Europa

Atleta pelotense correrá na capital da Dinamarca

Renan Barckfeld, 28 anos, viaja na próxima semana para participar da Maratona de Copenhague

Foto: Volmer Perez - DP - Em mais de uma década na corrida, maratonista já marcou presença em duas edições da São Silvestre, por exemplo

Um pelotense está entre os 38 brasileiros inscritos na Maratona de Copenhague, marcada para o dia 5 de maio. Renan Barckfeld, 28 anos, embarca na próxima segunda-feira (29) rumo à capital dinamarquesa. Antes, ele tem na agenda a Meia Maratona New Balance, em Porto Alegre, no domingo. 

O pelotense corre há 12 anos; profissionalmente, desde 2016. Ao longo da carreira, acumula conquistas em nível estadual e nacional. É bicampeão da Meia Maratona Internacional de Porto Alegre e tri da Meia Maratona de Pelotas, por exemplo. Além disso, Renan Barckfeld participou duas vezes da elite da São Silvestre e três do Troféu Brasil de Atletismo. 

Treino de segunda a segunda, em torno de 150 quilômetros por semana. Como corro provas mais longas, o treinamento é mais longo. Envolve alimentação, academia, suplementação… É uma vida de atleta profissional. Na corrida a gente luta pra caramba para ter um retorno muito pequeno. A gente corre atrás, é um sonho”, conta o maratonista.

Renan Barckfeld participou duas vezes da elite da São Silvestre (foto). Foto: Foco Radical


Sonho de índice olímpico

O índice para correr em Copenhague foi conquistado via Maratona de Florianópolis, em agosto. Renan terminou a prova na oitava colocação geral com o tempo de 2h25min59s (42 quilômetros). O evento na Dinamarca é válido para o ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e conta pontos, também, para as vagas olímpicas. 

Disputar uma edição dos Jogos, aliás, está entre as pretensões do pelotense. O foco é o próximo ciclo, de olho em Los Angeles 2028. O esforço diário de Renan inclui treinos na pista do estádio Marechal Arthur da Costa e Silva, do Exército, e nas ruas – ele costuma ir de casa, no Fragata, até Capão do Leão ou do Centro ao Laranjal. 

“Quero tentar o índice. Conseguir é outros 500, mas vamos tentar”, sonha. O maratonista é treinado por Leonardo Ribas e integra a Associação Noroeste Runners (ANR), de Ijuí. Ele não recebe salário, mas a equipe fornece suporte de equipamentos e banca parte das viagens. Com graduação em andamento na área da educação física, Renan já vive da modalidade: organiza treinamentos e é personal de caminhada e corrida.

A prova

Cerca de 15 mil corredores vão participar da Maratona de Copenhague. A cidade dinamarquesa recebeu da Unesco o título de Capital Mundial da Arquitetura em 2023. Na descrição da prova, a organização descreve que “o percurso plano e atmosférico leva pelo centro, passando por marcos icônicos como o Castelo Rosenborg, a Igreja de Mármore, o Tivoli [parque de diversões inaugurado em 1843] e a Kongens Nytorv [praça Nova do Rei]”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apresentado pelo Brasil, novo lateral diz ser ofensivo Anterior

Apresentado pelo Brasil, novo lateral diz ser ofensivo

Bagé 0 x 1 Pelotas: veja como foi Próximo

Bagé 0 x 1 Pelotas: veja como foi

Deixe seu comentário