Ajuda

Zona Sul mobiliza-se em ações de solidariedade às vítimas de enchentes

Pedidos envolvem, principalmente, colchões, agasalhos, alimentos não perecíveis e kits de limpeza

Lauro Alves - Secom RS - DP - Dezenas de milhares de pessoas foram afetadas pelas enchentes no Estado

Novamente, o Rio Grande do Sul depende da solidariedade do povo gaúcho para se reerguer depois dos prejuízos deixados pelas chuvas dos últimos dias. Muitas famílias que vivem nos municípios atingidos estão desabrigadas ou desalojadas, e foi decretado estado de calamidade pública no RS. Dessa forma, alguns canais de auxílio já estão disponíveis para a população da Zona Sul prestar ajuda às vítimas das inundações.

Estado
Diante da situação, o governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. 

O governo argumenta que, desta forma, centraliza a ajuda financeira, fornece segurança ao doador e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passa por auditoria e fiscalização do poder público. Permanece o alerta para quando realizar a operação que se confirme o nome da conta que aparece seja "SOS Rio Grande do Sul" e que o banco seja o Banrisul.

Prefeitura de Pelotas
Em pronunciamento, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), lamentou o momento crítico vivido pelo Estado e aproveitou para fazer um apelo à comunidade pelotense, para que, quem tiver possibilidade, faça doações de cobertores, agasalhos, alimentos não perecíveis, água ou produtos de higiene e limpeza. 

Os donativos podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social ou no Paço Municipal da Prefeitura. "Eles serão usados para aquelas pessoas que necessitarem. Se for o caso, aqui em Pelotas, se houver necessidade, mas não houver necessidade, torcemos para que não haja, vamos encaminhar esses itens à Defesa Civil estadual e ao Governo do Estado", disse a prefeita.​

Esporte Clube Pelotas
O Lobo também se solidarizou e abriu uma campanha de arrecadação de itens no Estádio da Boca do Lobo. Estão sendo angariados itens como água, colchões, materiais de higiene (pessoal e de limpeza) e alimentos não perecíveis.

Ecosul
A Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul) também iniciou campanha de arrecadação para ajudar as comunidades afetadas. A campanha visa angariar alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e água mineral, itens essenciais para apoiar as famílias que estão desalojadas com dificuldades devido às condições climáticas adversas e inundações nas cidades. Os interessados em contribuir podem fazer suas doações em um dos pontos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Ecosul, localizados em diferentes trechos das rodovias:


SAU Cristal: km 430 - BR-116
SAU Turuçu: km 492 - BR-116
SAU Arroio Grande: km 607 - BR-116
SAU Canguçu: km 125 - BR-392
SAU Povo Novo: km 33 - BR-392

Supermercado Nicolini
O Supermercado Nicolini também está recebendo doações e disponibiliza todas as suas lojas como ponto de coleta. Posteriormente, os donativos serão entregues à Defesa Civil e revertidos aos atingidos pelos temporais.

Armazém do Campo
O Armazém do Campo Pelotas também promove campanha de arrecadação de itens como roupas e material escolar. O ponto de coleta fica na esquina das ruas Anchieta e Três de Maio, em frente ao campus do Direito da UFPel.​

IFSul
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) também arrecada doações para as vítimas das enchentes. Os itens podem ser entregues na reitoria do campus da instituição, podendo ser alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza, colchões, cobertores e roupas de cama.

Farmácias Associadas Rede LVD
As Farmácias Associadas estão recebendo doações de alimentos, água, roupas de cama e produtos de limpeza e higiene pessoal em qualquer unidade da rede. Caso não consiga levar, a empresa pode disponibilizar motoboy para buscar na sua residência.

Tem mais alguma ação para nos indicar? Envie para [email protected].

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governador decreta estado de calamidade pública por conta das cheias Anterior

Governador decreta estado de calamidade pública por conta das cheias

Ministério antecipa pagamento do Bolsa Família no Rio Grande do Sul Próximo

Ministério antecipa pagamento do Bolsa Família no Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário