Literatura

Cássio de O.A. lança livro de poesias

Vagalumes – Poemas Luminosos para Dias Nublados é a quinta obra publicada pelo autor mergulhão

Divulgação - Os vagalumes, explica o autor, surgiram em meio a um processo de escrita de outro livro, que foi deixado de lado para o lançamento destes poemas

O escritor mergulhão, radicado em Pelotas, Cássio de O. A. lançou recentemente seu quinto livro: Vagalumes – Poemas Luminosos para Dias Nublados. A obra traz uma série de poemas que tem como base o assunto mais recorrente dos poetas: o amor, envolvido em relacionamentos e paixões, “temas que sempre nos acompanham em nossas vidas”, segundo o autor. 

Os vagalumes, explica o autor, surgiram em meio a um processo de escrita de outro livro, que foi deixado de lado para o lançamento destes poemas. “E gostei muito do que eu consegui colocar no papel”, relata. 

Autores consagrados mundialmente, como Milan Kundera e Elias Khoury, escreveram em suas obras que os poemas não são criados pelos poetas, mas surgem a eles. 

Para Cássio, a forma preferida de criar é quando surgem estes momentos de inspiração, sendo um entrave a necessidade de escrever e o ato de sentar para cumprir aquele objetivo. “Esse meu novo livro tem as duas formas. Muito dos textos surgiram de repente, como tantos outros surgiram de uma criação ‘forçada’, quando criei e escrevi especificamente para ele.” 

Deixar de lado um projeto para focar em outro, quando surge a inspiração, é uma situação recorrente no processo de criação do escritor. “Muitas das vezes eu estou criando para um livro e, de repente, vem uma ideia que não tem nada a ver e eu deixo guardado para uma futura obra. Por isso na minha bio da orelha do livro fala, ‘Vagalumes’ é o meu quinto livro, na minha lista infinita de universos avulsos”, conta Cássio. 

Aos 38 anos, o autor projeta a sequência da poesia na trilogia Vagalumes. No currículo de lançamentos, tem obras de crônicas, prosa e poesia, com o primeiro trabalho disponibilizado ao público em 2021, com o título 2020 & Todas as Dores do Mundo - Crônicas da Quarentena. 

Antes de lançar Vagalumes, publicou no ano passado Só Mais Um Cigarro Antes de Partir que fala sobre “um idoso mergulhado no vício do cigarro que acabou afastando todo mundo dele, amigos, família e ele vivia imerso nessa solidão”, conta Cássio. 

Uma temática bem diferente do trabalho lançado recentemente, o que o autor encara com naturalidade pela sua característica de criação. “Minha obra não tem uma sequência lógica, No primeiro [livro] lancei crônicas que falavam sobre a vivência durante a pandemia, o segundo fala sobre preconceito de classe e racial, o terceiro sobre amores e desamores, o quarto sobre cigarro e solidão, e agora novamente sobre amor. Eu vou criando e lançando ao ponto que os temas vão surgindo, sem lógica específica.” 

Vagalumes - Poemas Luminosos para Dias Nublados pode ser adquirido diretamente pelo site da editora de São Paulo, Uiclap, que disponibiliza uma plataforma independente em que o autor envia o manuscrito e a capa, e de forma quase instantânea o livro já está disponível para venda. A obra também pode ser comprada em formato virtual, do e-book, pelo site da Amazon. Cássio apresenta, ainda, como opção de compra, entrar em contato pelo seu perfil no Instagram @cassiodeoa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gessinger anuncia show em Pelotas Anterior

Gessinger anuncia show em Pelotas

Clube do Autoral estreia série de especiais neste domingo Próximo

Clube do Autoral estreia série de especiais neste domingo

Deixe seu comentário