Situação

União reconhece emergência em São José do Norte

Pedido ocorreu após chuvas intensas no mês de setembro

02 de Dezembro de 2021 - 19h13 Corrigir A + A -

Por: Vitória Leitzke
vitoria@diariopopular.com.br

 (Foto: Divulgação - DP)

(Foto: Divulgação - DP)

O governo federal reconheceu na quarta-feira a situação de emergência de São José do Norte em razão da chuva intensa e com presença de granizo que atingiu o município no final do mês de setembro. Através da Portaria nº 2.994 do Diário Oficial da União (DOU), a prefeitura passa a ter condições de receber recursos do governo para atividades e setores que foram afetados pela chuva.

As ações, como locação por dispensa de licitação, serão promovidas pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou). Já a Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca (Smap) auxiliará os agricultores atingidos para a recuperação dos prejuízos por conta do temporal.

A prefeitura enviou o pedido de reconhecimento da situação de emergência no dia 29 de setembro. Segundo a administração, naquele mês a média prevista pelos índices pluviométricos foi superada, de 115 mm para até 219 mm na localidade de Gravatá e 200 mm em Saraiva. "No período de 20 dias chegou a chover 90% acima da média prevista para todo mês de setembro, motivo que provocou inundações e alagamentos em residências, obstruiu e danificou sistemas de esgoto e de drenagem, principalmente na área rural do município", diz a nota da prefeitura.

As fortes rajadas de vento também contribuíram para os estragos. Houve desabamento de uma casa na localidade do Barranco, destelhamentos em outras residências e em uma escola municipal, no Oriente.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados