Gauchão 2024

Por vaga nas semifinais, Brasil enfrenta o Grêmio na Arena

Só a vitória interessa ao Xavante no jogo das 18h30min deste domingo, pelas quartas de final

Foto: Volmer Perez - DP - Na primeira fase, Rubro-Negro perdeu por 1 a 0 para o Tricolor no Bento Freitas

Não há meio-termo nas quartas de final do Gauchão 2024. Aos visitantes, caso do Xavante, só a vitória interessa. Surpreender e eliminar o Grêmio, atual vice-campeão nacional e dono dos últimos seis títulos estaduais, significaria não apenas um lugar entre os semifinalistas. Valeria, de quebra, a garantia da presença na Copa do Brasil de 2025 – algo capaz de acontecer mesmo em caso de desclassificação na Arena, dependendo de resultados paralelos futuros. 

Quando a bola rolar em Porto Alegre, às 18h30min deste domingo (10), o Rubro-Negro será aquele ao qual o torcedor já se acostumou a ver na atual temporada. Fiel às convicções, o técnico Fabiano Daitx garante: a solidez defensiva mostrada pelo Brasil, dono da segunda defesa menos vazada do campeonato (oito gols sofridos em 11 jogos), cumprirá papel essencial para a complicada tarefa na casa tricolor. 

“A gente sabe que precisa fazer alguma coisa diferente, mas jamais vamos desmontar nossa ideia central. É ter equilíbrio. [...] Sinceramente, se tu abrir [o time], a tendência é tu ser atropelado. Se achar que pode ganhar, pode ser atropelado, não dá nem graça. Temos que fazer o melhor jogo defensivo que a gente fez até agora para tentar ficar vivo”, disse o treinador em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Gauchão
Quartas de final

Sexta-feira
Caxias x São José

Sábado
Internacional x São Luiz
Guarany x Juventude

Domingo
18h30min
| Grêmio x Brasil

Três zagueiros?

De acordo com Daitx, a comissão técnica definiria no sábado os 11 titulares. A incógnita a respeito da plataforma tática, com três ou dois zagueiros, permanecerá até 45 minutos antes do jogo. “A gente foi consistente com uma linha de quatro atrás e com uma linha de três zagueiros – uma linha de cinco atrás. O quão mais ofensivo a gente pode ser se tiver um zagueiro a menos?”, refletiu o comandante. 

Ainda conforme o treinador rubro-negro, Maicky está de volta após não viajar a Erechim para o duelo contra o Ypiranga devido a um desconforto muscular. Portanto, o volante se candidata a começar entre os 11 na Arena. O uso do trio de zagueiros com Zé Pedro, Adriel e Bruno Reis teve, na vitória sobre o Juventude, a parceria de Maicky à frente em tripé de meio-campo ao lado de Anderson Recife e Marcinho – algo que pode se repetir. O único suspenso é o lateral Danilo.

O adversário

Do lado oposto está o melhor ataque do Gauchão. O Grêmio marcou 23 vezes nas 11 rodadas da primeira fase. Mesmo assim, o provável trio ofensivo neste domingo não começou a competição. Gustavo Nunes, atacante de velocidade, subiu da base e agarrou as oportunidades pela esquerda. Ponta-direita, o argentino Pavón chegou do Atlético Mineiro e assumiu a titularidade. 

Aos dois atletas de lado de campo deve se juntar Diego Costa, centroavante típico e artilheiro por onde passou. Aos 35 anos, o brasileiro naturalizado espanhol e que acumula duas Copas do Mundo no currículo estreou diante do Guarany, no sábado passado, e marcou um gol de falta. Todos eles serão abastecidos, provavelmente, por um meio-campo com Villasanti, Pepê e Cristaldo. 

Planejamento

Segundo o portal GZH, a escalação do Grêmio para domingo não tem muitas dúvidas. Sem Reinaldo, lesionado e fora do Estadual, o técnico Renato Portaluppi deve mandar a campo na lateral-esquerda o recém-contratado Mayk, 24 anos, ex-Guarani de Campinas. Mesmo assim, Fabiano Daitx e sua comissão vislumbram diferentes cenários táticos conforme a equipe rival. 

“Uma das coisas que a gente discute é exatamente isso. Como o adversário pode vir, quais seriam as melhores peças para fazer um confronto. [...] A gente fica um turno praticamente todos os dias só discutindo sobre isso. Peças, enfim, alternativas, variações…”, afirmou o treinador do Brasil na sexta-feira. Aliás, se há uma dúvida no Tricolor, ela está no gol: o argentino Marchesín voltou de lesão. Porém, Caíque tende a começar como titular. 

VAR

A novidade para as quartas de final e o restante do Gauchão é a entrada do recurso da arbitragem de vídeo. A FGF custeará as despesas. Duas das quatro partidas desta fase terão Daniel Nobre Bins como VAR (entre elas Grêmio x Brasil); as outras duas acontecerão sob atenção do pelotense Jean Pierre Lima na central das imagens. 

Em campo na Arena estará Jonathan Benkenstein Pinheiro, 37 anos. O árbitro apitou dois compromissos do Xavante nesta temporada: a vitória por 2 a 1 em cima do Caxias, na Serra, e a derrota por 3 a 1 para o Internacional, em Porto Alegre.

Prováveis escalações

Grêmio: Caíque; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê, Cristaldo; Pavón, Gustavo Nunes e Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.

Brasil: Gabriel Oliveira; Gabriel Biteco, Zé Pedro, Adriel (ou Tinga), Bruno Reis e Mário Henrique; Maicky, Marcinho e Anderson Recife; Robinho e JP Bardales. Técnico: Fabiano Daitx.

Horário: 18h30min deste domingo

Transmissão: Premiere

Tempo real: diariopopular.com.br

Árbitro: Jonathan Pinheiro.

VAR: Daniel Nobre Bins.

Local: Arena do Grêmio.

Ingressos: R$ 70 (torcida xavante).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Skeleton: Eduardo Strapasson é campeão sub-20 na Copa América Anterior

Skeleton: Eduardo Strapasson é campeão sub-20 na Copa América

Em início de preparação, Paulo Porto enaltece o Pelotas: “É um gigante” Próximo

Em início de preparação, Paulo Porto enaltece o Pelotas: “É um gigante”

Deixe seu comentário