Com tradição é fé

Comunidade Santa Maria, na colônia de mesmo nome, sétimo distrito de Pelotas, realiza neste domingo, dia 21, a sua festa anual. Tradicional encontro de renovação dos compromissos com o local, de fé e integração entre seus moradores, descendentes e convidados. Os festejos ocorrem na área da igreja e do salão(foto), com intensa programação, que terá início às 10h15min com o culto festivo. Às 11h30min começa o almoço colonial, com pratos típicos, tendo assados de rês, porco e frango, além de variadas saladas e vasto cardápio de sobremesas caseiras. À tarde, copa sortida, lanches, jogos, mateada, brinquedos infláveis e testes de visão com a Ótica Osório. A Banda Talismã oferecerá os ritmos para as danças. Informações com Vanderlei(53 - 98134-9595) e Ludiele (53 - 98102-8399). Boa festa a todos.


Entenda 
A cada evento relacionado com o Papa Francisco, o sempre padre Jorge Mário Bergóglio, são feitas vinculações com a presença de familiares seus em Pelotas. O mais recente foi com a visita do governador Eduardo Leite (PSDB) ao Vaticano, quando lhe foi dito que, em Pelotas, residiu um tio seu. O nome é Vitor Bergóglio, irmão do pai do Papa, Mário e que, com sua família, aqui viveu. Na foto, o professor e empresário Ernest Poetsch e sua esposa, Hebe Elvira Bergóglio Poetsch, prima irmã de Francisco.

Declaração

"Não apresse a vida. Ame cada etapa. Não conte os dias. Viva-os".

VÍNCULOS
Sobre os familiares do Papa Francisco que residiram em Pelotas. José Bonifácio da Costa Poetsch, filho de Hugo Poetsch e sobrinho de Ernest Poetsch, tem relato. O pai era Jorge Mário Bergóglio, Mário José e a mãe Regina Maria Sivori.

AQUI
Um de seus irmãos, Vitor, veio para Pelotas, com a esposa Elvira Irene Bergóglio e filhos. Ele iniciou atividade comercial, na empresa de construção Bergóglio & Carúccio, na Pedreira do Capão do Leão e em Pelotas.

FAMÍLIA
Sua filha, Hebe Elvira Bergóglio, veio pequena e, adulta, naturalizou-se brasileira, graduando-se em Agronomia. Ela casou com Ernest Poetsch, também agrônomo, professor da Universidade Rural do Sul, precedente da UFPel e diretor da Indústria de Conservas Agapê.

FAMÍLIA II
Ela também trabalhou na Agapê, talvez a maior indústria de doces e conservas na história de Pelotas, aqui constituída. Ernest e Hebe Elvira não tiveram filhos. Ele faleceu em 1983 e ela em 2006. Os dois estão sepultados em Pelotas.

VISITA
Na pesquisa feita consta que, como estudante no Seminário, Jorge Bergóglio esteve pelo menos uma vez em Pelotas. Sua idade seria de 17 anos. Há indicativos de que sobrinhos seus, cursaram faculdades na UCPel. Mário nasceu na Itália e depois mudou-se para a Argentina.

TRATAMENTO
Pode ser classificado como desrespeitoso, indecoroso e incompetente, beirando à desobediência civil, o trabalho da CEEE Equatorial para a normalização do abastecimento de energia elétrica na Zona Sul, em especial, em Arroio Grande. Desde 21 de março.

REALIDADE
A empresa, pelo acontecido até agora, não leva em conta os problemas enfrentados pelas comunidades. Não tem explicação tanta demora para o retorno do abastecimento. Haverá ressarcimento dos prejuízos aos cidadãos? Quem receberá o dinheiro das multas, se confirmadas forem?

POSIÇÃO
Foi de 9 x 3 votos favoráveis a não suspensão do calendário acadêmico da UFPel, em função da greve, na reunião de quinta pela manhã do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe).

LADOS
Prevaleceu a posição assumida pelo representante dos alunos. Eles defendem a não suspensão do calendário sem que sejam ouvidos, se querem ou não a greve. Uma consulta será feita nas próximas quinta e sexta-feira. Há casos de cursos em que as atividades seguem normais.

URNAS
Além da disputa para prefeito e vice-prefeito (a), nas eleições de outubro, a busca por uma das 21 cadeiras na Câmara de Vereadores terá olhares especiais. Em função dos nomes hoje pré-indicados à reeleição e/ou busca do primeiro mandato.

UM
O primeiro caso está no Partido Progressistas (PP). O ex-vice-prefeito e ex-vereador médico Michel Halal, vai concorrer novamente. Seu sobrinho neto, Arthur Halal Abreu, também. Arthur é filho do ex-vereador pelo PSB, Eduardo Abreu.

DOIS
O segundo caso envolve o casal Marcos Ferreira (UB) e Daiane Dias (PSD). Ferreira cumpre seu terceiro mandato e vai para a reeleição. Daiane teve o primeiro mandato, não foi reeleita em 2020 e tentará volta ao Legislativo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atuação permanente Anterior

Atuação permanente

Próximo

Folia

Deixe seu comentário