Crimes

Mulher cai no golpe do funcionário do banco e perde R$ 26 mil

Criminoso ligou dizendo trabalhar em determinada instituição e que tinha ofertas do dia para a cliente, que acabou repassando fotos

Foto: Divulgação - DP - Em Pelotas, golpe segue fazendo vítimas

Com a digitalização em alta, os criminosos encontraram um campo excelente e têm aproveitado o crescimento exponencial das operações por celular para aplicar golpes. A engenharia social, que usa a manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões para os criminosos, ou faça transações em favor das quadrilhas, é uma das ferramentas usadas.

Em Pelotas, os golpes através de redes sociais continuam alcançando vítimas. Um deles é o do falso funcionário de instituição bancária, oferecendo vantagens em operações mirabolantes, além de empréstimos e até compra de empréstimo, com novas parcelas com juros baixíssimos. Na cidade, uma vítima registrou boletim de ocorrência de um prejuízo de R$ 26 mil aplicado por criminoso que utilizou deste tipo de golpe.

O crime iniciou com uma ligação de uma pessoa se identificando como funcionário de um determinado banco, oferecendo vantagens em oferta no dia. O suposto funcionário pediu os dados cadastrais da vítima através de fotos, ou seja, que ela mandasse uma imagem segurando os documentos pessoais.

Dois dias depois, um outro criminoso se passando por funcionário do mesmo banco ligou e perguntou o que havia ocorrido no contato anterior, dizendo que a vítima deveria ir até um caixa eletrônico e quando chegasse lá deveria digitar a palavra “ajuda” no celular e mandar a mensagem para ele.

Tudo o que foi orientado pelos criminosos a vítima fez, inclusive ligando a câmera do celular quando estava em frente ao caixa eletrônico, para que pudessem ver a operação bancária. Em seguida disseram que seus cartões e sua conta estavam bloqueados. Alguns dias mais tarde, precisando de dinheiro, resolveu pedir para a filha, que não entendeu porque a mãe precisava de dinheiro tendo o seu e perguntou o motivo de estar tudo bloqueado.

Desconfiada então de que havia caído em um golpe, foi até o banco e confirmou que havia sido vítima da ação de criminosos. Os golpistas retiraram da conta R$ 7 mil e realizaram seis pagamentos, também realizaram três transferências, totalizando então R$ 26 mil.

Dicas de segurança
O golpe do falso funcionário do banco está cada vez mais complexo e diversificado. Mas existem algumas dicas que podem ajudar a identificar a falcatrua. E a informação é uma das melhores estratégias para evitar ser vítima do falso funcionário do banco.

É importante ter em mente que nenhum banco contata o cliente solicitando senha, número do cartão, códigos e etc. Assim como o cartão bloqueado, clonado, não deve, em nenhum momento, sair da posse do cliente e tão pouco ser entregue a um estranho ou “funcionário” fora da agência bancária.

Caso receba uma ligação suspeita pelo telefone, não compartilhe nenhuma informação, desligue rapidamente e aguarde alguns minutos. Depois entre em contato com o número oficial da sua instituição financeira e confirme se o contato foi, de fato, realizado por eles.

Então, resumindo, para evitar cair no golpe do falso funcionário do banco, mantenha-se sempre informado sobre as condutas dos bancos e fique atento a notícias sobre novos golpes. Lembre-se: a informação e a cautela são duas das melhores ferramentas para combater o golpe do falso funcionário do banco e vários outros tipos de fraudes. E, claro, opte por transacionar financeiramente com empresas e instituições consideradas confiáveis.


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