Detalhes

Castelinho da XV começa a mostrar seu novo visual

Em iniciativa do empresário Leonardo Espírito Santo, prédio passa por processo de restauração

Foto: Jô Folha - DP - Cada traço do antigo casarão de quatro andares vem merecendo cuidado especial

Para quem conheceu de perto, o Castelinho da XV, como ainda é conhecido o imóvel da esquina das ruas 15 de Novembro e Conde de Porto Alegre, nada mais lembra o amontoado de escombro de alguns anos. Em iniciativa do empresário Leonardo Espírito Santo, o prédio passa por detalhado processo de restauração, que já mostra seus resultados.

“Toda a parte estrutural está pronta. Falta apenas o telhado”, explica o empresário, detalhando aspectos como a escada de acesso aos andares superiores, que foi concluída e está na etapa de revestimento com ladrilhos iguais aos originais. Hoje, entre 60% e 70% do projeto de recuperação do prédio está concluído, o que inclui o coreto localizado bem na esquina do terreno.

Ao falar sobre a execução do projeto do arquiteto Fabiano Verissimo, Espírito Santo relata que estão sendo mantidas as características originais da construção, embora com a adequação dos materiais, já que muitos dos antigos foram substituídos no mercado por novos. Algumas peças estão sendo restauradas e outras substituídas por réplicas.

Internamente, o prédio de quatro andares será adaptado ao funcionamento de um moderno pub, com salão de festas. Ao lado, em prédio a ser construído após a totalização das obras de recuperação do antigo prédio datado do começo do século passado, funcionará uma cervejaria, projeto que o empresário mantém, para entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2025.

Adianta o empresário que toda a área do empreendimento - tanto do casarão restaurado como das novas instalações - terá uma funcionalidade comercial, com projeto também de paisagismo, mudando a configuração daquela zona da cidade, próxima ao Porto de Pelotas.
“Cada detalhe do casarão é fotografado, tirado o reboco e feito igual. Para ficar idêntico ao que era”, contou Espírito Santo, que começou a trabalhar no projeto de recuperação do Castelinho da XV em 2020. Mandado construir pelo militar e fazendeiro Antônio Duarte da Costa Vidal na década de 30 do século passado, o também conhecido como Castelo do Major segue o mesmo estilo de prédio erguido por Vidal na cidade gaúcha de Itaqui.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novas coleções chegam às vitrines das lojas Anterior

Novas coleções chegam às vitrines das lojas

Agas reconhece redes do Sul do Estado Próximo

Agas reconhece redes do Sul do Estado

Deixe seu comentário