Atrações

Futsal: com presença de ATF Pelotas, ABF e Riograndense, Série Ouro terá 21 times em 2024

Novidade na edição deste ano será o retorno das três principais equipes do esporte no Rio Grande do Sul: ACBF, Assoeva e Atlântico

Foto: Issac Moraes - Especial - ATF terminou a Série Prata da temporada passada em quinto lugar, mas ficou com a vaga na elite após desistência

Durante a semana a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) divulgou as primeiras informações da edição 2024 da Série Ouro. A principal novidade envolve os retornos da ACBF, de Carlos Barbosa, do Atlântico, de Erechim, e da Assoeva, de Venâncio Aires. As três equipes são as principais do Rio Grande do Sul no esporte. O trio representa o RS na Liga Nacional.

A volta do trio aconteceu pelo fato de serem autorizados pela FGFS para atuar diretamente na Série Ouro sem precisar recomeçar na Série Bronze. As três equipes vinham disputando apenas as competições vinculadas à Liga Gaúcha. A Federação divulgou um card em suas redes sociais com os símbolos de todas as equipes participantes, chamando a edição de 2024 de “maior Série Ouro de todos os tempos”.

A edição 2024 contará com 21 equipes, oito a mais que em 2023. A Associação Esportiva Trairagem de Futsal (ATF) Pelotas será a única representante da cidade neste ano. O Paulista tinha direito a uma vaga, mas optou por não disputar nesta temporada pela falta de condições de montar uma equipe competitiva. Campeã em 2022, a Associação Brasil Futsal (ABF) representará São Lourenço do Sul. A região ainda contará com o Riograndense, de Rio Grande.

A Série Ouro será dividida em três grupos de sete times. Após turno e returno, os cinco primeiros de cada chave e o melhor sexto avançam para as oitavas de final. ACBF, Atlântico e Assoeva serão os cabeças de chave, ou seja, uma das mais fortes e tradicionais equipes do Rio Grande do Sul terá que vir até Pelotas enfrentar a ATF, assim como jogar em São Lourenço do Sul e Rio Grande. Os grupos serão definidos em congresso técnico na primeira semana de março.

“Para nós é a realização de um sonho. Um tempo atrás a gente nem imaginava estar jogando Estadual e hoje ser a única equipe na Série Ouro representando Pelotas na elite é compensador. Poder trazer uma dessas equipes para a cidade e daqui a pouco em uma fase mata-mata enfrentar outra é um sonho realizado. Não existem palavras para descrever isso. É um evento épico trazer uma dessas equipes para a cidade”, destaca Gustavo Passos, vice-presidente da ATF, sobre a chance de enfrentar ACBF, Atlântico ou Assoeva.

O dirigente do antigo Trairagem ressalta o tamanho dos jogos que podem ocorrer em Pelotas em 2024 ao lembrar que o Atlântico é o atual campeão brasileiro. A pré-temporada da ATF começa no dia 5 de março. Os treinos acontecerão no ginásio do Profut, local em que a equipe pretende mandar os jogos na Série Ouro. Gustavo afirma que a base do time será mantida em relação ao ano passado e o nome do técnico será divulgado em breve.

ABF quer repetir feito de dois anos atrás

A ABF chega em 2024 como uma das equipes de maior sucesso no Rio Grande do Sul nos últimos anos. O Rubro-Negro foi campeão da Série Ouro em 2022, além de ter representado o Estado nas últimas duas edições da Taça Brasil.

Agora a tarefa será mais difícil com o aumento do nível técnico, mas de acordo com o presidente Jerry Santos, a ABF tem condições, principalmente em casa, de fazer frente contra os principais adversários. “Essas equipes agregam bastante ao nosso futsal. São grandes equipes que disputam Liga Nacional, entre outras competições. Sabemos das dificuldades, mas sabemos que temos condições plenas de enfrentar eles em casa. Para nós é gratificante chegar neste nível, colocar São Lourenço do Sul neste patamar”, diz o mandatário rubro-negro.

Com o título de 2022, a ABF se colocou em uma prateleira ao lado dos grandes do futsal gaúcho. Nesta Série Ouro, apenas cinco equipes conquistaram pelo menos uma taça estadual: ABF, Sercesa, Atlântico, Assoeva e ACBF.

Duas temporadas atrás, a ABF conquistou o título da Série OuroFoto: Guilherme Kruger - Especial

Riograndense sonha em voltar aos mata-matas

O outro time da região é o Riograndense. Na edição passada, a equipe de Rio Grande não fez uma boa campanha na Série Ouro, marcando apenas 11 pontos. O Guri Teimoso terminou em nono, não avançando de fase.

Em 2024 a ideia é repetir a temporada de 2021, quando a equipe da Noiva do Mar chegou aos mata-matas, terminando em quinto lugar. O coordenador do departamento ligado ao clube de futebol, Max Carazzai, também comenta sobre a oportunidade de enfrentar as potências do futsal gaúcho na Série Ouro deste ano.

“É um sonho realizado chegar onde quase ninguém chegou, que é disputar contra uma ACBF, Atlântico e Assoeva. É algo ímpar na nossa vida. A gurizada está eufórica, é um sonho, a maioria nunca imaginou jogar uma Série Ouro, ainda mais contra os grandes times”, comemora o dirigente do Guri Teimoso.

Os times da Série Ouro 2024

ATF Pelotas.
ABF - São Lourenço do Sul.
Riograndense - Rio Grande.

ACBF - Carlos Barbosa.
AFA - São Francisco de Assis.
Associação Jaguari - Jaguari.
Assoeva - Venâncio Aires.
Atlântico - Erechim.
Barcelona - Júlio de Castilhos.
Caxias do Sul Futsal.
Figueira - Tupanciretã.
Independente - Lavras do Sul.
Lyon Gaúcho - Taquara.
Russo Preto - Não-Me-Toque.
São José - Cachoeira do Sul.
SER Alvorada - Alvorada.
SER Santiago - Santiago.
SER Triunfo - Triunfo.
Sercesa - Carazinho.
UFSM - Santa Maria.
União Samborjense - São Borja.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em jogo decisivo na Baixada, Brasil recebe o Juventude Anterior

Em jogo decisivo na Baixada, Brasil recebe o Juventude

Veja como foi: Brasil 1 x 0 Juventude Próximo

Veja como foi: Brasil 1 x 0 Juventude

Deixe seu comentário