Adicional rumo ao plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por 18 votos a 7, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que concede adicional por tempo de serviço de 5% a magistrados, promotores e procuradores da República da ativa, aposentados e pensionistas, além de outras carreiras, a cada cinco anos. A matéria segue para o plenário. Em seu parecer, o relator Eduardo Gomes (Solidariedade-TO) incluiu também advogados públicos da União, de estados e do Distrito Federal, bem como defensores públicos, delegados da Polícia Federal, ministros e conselheiros de cortes de contas, como o TCU, que também fariam jus ao benefício.

Serviço
A concessão do auxílio por tempo de serviço é limitada a 35% do subsídio ou remuneração. O pagamento dos quinquênios não está sujeito ao teto do funcionalismo, R$ 44.008,52.

Jornais
Manchetes: "Brasília chega aos 64 anos como guardiã da democracia. Os Ataques do 8/1 deixaram clara a diferença entre manifestação política e sedição antidemocrática".

Lotados
Bares, restaurantes, parques e shoppings lotaram. As áreas de lazer das quadras do Plano Piloto tornaram-se pontos de encontro, churrasco e piquenique. Não faltou cerveja.

Atletas
O Eixo Rodoviário, que liga as Asas Sul e Norte, transforma-se numa pista gigante para ciclistas, maratonistas e outros eventuais e dedicados atletas dos fins de semana.

Almoços
Sob as árvores, centenas de churrascos, almoços improvisados com direito a cadeiras preguiçosas e tapetes sobre a grama, modificaram a paisagem. Detalhe: cochilar é permitido.

64 anos
A primeira lista telefônica teve Oscar Niemeyer e Israel Pinheiro. Bastava discar 1201 para falar com Israel Pinheiro, ou então 1020 para bater um papo com Oscar Niemeyer.

O livro
De 1959, tinha apenas 32 páginas e fotos do Palácio da Alvorada e do Brasília Palace Hotel. Essas construções ilustravam o interior do catálogo. A capa era vermelha.

Avança
Bancada do agro avança na Câmara dos Deputados o pacote anti-MST" com 17 proposições. O pacote critica ações do Abril Vermelho, período de mobilização pró reforma agrária.

Salário
A Câmara descontou uma parcela do salário de 39 deputados por faltas injustificadas durante as sessões de votações no plenário. Parlamentares alegaram "problemas no Infoleg".

Infoleg
Aplicativo para smartphones e tablets com informações das atividades legislativas da Câmara. Apresenta informações detalhadas sobre parlamentares, sessões e comissões.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

O Gordini explorador

Próximo

Batista JR comenta

Deixe seu comentário