Agricultura

Com boas expectativas, Colheita de Arroz inicia oficialmente nesta quinta-feira

Na 34ª Abertura da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas, foram divulgados os dados finais da safra 2023/24; autoridades avaliam cenário positivamente

Foto: Jô Folha - DP - Segundo o Irga, o aumento da área semeada com arroz foi de 7,17% em relação à última safra

Com as portas abertas ao público desde quarta-feira (21), a 34ª Abertura da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas realiza, na tarde desta quinta-feira (22), o ato simbólico que abre oficialmente a colheita da safra 2023/24. Com 900 mil hectares de área semeada de arroz, a expectativa é positiva para a colheita e, também, para mais uma edição do evento, que espera receber cerca de 15 mil visitantes.

Durante o primeiro dia de evento, o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) divulgou os dados finais do plantio da safra. O aumento da área semeada com arroz foi de 7,17% em relação à última safra. Todas as regionais registraram aumento, com destaque para a Zona Sul, que teve o maior acréscimo, de cerca de 12%. Já a soja em terras baixas teve redução de 16,5% da área semeada em todo o Estado, já como reflexo das condições climáticas do último ano.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, garante que são boas as expectativas. "Esse número nos traz tranquilidade com relação ao abastecimento do mercado interno, que é sempre uma preocupação. Tenho convicção de uma boa colheita", afirma. O evento que oficializa o início da colheita também é motivo de boas perspectivas. "A expectativa é a maior possível para esse grande evento, que une tecnologia, manejos, cultivares. São muitas vitrines tecnológicas, a parte da feira também está cada vez maior, com muitas novidades. É um evento consolidado no calendário regional e nacional", finaliza Velho.

Protagonismo nacional

A relevância do evento foi reconhecida, também, pelo titular da Secretaria da Agricultura do Estado, Giovani Feltes, que esteve no evento na manhã de quarta. "Um evento que ocorre em sua 34ª edição já demonstra a importância e robustez que têm.

Visualmente, também se percebe que o evento amplia-se. Comercialmente fica ainda mais vigoroso, além do agro já chamar atenção e estar cada vez mais importante econômica e socialmente", avalia.

Organizadores estimam que cerca de 15 mil pessoas circularão pela Estação Terras Baixas nos três dias de evento Foto: Jô Folha - DP

Para Feltes, o evento é digno da importância do arroz gaúcho que, amparado por iniciativas estaduais de assistência rural, é referência no País. "É extremamente inspirador e faz com que a gente acredite na perenidade da cultura, que a segurança alimentar da gente está melhor assegurada e no protagonismo do Rio Grande do Sul enquanto produtor de arroz, com 70% do que se produz no Brasil", observa o secretário.

Inovação e tecnologia

Entre as novidades do evento deste ano, que leva o tema Gestão Potencializando Safras, está a Arena Digital, iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado. O novo espaço, voltado para a apresentação de estratégias de inovação na produção rural, é celebrado pela secretária da pasta, Simone Stülp. "Precisamos aproveitar esses espaços para mostrar que é possível incorporar inovação nos processos, para que a gente possa se diferenciar como Estado do RS, porque temos no nosso DNA a questão do agronegócio", diz ela.

Para Simone, o objetivo da Arena Digital também é escutar as ideias e necessidades da comunidade. "A expectativa é de apresentar possibilidades, novas tecnologias e metodologias, no sentido de agregar valor ao setor, mas também de retorno e de comunicação com o público presente. Esses espaços precisam ser participativos", avalia.

Programação

Enquanto o ato oficial de abertura da colheita ocorre às 17h de hoje, na Lavoura Breno Prates, o restante da programação do evento começa ainda pela manhã, por volta das 8h. Além de uma extensa programação técnica, também está à disposição do público uma feira com 150 expositores e outras 50 vitrines tecnológicas. O evento ocorre na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, e se encerra na tarde de amanhã. A programação completa está disponível online em colheitadoarroz.com.br/programacao/.

Dados da safra 2023/24 por regional

Área semeada de arroz
- Fronteira Oeste: 263.903 hectares (ha)
- Zona Sul: 154.318 ha
- Campanha: 130.95 ha
- Planície Costeira Interna: 132.919 ha
- Central: 118.107 ha
- Planície Costeira Externa: 100.003 ha

Área semeada de soja em terras baixas
- Fronteira Oeste: 50.035 ha
- Zona Sul: 130.412 ha
- Campanha: 87.628 ha
- Planície Costeira Interna: 84.032 ha
- Central: 23.271 ha
- Planície Costeira Externa: 46.830 ha

Comparação com a safra anterior

Área semeada de arroz no RS
- 2023/2024: 900.203 hectares
- 2022/23: 839.972 hectares
- Crescimento de 7,17%

Área semeada de soja em terras baixas no RS
- 2023/2024: 422.210 hectares
- 2022/23: 505.965 hectares
- Redução de 16,55%

Dados: Irga

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Abertura da Colheita do Arroz começa nesta quarta-feira Anterior

Abertura da Colheita do Arroz começa nesta quarta-feira

Feira de Uvas de Pelotas é prorrogada por mais uma semana Próximo

Feira de Uvas de Pelotas é prorrogada por mais uma semana

Deixe seu comentário