Pandemia

Zona Sul chega a 97 infectados de Covid-19

Até o início da noite desta quinta-feira, mais sete casos foram confirmados na região; cinco em Pelotas, um em Canguçu e outro em Rio Grande

21 de Maio de 2020 - 20h55 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Desafio é barrar a proliferação do novo coronavírus na região

Desafio é barrar a proliferação do novo coronavírus na região

Mais sete casos de Covid-19 foram registrados na Zona Sul, até o início da noite desta quinta-feira (21). Cinco diagnósticos foram confirmados em Pelotas, um em Canguçu e outro em Rio Grande. Agora, a região contabiliza 97 infectados, em nove municípios.

Em São Lourenço do Sul, o resultado positivo de um teste rápido realizado por uma moradora do Ceará, de 36 anos de idade, que está na cidade em visita a familiares, coloca as equipes da Vigilância Epidemiológica em alerta. Como não foi possível precisar quando ela contraiu o novo coronavírus, a orientação é de que tanto a paciente quanto os parentes permaneçam em isolamento domiciliar, para prevenir a possível disseminação da doença. A mulher passa bem e não apresenta sintomas. O dado passa a contar para os boletins do estado nordestino.

Em Pelotas, o total de casos confirmados salta para 55. Três mulheres, de 27, 30 e 55 anos de idade, receberam resposta positiva e estão em casa, com sintomas leves. Dois homens, de 59 e 54 anos, também positivaram para a doença. Um deles é assintomático e o outro estava internado no Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), mas teve alta por não apresentar quadro clínico para permanecer internado; foi então transferido para isolamento domiciliar.

Outros dez testes aguardam análise do Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre.

Grande maioria está recuperada
Dos 55 casos confirmados de Pelotas, 36 são considerados recuperados da pandemia. Nesta quinta, seis pessoas estavam hospitalizadas em decorrência da Covid-19; cinco ainda como suspeitos. O único caso confirmado é de uma mulher de 51 anos, que segue internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HE-UFPel. Dois idosos, de 78 e de 82 anos, também estão internados na ala Covid do HE e esperam resultado de exames.

Na Beneficência Portuguesa, um homem de 71 anos e uma mulher de 72 anos deram entrada na enfermaria e também enfrentam a expectativa de saber se estão ou não infectados pelo novo coronavírus. No Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, um bebê de um mês de idade está internado e ainda depende de resultado.

E os novos casos pela região?
- Em Rio Grande: O último diagnóstico é de um menino, de cinco anos de idade, que acumula outros problemas de saúde e teve contato com caso já confirmado. Até o momento, dos 17 infectados, dez estão curados, cinco permanecem em isolamento domiciliar e um está internado. A cidade também registrou uma morte; em 1° de maio. É a única da Zona Sul.

- Em Canguçu: O resultado conhecido ontem também envolve contato com paciente que já estava nas estatísticas do município. Por precaução, portanto, o homem - morador da zona urbana - estava em isolamento. A confirmação ocorreu através de teste rápido. Idade e sexo não chegaram a ser divulgados.

 Confira o panorama
* Na Zona Sul: São 97 infectados, em nove municípios. Confira:

- Pelotas: 55
- Rio Grande: 17
- Canguçu: 14
- São Lourenço: 5
- Piratini: 2
- Capão do Leão: 1
- Candiota: 1
- Jaguarão: 1
- Pinheiro Machado: 1

* No Estado: Até as 19h40min, o Rio Grande do Sul somava 5.473 infectados em 251 municípios. O número de mortes chegava a 166; o equivalente a 3%. O total de recuperados atingia 3.907 (71,4%)


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados