Ação

Mutirão contra a dengue inicia em Pelotas

Limpeza de ruas e recolhimento de materiais que podem facilitar a reprodução do mosquito ocorreram no bairro Simões Lopes

Foto: Jô Folha - DP - Ação retirou cinco cargas de 10 m³ de entulhos

Ao longo desta segunda-feira (19), o bairro Simões Lopes recebeu a primeira atividade da campanha Pelotas Contra a Dengue, promovida pela Prefeitura. A ação fez parte do programa Bota-Fora e retirou cinco cargas de 10 m³ de entulhos.

Uma das moradoras da rua Clóvis Beviláqua, local onde a reportagem encontrou as equipes da Prefeitura, comemorou a limpeza do local. "Ainda bem, tem que limpar mesmo, mas a população também tem que ajudar. O povo não cuida. Todo mundo tem que se cuidar, porque é um perigo para essas doenças", disse ela, complementando que já houve identificação de foco de dengue em sua vizinhança.

O objetivo da ação integrada entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) é retirar das ruas e casas materiais que possam facilitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, doença que já tem mais de 650 mil casos confirmados no Brasil neste ano. Em Pelotas, oito casos já foram confirmados e outros 52 continuam sob investigação.

Próximas paradas do mutirão

De acordo com a SMS, que é responsável por organizar as ações de combate à dengue no Município, o cronograma, com os próximos bairros a serem contemplados pelo mutirão, está sendo elaborado a partir do levantamento de onde estão localizados os focos do mosquito. Assim que definida, a programação será divulgada à comunidade.

Já a titular da Ssui, Lúcia Amaro, responsável pelo programa Bota-Fora, explicou que a pasta executa as ações dentro do programa conforme solicitação da SMS, enquanto outros mutirões de recolhimentos de descarte irregular são realizados semanalmente. Nesta terça-feira (20) será feito um recolhimento na Estrada do Engenho, de materiais de demolição, e na quinta-feira (22), outro na Cohab Fragata.

Cuidados

- Evitar o acúmulo de água, principalmente em recipientes como pneus, baldes, bebedouros de animais, vasos de plantas e calhas

- Realizar a limpeza de recipientes que ficam com água parada, visando evitar que ovos do mosquito fiquem depositados e eclodam posteriormente

- Instalar telas em portas e janelas das residências

Orientações

Febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, mal-estar e fadiga são alguns dos principais sintomas da dengue. Em caso de suspeita, a busca por atendimento deve ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Volta às aulas é marcada por movimentação na rede municipal e por falta de infraestrutura na estadual Anterior

Volta às aulas é marcada por movimentação na rede municipal e por falta de infraestrutura na estadual

MEC prorroga prazos de programa de formação de professores Próximo

MEC prorroga prazos de programa de formação de professores

Deixe seu comentário