Alerta

Defesa Civil retira moradores da rua Nova Prata, no Laranjal

Famílias foram removidas, compulsoriamente, após Promotoria recorrer ao Judiciário na noite de quarta-feira; local, no balneário Valverde, apresenta alto risco de inundação

Foto: Michel Corvello - Ascom - 60 moradores de 15 residências precisaram evacuar a área

A Defesa Civil Municipal iniciou o processo de evacuação das famílias do fim da rua Nova Prata, localizada no balneário Valverde, no Laranjal, durante a tarde desta quinta-feira (9). A ação, em conjunto com a Brigada Militar, Guarda Municipal, Sanep e Promotoria do Ministério Público, ocorreu após apresentação de Ação Civil Pública (ACP), concedida pela 4ª Vara Cível, voltada à remoção de 60 moradores em 15 residências localizadas em área de alto risco de inundação.

Os moradores foram orientados pela Defesa Civil para deixar o local desde a instalação de reforços de barragem provisórios no dique de contenção, dia 29 de abril, e, depois, na quarta-feira. Relutante, a maioria das pessoas que permanecia no local até esta quinta-feira se negava a sair de suas casas por receio de perder os bens materiais. O promotor de Justiça, Rogério Caldas, explicou a situação à comunidade. “O Município de Pelotas comunicou o Ministério Público que os moradores estão em uma área de risco e, além disso, retiraram o reforço posto pela Defesa Civil. Nós viemos notificá-los e convidá-los a sair”, disse, mostrando a gravidade da situação, com o objetivo principal de preservar vidas para que mais tragédias não aconteçam.

Parte das famílias que estava em situação mais crítica foi levada ao abrigo do Laranjal, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Doutor Edmar Fetter. A maioria dos residentes, no entanto, foi para casas de amigos ou familiares. A remoção não necessitou emprego de força policial e as equipes da Defesa Civil fizeram a retirada dos moradores e seus animais.

Com a evacuação da comunidade, o Sanep iniciou seu reforço de contenção permanente para direcionar a água à casa de bombas próxima ao local.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gráfico: entenda como se deu a evolução das águas em Pelotas Anterior

Gráfico: entenda como se deu a evolução das águas em Pelotas

Edição de sexta-feira, 10 de maio de 2024 Próximo

Edição de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Deixe seu comentário