Luto

Zona Sul atinge 100 mortes por Covid-19

Pandemia se agrava e óbitos avançam rapidamente na região; só no mês de julho, 87 pessoas tiveram as vidas abreviadas

28 de Julho de 2020 - 21h33 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Fiscalização e orientação da comunidade permanecem em diferentes espaços públicos de Rio Grande (Foto: Divulgação - DP)

Fiscalização e orientação da comunidade permanecem em diferentes espaços públicos de Rio Grande (Foto: Divulgação - DP)

A região chegou à trágica marca de cem mortes provocadas pelo novo coronavírus na noite desta terça-feira (28). O número foi atingido após a divulgação de mais dois óbitos confirmados em Rio Grande. As vítimas são dois idosos de 73 e de 75 anos de idade. Detalhe: 61% das vidas perdidas para a pandemia são de moradores de Rio Grande.

Ao longo do mês de julho, a Covid-19 avançou com força sobre a região. Um cenário identificado não apenas pelos diagnósticos positivos, que saltaram 336% em menos de 30 dias. Em 30 de junho eram 663 casos registrados de Covid-19. Na noite desta terça, a Zona Sul atingiu 2.892 infectados em 19 municípios. As mortes também se alastraram com força. Dos cem óbitos notificados, 87 ocorreram só neste mês.

Nesta terça, outros três cidadãos tiveram seus sonhos interrompidos. Em Morro Redondo, a secretária de Saúde e Assistência Social, Dolores Ebeling, fez pronunciamento através das redes sociais para registrar que um idoso não resistiu às complicações da infecção. O resultado foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre. Os familiares do senhor, de idade não divulgada, permanecem em isolamento social e são monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica.

Em Pedro Osório, duas mortes foram notificadas. Uma delas foi de uma mulher de 54 anos, que estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), e faleceu nesta madrugada. A outra confirmação veio de boletim emitido pelo Lacen. A idosa de 63 anos, que havia falecido em 22 de julho na Santa Casa de Pedro Osório, também foi vítima da doença. A prefeitura lançou nota para se solidarizar com os familiares e ampliou o pedido para a população permanecer em casa, para evitar a propagação da Covid-19. Um outro óbito permanece sob suspeita.

Confira o impacto da pandemia na região: 100 mortes

- Rio Grande: 61
- Pelotas: 17
- São José do Norte: 10
- Pedro Osório: 3
- Canguçu: 2
- São Lourenço do Sul: 2
- Piratini: 1
- Santa Vitória do Palmar: 1
- Santana da Boa Vista: 1
- Capão do Leão 1
- Morro Redondo: 1

Confira o panorama da pandemia

- Em Pelotas: Apesar de três altas hospitalares, duas transferências para outras alas e um óbito confirmado, o número de pacientes internados, na tarde desta terça, era o mais alto já alcançado desde o mês de março: 36 pessoas e 15 ocupavam leitos de UTI. Com mais 26 diagnósticos positivos, Pelotas atingiu 860 infectados; 570 já recuperados.

- Na Zona Sul: Os municípios de Capão do Leão, Morro Redondo, Pedro Osório, Candiota, Arroio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Jaguarão e Pinheiro Machado também registraram novos casos. Só a cidade de Rio Grande notificou mais 122 casos, em 24 horas; um recorde desde o dia 23 de março. Confira o cenário nas 19 cidades da região:

- Rio Grande: 1.264
- Pelotas: 860
- São José do Norte: 353
- Canguçu: 67
- São Lourenço: 67
- Santa Vitória do Palmar: 64
- Capão do Leão: 40
- Candiota: 36
- Arroio Grande: 27
- Jaguarão: 25
- Piratini: 18
- Pinheiro Machado: 18
- Herval: 13
- Pedro Osório: 13
- Santana da Boa Vista: 9
- Chuí: 9
- Turuçu: 3
- Cerrito: 3
- Morro Redondo: 3

Total: 2.892 infectados

- No Estado: Com mais 69 óbitos oficializados, agora 1.680 pessoas perderam a batalha para a Covid-19 no Rio Grande do Sul. O número de infectados chegou a 62.347 em 463 municípios.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados