Receita importante

Xavante estará na Copa do Brasil de 2023

Classificação do Inter para a Copa Libertadores garante presença do Brasil na competição nacional pela quarta vez nos últimos cinco anos. Lobo também tem chances de disputar o torneio

Foto: Volmer Perez - GEB -

O Grêmio Esportivo Brasil estará na Copa do Brasil 2023. O Internacional garantiu vaga na Copa Libertadores após o empate em 0 a 0 entre Fortaleza e Atlético-MG e com isso abriu mais uma vaga para o Rio Grande do Sul, via Campeonato Gaúcho. 

A vaga na Copa do Brasil é um alívio principalmente aos cofres do clube. Para o presidente Evânio Tavares, a participação do Rubro-Negro na competição nacional é fundamental: "será um grande reforço para as finanças do Brasil, além de atrair também jogadores para contratos mais longos".

Esta será a quarta participação do Xavante na CB nos últimos cinco anos. Em 2022, o Brasil acabou sendo derrotado logo na estreia para o Glória, resultado apontado como um fator importante na sequência ruim da temporada pela falta de verbas, que resultou no rebaixamento para a Série D.

Em 2023, a presença na primeira fase da competição pode render uma cota de cerca de R$ 650 mil. Caso passe da primeira fase, o Rubro-Negro deve somar mais R$ 800 mil. A partir da terceira fase, a cota paga aos clubes passa a ser igual, sem depender do lugar no ranking. Foi neste estágio que o Brasil parou na edição de 2020, quando eliminou Gama e Manaus, caindo para o Brusque.

De acordo com o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para 2023, a Copa do Brasil está agendada para iniciar no dia 22 de fevereiro.

Possíves adversários

Segundo projeção da página @Ranking_CBF, no Twitter, o Brasil entrará na Copa do Brasil no pote C. O sorteio da primeira fase coloca frente a frente as equipes dos potes A x E, B x F, C x G e D x H.

Partindo do atual cenário, o Rubro-Negro poderia enfrentar Vitória-ES, Nova Mutum-MT, Cacaia-CE, Real Desportivo-RO, Maringá-PR, Operário-MS, Marília-SP, Cordino-MA, Parnahyba-PI e Resende-RJ. Em todas essas possibilidades o Brasil atuaria fora de casa, precisando de pelo menos um empate para avançar para a próxima fase.

Possibilidade de Bra-Pel

Existe a possibilidade de acontecer um clássico Bra-Pel histórico pela Copa do Brasil em 2023. Caso o Pelotas consiga uma vaga através da Copa Tarciso Flecha Negra, o Lobo aparece projetado para ingressar no pote G como 186º do ranking nacional, justamente o lado que cruza no sorteio com o lado do Brasil.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mundial de Padel: Pelotas e Rio Grande têm representantes na convocação do Brasil Anterior

Mundial de Padel: Pelotas e Rio Grande têm representantes na convocação do Brasil

Leocir Dall’Astra: “Nesse momento de mata-mata a gente não pode errar” Próximo

Leocir Dall’Astra: “Nesse momento de mata-mata a gente não pode errar”

Deixe seu comentário