Gauchão 2024

Com gol de Pedro Santos no fim, Brasil vence o Juventude e garante classificação

Xavante sobe para 14 pontos e, na última rodada, enfrenta o Ypiranga podendo até mesmo terminar a primeira fase em terceiro

Foto: Jô Folha - DP - Jogadores, membros da direção e comissão técnica fizeram a festa com o torcedor após o apito final

Com direito a gol no fim e tensão até o último lance, o Brasil venceu o Juventude por 1 a 0, na tarde deste sábado (24), pela 10ª rodada, e garantiu vaga nas quartas de final do Campeonato Gaúcho.

Brilhou a estrela do auxiliar Gabriel Dutra, que comandou o time no lugar do suspenso Fabiano Daitx. Ele colocou Pedro Santos em campo aos 37 do segundo tempo. Minutos depois, o volante entrou para a história do Rubro-Negro marcando o gol da vitória, encaminhando também vaga na Série D do ano que vem caso seja necessária.

O Xavante subiu para o quarto lugar com 14 pontos e aguarda o desfecho das partidas do fim de semana para saber o cenário. A última rodada será no próximo sábado, com todos os jogos acontecendo às 16h30min. O Brasil enfrentará o Ypiranga, em Erechim, com chances de terminar a fase classificatória até mesmo em terceiro.

Gauchão - 10ª rodada

Sábado

Brasil 1 x 0 Juventude
Caxias 2 x 0 Avenida
19h | Guarany x São Luiz

Domingo
18h
 | Internacional x Grêmio

Segunda-feira
20h
 | São José x Novo Hamburgo
Santa Cruz x Ypiranga

Escalação com três zagueiros

Fabiano Daitx surpreendeu na escalação ao colocar três zagueiros. Zé Pedro atuou pela direita, com Adriel centralizado e Bruno Reis na esquerda. Outra novidade foi a entrada de Mário Henrique no lado esquerdo. Recuperado de lesão, Robinho retornou depois de ficar de fora contra o São José.

No meio, Maicky voltou ao time titular, novamente fazendo um tripé no setor com Anderson Recife e Marcinho.

Sem a bola, os laterais recuavam, formando uma linha de cinco atrás. Com a bola auxiliavam com mais força o ataque rubro-negro, sem a utilização de um meia armador.

Primeiro tempo de poucas chances

Antes do apito inicial, a torcida xavante prestou homenagem a Maicon Almeida, videomaker do clube, que faleceu na segunda-feira.

Quando a bola rolou, o Juventude teve maior iniciativa nos primeiros 45 minutos, mas mais uma vez o Brasil mostrou um sistema defensivo sólido, não permitindo nenhuma grande chance ao adversário.

Ofensivamente o Xavante respondia tentando jogar na bola longa e na individualidade de Robinho, mas também pouco criou, mesmo tendo as chances mais claras.

A principal saiu aos 12 minutos. Biteco levou vantagem pelo lado direito, fez o cruzamento por baixo, a bola passou por todo mundo, até que Robinho apareceu livre na segunda trave, mas chutou na trave.

Na maior parte do tempo, a partida foi truncada, com poucos espaços de ambos os lados.

O time de Caxias ainda tentou em chutes de fora da área de Lucas Barbosa, Erick e Jean Carlos, mas nenhum foi sequer no alvo de Gabriel Oliveira, que terminou o primeiro tempo sem fazer uma defesa sequer.

O Brasil ainda quase abriu o marcador aos 42 minutos. A bola sobrou para Biteco na entrada da área. O lateral chutou forte, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. Parte do estádio chegou a comemorar o gol.

No intervalo, a direção xavante prestou nova homenagem a Maicon Almeida com uma faixa com a frase: “Maicon Almeida (Sala de Arte) tem o seu nome gravado na história”.

Pedro Santos decide no fim

Se na primeira etapa o goleiro xavante não precisou fazer nenhuma defesa, na etapa final trabalhou logo no primeiro minuto. Erick Farias tentou a finalização de longe, mas Gabriel Oliveira mandou para escanteio.

O Juventude seguiu pressionando o Brasil. Aos nove, Lucas Barbosa tentou de longe e Gabriel Oliveira fez a defesa em dois tempos. Insatisfeito com o começo de segundo tempo do Brasil, Gabriel Dutra fazer duas mudanças na tentativa de mudar o jogo. Entraram Maurício e Tinga nos lugares de Maicky e Robinho Santos. Minutos depois Danilo substituiu Gabriel Biteco.

As mudanças fizeram Anderson Recife e Marcinho atuarem como volantes, com Tinga mais na frente armando, e Maurício e JP Bardales como atacantes. Com a bola, Danilo e Mário Henrique subiam, se transformando quase em extremas.

Com as alterações, o Brasil conseguiu equilibrar a partida, mas ofensivamente seguia sem respostas para pressionar o Juventude.

O Xavante apostava em faltas cobradas na área para tentar chegar no gol, mas mais uma vez não teve bom aproveitamento. Gabriel Dutra ainda colocou Jefinho e Pedro Santos na reta final.

A última alteração não poderia ter dando melhor resultado para o Rubro-Negro. Aos 41 minutos, em bobeada na zaga do Juventude, Pedro Santos foi lançado, Jefferson não conseguiu cortar e o volante só tocou na saída do goleiro para abrir o marcador na Baixada.

Depois do gol, o Juventude foi todo para cima, mas o Brasil mais uma vez conseguiu se defender bem e segurou a decisiva vitória até o apito final. Após o jogo, jogadores, direção e comissão técnica foram festejar com os mais de quatro mil torcedores presentes na tarde deste sábado.

Ficha técnica

Brasil (1): Gabriel Oliveira; Gabriel Biteco (Danilo – 20’ 2T), Zé Pedro, Bruno Reis, Adriel e Mário Henrique (Jefinho – 37’ 2T); Maicky (Maurício – 12’ 2T), Marcinho, Anderson Recife (Pedro Santos – 37’ 2T); JP Bardales e Robinho (Tinga – 12’ 2T). Técnico: Gabriel Dutra (Fabiano Daitx cumpriu suspensão).

Juventude (0): Lucas Wingert; João Lucas, Zé Marcos, Danilo Boza e Jefferson; Luís Oyama, Jadson (Edson Carioca – 44’ 2T), Jean Carlos; Lucas Barbosa (Kleiton – 40’ 2T), Erick Farias (Werik Popó – 40’ 2T) e Gilberto (Mandaca – 33’ 2T). Técnico: Roger Machado.

Gol: Pedro Santos, aos 41’ 2T (B).

Cartões amarelos: Anderson Recife, Maicky, JP Bardales (B); Jefferson (J).

Árbitro: Rafael Klein.

Local: Bento Freitas.

Público: 4.124 torcedores.

Renda: R$ 78.420,00.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja como foi: Brasil 1 x 0 Juventude Anterior

Veja como foi: Brasil 1 x 0 Juventude

Seleção feminina de futebol vence e se classifica na Copa Ouro Próximo

Seleção feminina de futebol vence e se classifica na Copa Ouro

Deixe seu comentário