Copa FGF 2022

Pelotas não converte chances, sofre gol de pênalti no fim e sai atrás do Passo Fundo na semifinal: 1 a 0

Lobo faz sua melhor exibição na Copinha, mas peca na conclusão e acaba punido quase nos acréscimos. Jogo de volta será sábado, no Vermelhão da Serra

Foto: Carlos Queiroz - DP -

O Pelotas vai precisar vencer no Vermelhão da Serra para avançar à decisão da Copa Tarciso Flecha Negra. Na noite desta quarta-feira (26), o Lobo fez sua melhor exibição na Copinha e dominou o Passo Fundo durante boa parte do jogo. Criou chances e não conseguiu traduzi-las em bola na rede. Já com um homem a menos, quase nos acréscimos, um pênalti convertido pelo experiente atacante Michel acabou dando o triunfo aos visitantes: 1 a 0.

A vantagem faz com que o Galo do Planalto possa empatar o duelo de volta, marcado para as 16h de sábado, no Norte do Estado. O Áureo-Cerúleo terá de ganhar por um gol para levar aos pênaltis a decisão da vaga, ou por dois ou mais para conquistar a classificação no tempo normal.

Na outra semifinal do torneio jogam o time de transição do Grêmio e o São Luiz, com partida de ida nesta quinta, no CT Hélio Dourado. O mando é do Tricolor de Porto Alegre.

Primeiro tempo de superioridade total

O Pelotas foi superior ao Passo Fundo durante a etapa inicial na Avenida. Escalado novamente com dupla de volantes (Jhonata Lima e Itaqui) e dois extremas clássicos (Dionas Bruno e Douglas), o Lobo encaixou a marcação na saída de bola adversária e controlou as ações. Teve maior posse de bola e finalizou mais até o intervalo.

Contando também com a atmosfera da Boca do Lobo, o time de Leocir Dall’Astra foi começando a criar oportunidades. Aos cinco, Otávio mandou na rede pelo lado de fora. Apesar do domínio desde o início, as melhores chances surgiram ao longo da metade final do primeiro tempo. Uma chegada de Igor Bosel, uma cabeçada de Micael e uma falta cobrada por Itaqui representaram os grandes lances ofensivos do Áureo-Cerúleo.

A linha de três meias-atacantes, com Dionas Bruno, Cris Magno e Douglas, infernizou a defesa do Passo Fundo a partir da movimentação. Os dois pontas invertiam o lado constantemente, enquanto Cris Magno flutuava entre as linhas para receber em boas condições. A imposição física de Jhonata Lima, Igor Bosel, Micael e Otávio também ajudou. Ao apito final da primeira etapa, porém, o placar seguia zerado.

Segundo tempo com tudo diferente

Marcelo Caranhato mexeu no Galo do Planalto após o intervalo. E modificou o cenário da partida. Ao sacar o zagueiro Tom e colocar Romeu, o técnico alterou o mecanismo de saída de bola, adiantou o lateral Pivo e ganhou terreno. Consequentemente, mais posse.

Leocir e o auxiliar Felipe Müller ainda conversavam à beira do campo para avaliar possíveis trocas quando, aos dez minutos, um lance mudou a história do jogo. Michel acionou Lagoa em contragolpe. Sozinho no um contra um, Jhonata Lima fez a falta para matar a chance clara de gol rival e recebeu cartão vermelho direto.

Como resposta, o técnico do Pelotas mandou Elias a campo no lugar de Dionas Bruno, formando duas linhas de quatro, com Cris Magno à esquerda, e deixando João Pedro no comando do ataque. Em uma falta cobrada na área, o camisa 9 pegou sobra e emendou uma puxeta perigosa, para fora.

Os primeiros lances depois da expulsão já indicavam, e o resto do segundo tempo comprovou. O Lobo não se assustou com a desvantagem numérica. Roger Kath não precisou trabalhar com dificuldade. E o Áureo-Cerúleo ainda mantinha certo volume ofensivo. Aos 25 minutos, Elias fez desarme no meio e puxou contragolpe, acionando Alexandre, que havia entrado logo antes. O atacante chutou e, após desvio, a bola subiu, exigindo boa intervenção de Allan.

A boa atuação do Pelotas, entretanto, não bastou. Um erro no fim custou caro. Alexandre derrubou o jogador do Passo Fundo na área aos 41 minutos, em bola tocada em profundidade. O árbitro Rafael Klein não titubeou para marcar pênalti. O experiente Michel pegou a bola, deslocou Roger Kath e abriu o placar a favor dos visitantes aos 43 da etapa final. Nem os seis minutos de acréscimo serviram para o Lobo levar a igualdade para o Norte do Estado, e será necessário vencer no Vermelhão da Serra.

Ficha técnica

Pelotas (0): Roger Kath; Igor Bosel, Micael, Saulo e Otávio (Josué); Jhonata Lima, Itaqui (Hippólito), Douglas (Alexandre), Cris Magno (Nicolas) e Dionas Bruno (Elias); João Pedro. Técnico: Leocir Dall’Astra.

Passo Fundo (1): Allan; Pivo (Dionathan), Tom (Romeu), Wendel Lomar e Pablo; Daltro (Sananduva), Paulinho e Rafael Carvalheira (Diogo Oliveira); Lagoa (Thayllan), Janderson e Michel. Técnico: Marcelo Caranhato.

Gol: Michel, aos 43’ 2T.

Cartões amarelos: Dionas Bruno e Saulo (PEL); Paulinho, Lagoa, Pivo, Daltro e Rafael Carvalheira (PF).

Cartão vermelho: Jhonata Lima (PEL).

Arbitragem: Rafael Klein.

Local: Boca do Lobo.

Copa Tarciso Flecha Negra

Semifinais (IDA)

Quarta (26)

  • Pelotas 0 x 1 Passo Fundo

Quinta (27)

  • 15h - Grêmio (transição) x São Luiz


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De virada, Inter bate o Ceará por 2 a 1 no Beira-Rio Anterior

De virada, Inter bate o Ceará por 2 a 1 no Beira-Rio

Leocir Dall'Astra: Próximo

Leocir Dall'Astra: "Temos condições de ir lá e reverter a situação"

Deixe seu comentário