspeitas e, destes, 34 foram confirmadas com a doença. No ano, 19 pessoas foram infectadas em Pelotas e 15 contraíram a dengue em outras cidades. “A Vigilância Ambiental, através dos agentes de combate de endemias, realiza ações em vários pontos da cidade, visando identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti” afirma.

Quanto à visita domiciliar, Aline alerta que a ação é importante e as pessoas devem receber os agentes em suas residências. “Para algumas pessoas, certos criadouros do mosquito podem passar despercebidos e durante as inspeções são adotadas medidas que visam eliminar recipientes e locais que possam acumular água parada. Também são realizadas ações de conscientização e orientações à população, com medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito”, salienta.

A SMS também possui um canal direto para orientar e esclarecer dúvidas da população através do WhatsApp: (53) 99115-6284

Rio Grande

A Vigilância Ambiental em Saúde de Rio Grande, por meio do Programa de Prevenção da Dengue, começou na última segunda-feira o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2024.

No ano passado, Rio Grande registrou sete casos positivos de dengue e um de febre chikungunya, todos adquiridos dentro do Município. Foram contabilizadas 75 notificações de suspeita de dengue e 18 pacientes foram positivados. Em relação aos focos, foram identificados 55 no ano passado, com maior incidência no bairro do Distrito Industrial e Aeroporto.
Neste ano, a Secretaria Municipal de saúde informou que o primeiro foco de Aedes aegypti foi identificado no Distrito Industrial. Além disso, foram recebidos através da Vigilância Epidemiológica dois casos de pacientes com suspeita de dengue, que ainda estão em investigação.

O monitoramento das residências é feito periodicamente em atividades de levantamento de índices, ou em casos de notificações de suspeita onde é trabalhado um raio de 150 metros nos locais de permanência do paciente. Além das visitas ao longo da semana, as equipes também irão trabalhar no sábado das 8h às 14h. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde no telefone 3233-7289, através de ligações ou WhatsApp. O e-mail para denúncias é [email protected].

Desenvolvimento do mosquito

As chuvas podem contribuir para a proliferação do Aedes aegypti, mas somente se a água ficar acumulada em determinados pontos. Por isso, é importante não deixar que a água da chuva fique acumulada, independentemente da quantidade. “Se a água ficar depositada em recipientes, vasos, pneus ou outro material que propicie o seu depósito, as chances de a população do mosquito aumentar são maiores. Se houver muita chuva e essa for drenada, as chances de desenvolvimento diminuem”, explica Dori Edson Nava, doutor em Entomologia e Pesquisador da Embrapa Clima Temperado.

Nava destaca que a temperatura também é um fator para o aumento de insetos e, quanto maior ela for, mais rápido será o desenvolvimento deles. “Os insetos são organismos pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo acompanha a temperatura ambiente. No verão, temos as maiores temperaturas e, assim, o maior desenvolvimento. No inverno, as temperaturas menores e, consequentemente, o menor desenvolvimento”, diz.

Principais sintomas da dengue

- Febre alta
- Dor de cabeça
- Dor retro-ocular (atrás dos olhos)
- Dor muscular
- Fraqueza
- Náusea
- Vômitos

Em caso de qualquer sintoma, é necessário que a pessoa procure atendimento médico

Como prevenir

- Ficar atento aos vasos de plantas, colocando areia e evitando o acúmulo de água
- Evitar que objetos da casa acumulem água
- Armazenar garrafas tampadas ou com a boca para baixo
- Manter a caixa-d’água tampada e as calhas desobstruídas, livres de folhas e galhos
- Amarrar as sacolas de lixo e colocá-las em locais fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios
- Usar repelentes e inseticidas. Se possível, instalar mosquiteiros e telas em portas e janelas
- Lavar com água e sabão recipientes que possam acumular água. Piscinas devem ser tratadas com cloro
- Permitir a entrada dos agentes de saúde nas residências, verificando se eles possuem identificação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Safra de camarão em 2024 continua desacreditada na região Anterior

Safra de camarão em 2024 continua desacreditada na região

Família faz vaquinha para turista vitoriense hospitalizada em Punta Cana Próximo

Família faz vaquinha para turista vitoriense hospitalizada em Punta Cana

Deixe seu comentário