Ausência

Com foco nas categorias de base, Paulista não disputará a Série Ouro deste ano

Tradicional equipe de futsal de Pelotas se licenciou junto à FGFS, com plano de retornar em 2025

Foto: Guilherme Kruguer - ABF - Além do Rubro-Negro da Zona Norte, a ABF de São Lourenço do Sul representou a região nas últimas temporadas; em 2024, a ATF será a única equipe pelotense na primeira divisão do Estadual vinculado à Federação

Com resultados ruins nas duas últimas temporadas, o Paulista optou por não disputar a Série Ouro deste ano. O foco do tradicional clube de futsal de Pelotas será a base. A ideia é retornar com time adulto em 2025. Gerente administrativo e gestor de esporte do Rubro-Negro da Zona Norte, José Felipe Borges, o Chinês, explicou ao Diário Popular os motivos que levaram o clube a não representar a cidade na primeira divisão estadual vinculada à Federação Gaúcha de Futsal (FGFS). 

Para o dirigente, o Paulista sempre ofereceu uma estrutura profissional aos jogadores, mas nunca remunerou. Com o aumento das equipes na cidade, os atletas passaram a optar por atuar onde recebem dinheiro, dificultando a montagem de um time competitivo pelo Rubro-Negro. “À medida que foi crescendo o número de equipes, foi fatiando o mercado de qualidade técnica. O principal é que as outras equipes estão remunerando os atletas, aí foge daquilo que a gente tinha planejado”, diz Chinês.

Em 2021, comandado por Paulo Lobo, o time pelotense foi vice-campeão da Série Ouro. Já em 2022 e 2023 sequer passou da primeira fase. No mesmo momento surgiram novas equipes em Pelotas disputando outras divisões estaduais até mesmo de outras entidades, como ABF, BR Futsal, ATF e Kastilho City, por exemplo.

Na última Série Ouro, o Rubro-Negro marcou apenas cinco pontos em nove rodadas, vencendo só um jogo. Chinês relembra que muitos atletas não cumpriram a palavra e deixaram o elenco durante a competição. O Paulista disputou a reta final apenas com jogadores oriundos da base. “Foi muito duro. Quando tu monta uma equipe tu cria uma expectativa, mas à medida que os caras se comprometem e não cumprem, aí tu não tem trabalho. [...] Nós temos um legado de conquistas muito grande. Não dá para ficar participando sem ter aquela condição de competir. Chegou naquela velha máxima, então tem que pagar”, afirma o dirigente.

Com o pedido de licença na FGFS, o Paulista segue garantido por mais um ano na Série Ouro. Caso fique mais uma temporada ausente, será necessário jogar a Série Prata. A Associação Esportiva Trairagem de Futsal (ATF) será a única equipe de Pelotas na primeira divisão estadual da Federação neste ano. A região ainda contará com a participação da Associação Brasil de Futsal (ABF), de São Lourenço do Sul, e do Riograndense, de Rio Grande.

Fomentando o futsal na cidade

O Paulista iniciou um projeto em 2019 em parceria com a UFPel e a Porto 5. Naquele momento a equipe pelotense tinha à disposição os melhores jogadores da cidade. Para Chinês, isso fez o futsal da região crescer, iniciando o processo que resultou na criação de várias equipes disputando estaduais.

“Pegamos toda a Zona Sul de surpresa. O Paulista voltou às quadras em alto nível. Mas a gente não remunerava nenhum atleta. A gente tinha uma estrutura profissional, a proposta era lançar os meninos na vitrine. Em troca o clube estava em evidência. Isso acordou a Zona Sul. As equipes começaram a se montar, se organizar pra jogar Estadual”, completa.

Foco nas categorias de base

Além do time adulto, o Paulista tem tradição nas categorias de base. Fora da Série Ouro em 2024, o foco será a disputa dos estaduais sub-11, sub-13 e sub-15, além das escolinhas.

“Está na hora de recolher as linhas, reestruturar a nossa base. Em 2022 chegamos nas finais em três categorias, ano passado demos atenção maior ao adulto. Esse ano a gente resolveu investir na base. Está legal, a gente fez um processo seletivo na sub-13 e sub-15. Nos encheu os olhos os meninos que apareceram para incorporar o nosso grupo para o Estadual. Vamos crescendo com eles de novo. Importante é ter a marca divulgada no esporte em alto nível”, diz o histórico dirigente do Rubro-Negro da Zona Norte.

O estadual de base começa em junho e também é vinculado à FGFS.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fabiano Daitx se manifesta após entrevista de Rafael Dumas sobre saída Anterior

Fabiano Daitx se manifesta após entrevista de Rafael Dumas sobre saída

Contra o Juventude, Daitx pode mexer em todos os setores Próximo

Contra o Juventude, Daitx pode mexer em todos os setores

Deixe seu comentário