Recursos

Antecipação do 13º pode beneficiar o comércio

Governo federal voltará a antecipar o 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social

Foto: Volmer Perez - DP - Com a renda antecipada, os consumidores poderão liquidar as dívidas e ir às compras

Repetindo medida adotada desde 2020, neste ano, o governo federal voltará a antecipar o 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), cujo pagamento ocorrerá em duas parcelas, nas folhas referentes aos meses de abril (entre 24 de abril e 8 de maio) e maio (entre 24 de maio e 7 de junho).

Cerca de 2,3 milhões de gaúchos que são beneficiários do INSS terão recursos extras substanciais disponibilizados em seu orçamento, o que deve injetar na economia do Rio Grande do Sul algo em torno de R$ 5,6 bilhões, na soma das duas parcelas, o que representará a possibilidade de incremento das vendas do comércio estadual, especialmente nos meses de maio e junho.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Pelotas, Renzo Antonioli, a antecipação do 13º tem um peso muito importante para consumo, pelo volume grande de recursos que envolve. Nesta época, também é importante por vir logo após as despesas extras dos primeiros meses do ano.

Para alguns consumidores com dificuldades financeiras, a antecipação pode significar eliminar dívidas e organizar despesas, enquanto para outros, será um dinheiro que irá para o consumo. Uma pequena parcela, de acordo com Antonioli, usará para economizar, poupar. “Ela é extremamente positiva”, avalia, mas lembrando que não será um recurso disponível no final do ano.
De acordo com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) gaúcha, Vitor Koch, boa parte do 13º, algo em torno de 60%, é utilizada pelos beneficiários do INSS para o consumo e o restante aplicado no pagamento de dívidas para recuperação de crédito.

O dirigente destaca, ainda, que o ingresso de recursos extras no orçamento familiar das pessoas se reflete, tradicionalmente, em incremento das vendas pelo comércio e na resolução de pendências financeiras. “É um impulso que os consumidores beneficiários do INSS ganham. Conseguem resgatar o acesso ao crédito, ampliando seu poder de compra. Importante, então, que os lojistas estejam preparados para prestar o melhor atendimento possível a esse público que irá às compras”, enfatiza Koch.

Aos lojistas:

Atenção, cordialidade, preços diferenciados e condições facilitadas de pagamento são algumas dicas da FCDL gaúcha para despertar o interesse e fidelizar esses clientes.

Aos aposentados e pensionistas:

Devem planejar a melhor estratégia para utilizarem os recursos oriundos da antecipação do 13º salário, seja renegociando dívidas ou efetuando novas compras. A principal delas é observar sua capacidade de pagamento mensal, para não criar débitos que não podem ser quitados futuramente. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conexão ACP assinala o Dia da Criatividade Anterior

Conexão ACP assinala o Dia da Criatividade

Setor de Serviços recua 0,9% após três meses de alta Próximo

Setor de Serviços recua 0,9% após três meses de alta

Deixe seu comentário