Água

Turuçu será contemplada com perfuração de poços

O poço artesiano conta com investimento médio de R$ 50 mil do governo, havendo contrapartida da prefeitura

11 de Março de 2020 - 15h40 Corrigir A + A -
Os termos foram assinados pelo secretário de Obras e Habitação, José Stédile, e os prefeitos. (Foto: Isabela Aguiar/SOP)

Os termos foram assinados pelo secretário de Obras e Habitação, José Stédile, e os prefeitos. (Foto: Isabela Aguiar/SOP)

Turuçu é um dos municípios comtemplados pelo termo de cooperação técnica firmado entre governo do estado com nove municípios para a perfuração de poços artesianos. O objetivo é garantir o abastecimento de água para consumo humano. Os serviços serão realizados pela Corsan, beneficiando 970 famílias. Na cidade da Zona Sul, o poço será nas localidades de São José e Picada Flor e contemplará 50 famílias. Os termos foram assinados pelo secretário de Obras e Habitação, José Stédile, e os prefeitos.

Os outros oito municípios contemplados são Itacurubi, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sagrada Família, Santo Antônio da Patrulha, Salvador das Missões, Três Arroios e Veranópolis. Cada poço artesiano conta com investimento médio de R$ 50 mil do governo, havendo contrapartida da prefeitura.

O prefeito de Salvador das Missões, Daniel Gorski, falou em nome dos municípios contemplados, destacando o caráter municipalista da iniciativa. “Sem o apoio do governo do Estado, não teríamos condições de concretizar os investimentos. O auxílio chegará num momento em que todas as cidades sofrem pelos efeitos da estiagem”, disse.

Stédile lembrou que a iniciativa garantirá saúde e qualidade de vida às famílias. “Água potável é mais do que prestação de serviço público, é dignidade humana”, afirmou. Nos primeiros três meses do ano, mais de 2 mil famílias foram atendidas em 22 municípios.

Participaram da assinatura dos termos os prefeitos Emerson Leandro Rocha (Itacurubi, em exercício), José Francisco Ferreira da Luz (Santo Antônio da Patrulha, em exercício), Hélio Olimpio de Queiroz (Passo do Sobrado), Rafael Reis Barros (Rio Pardo), Waldemar de Carli (Veranópolis), Marcos Nascimento (Sagrada Família), Selmira Milech Fehrenbach (Turuçu) e Lirio Zarichta (Três Arroios).


Municípios e famílias

• Itacurubi – Sede – 150 famílias
• Passo do Sobrado – Cerro da Boa Esperança – 80 famílias
• Rio Pardo – Passo da Cavalhada e Lima Brandão – 300 famílias
• Sagrada Família – Linha Bela Vista e Esquina Gaúcha – 100 famílias
• Santo Antônio da Patrulha – Ribeirão e Chapada – 110 famílias
• Salvador das Missões – Linha Santo Antônio Baixo e Vila Santa Catarina – 100 famílias
• Três Arroios - Linha Sanga Funda, Linha Estanislau e Linha Três Secção – 40 famílias
• Turuçu – São José e Picada Flor – 50 famílias
• Veranópolis – Nossa Senhora do Caravaggio/Monte Claro e Nossa Senhora das Graças/São José da Terceira – 40 famílias


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados