Pandemia

Zona Sul atinge 974 infectados pela Covid-19

Só Rio Grande confirmou mais 23 casos da doença, na noite desta terça; dia também foi marcado por fiscalizações em solo rio-grandino e portas fechadas no comércio, em Pelotas

07 de Julho de 2020 - 21h58 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Esta terça foi o primeiro dia após a declaração de calamidade pública e a proibição de abertura do comércio de Pelotas (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Esta terça foi o primeiro dia após a declaração de calamidade pública e a proibição de abertura do comércio de Pelotas (Foto: Carlos Queiroz - DP)

A região fecha esta terça-feira (7) com um total de 974 diagnósticos positivos para o novo coronavíus e 22 mortes registradas. Só em Rio Grande, o boletim liberado pela Vigilância Epidemiológica, às 20h56min, confirmou mais 23 casos.

Além do salto de outras 20 notificações em Pelotas, as cidades de São Lourenço do Sul, Chuí, Santa Vitória e São José do Norte também engrossaram as estatísticas da pandemia neste 7 de julho.

Confira o panorama nos 13 municípios da região:

- Rio Grande: 419 (10 mortes)
- Pelotas: 347 (6 mortes)
- São José do Norte: 57 (2 mortes)
- Canguçu: 43 (2 mortes)
- Santa Vitória do Palmar: 34 (1 morte)
- São Lourenço: 27
- Piratini: 11 (1 morte)
- Capão do Leão: 11
- Arroio Grande: 7
- Candiota: 6
- Chuí: 6
- Pinheiro Machado: 4
- Jaguarão: 2

* Total de casos: 974
* Total de mortes: 22

Em Rio Grande, loja descumpre determinação e é fechada
O primeiro dia de fiscalização intensificada em Rio Grande, para forçar o cumprimento da bandeira preta imposta pelo Modelo Papareia de Distanciamento Controlado, resultou na autuação e no fechamento de uma loja. Os fiscais também identificaram empresas do setor de alimentação, que deveriam estar atuando apenas através de telentrega, com os estabelecimentos de portas abertas para receber o público. Nestes casos, as equipes ainda reforçaram o trabalho de esclarecimento.

"De modo geral, está havendo uma compreensão do momento delicado e da necessidade de nos distanciarmos socialmente", afirma o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Carlos Alberto Terres. E não é para menos, Rio Grande já acumula dez mortes por Covid-19, tem mantido os dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto, na Santa Casa, ocupados e elevou em 83% o número de casos confirmados em apenas dez dias. Pulou de 228 diagnósticos positivos, em 28 de junho, para 419 na noite desta terça-feira.

Uma forca-tarefa composta por 29 fiscais, portanto, procura reforçar o trabalho de combate à pandemia, na cidade, com operações desencadeadas em diferentes horários e locais.

Em Pelotas, pouca movimentação na área central
Na tarde desta terça, poucas pessoas circulavam pelo Calçadão. De cortinas abertas, apenas estabelecimentos como farmácias, que seguem autorizados a funcionar, mesmo com as restrições do novo decreto municipal. Nem as lotéricas registravam movimento. Com frio e chuva, o dia não era nada convidativo para estar nas ruas. E o apelo, inclusive, só cresce: para a população permanecer em casa e ajudar a barrar a disseminação da Covid-19.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados