Dicas

Carnaval saudável: como prevenir e evitar problemas de saúde durante a folia

Confira algumas dicas para não deixar a folia terminar antes da hora

Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil - Protetor solar, hidratação e cuidados com alimentação são algumas das dicas para evitar problemas

Por Ministério da Saúde

O carnaval, uma das maiores celebrações populares do mundo, já começou e ainda deve manter o clima de folia nos próximos dias em todo o País. Para que toda essa festividade não acabe antes da hora, é importante estar atento a algumas atitudes indispensáveis para aproveitar o feriado com segurança e saúde.

  • Evite alimentos perecíveis à base de molho e maionese. Eles são muito comuns em comidinhas de rua, como cachorros-quentes e sanduíches, mas precisam ser particularmente bem preparados – no meio da bagunça e do calor, nem sempre isso ocorre. Evitá-los, portanto, ajuda a prevenir intoxicações gastrointestinais, muito comuns nesta época do ano;
  • Alimentar-se bem é fundamental para encarar as festas com saúde. Alimentos à base de carboidratos e de farinhas integrais garantem energia por períodos mais longos. Como será bem difícil encontrar alimentos integrais na rua, capriche no café da manhã com cereais e pães integrais, para se sentir com mais energia e com menos fome ao longo do pula-pula.
  • Mantenha-se sempre hidratado. A ingestão frequente de água é fundamental para manter os rins saudáveis, principalmente se consumir bebida alcoólica. A dica é consumir uma garrafinha de água para cada garrafa de cerveja (no geral, manter uma proporção de um para um entre o consumo de água e de álcool, o que protege a saúde e evita as temidas ressacas).
  • Muita proteção contra o sol. Carnaval é festa na rua e, por isso, durante o período de exposição ao sol, não se esqueça de abusar do protetor solar. Lembre-se que o câncer de pele é o mais comum no país, correspondendo a cerca de 30% dos casos da doença, e que o Brasil é um dos locais no mundo de maior incidência de raios UV.
  • Tenha cuidado ao utilizar banheiros químicos. Não entre na cabine descalço e lave as mãos com água e sabão antes e depois do uso, evitando o contato com superfícies contaminadas. Na falta de água e sabão, leve seu próprio recipiente com álcool em gel.
  • Não apenas no carnaval, a prevenção de gravidez indesejada e de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é fundamental. Por isso, use camisinha e leve algumas sempre com você. 
  • Se beber, não dirija. Tenha responsabilidade no trânsito e se prepare 
  • Descanse. Tente dormir pelo menos 6 horas por dia, para não sobrecarregar o corpo e ter disposição para o dia seguinte.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil chega a 62 mortes e 408 mil casos prováveis de dengue Anterior

Brasil chega a 62 mortes e 408 mil casos prováveis de dengue

Bloco do Mapa é adiado devido ao mau tempo em Pelotas Próximo

Bloco do Mapa é adiado devido ao mau tempo em Pelotas

Deixe seu comentário