Tempo

Águas sobem 10cm em Pelotas e Cemaden alerta para alto risco hidrológico

Terça-feira começa com chuva

O nível das águas em Pelotas subiu 10 centímetros ao longo da madrugada desta terça-feira (7),quando a Lagoa dos Patos e o Canal São Gonçalo estavam em 2m e 2,20m, respectivamente. Os dados mais recentes são: Canal São Gonçalo: 2,30m, Cedrinho (Z3): 62cm, Lagoa (nível no Trapiche): 2,10m.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta de possibilidade muito alta de novas ocorrências hidrológicas nas regiões Sul, Campanha e Metropolitana do Rio Grande do Sul. O alerta é devido à permanência das inundações e deslocamento das ondas de cheia.

O Cemaden aponta três bacias hidrográficas em situação crítica, entre elas a do rio Camaquã, em razão da vazão das águas do lago Guaíba para a Lagoa dos Patos. Segundo o Cemaden, em Pelotas, o nível da lagoa está em 1,96m, 40cm acima da cota de transbordamento, de 1,56m.

Na bacia do Guaíba, o Cemaden alerta para o deslocamento das cheias das bacias dos rios Jacui, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, todas acima da cota de transbordamento, agravando a situação de Porto Alegre. No momento, o Guaíba está estabilizado em 5,3 metros.

O risco também é elevado na bacia do Rio Uruguai, com agravamento da situação em Uruguaiana, que recebe águas dos rios Ibicuí e Ibirapuitã.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Avião colide asa no Aeroporto de Pelotas Anterior

Avião colide asa no Aeroporto de Pelotas

Confira o mapa atualizado das áreas de risco em Pelotas Próximo

Confira o mapa atualizado das áreas de risco em Pelotas

Deixe seu comentário