Jaguarão recebe Giro Pelo Rio Grande da Fecomércio-RS
Evento, que aconteceu na noite desta quarta-feira reuniu cerca de 180 pessoas para debater o tema “Eleições 2022: o que vem pela frente?”
São 16 escolas que participam de programa que busca reduzir as infecções sexualmente transmissíveis entre os jovens
Por: Redação
web@diariopopular.com.br @diariopopularRS
O Geração Consciente é fruto do projeto “Tecnologias sociais inovadoras de educação e saúde para a prevenção das IST e AIDS em jovens” (Foto: Divulgação - DP)
Desde maio um grupo de 16 escolas da rede municipal do Rio Grande participam do programa Geração Consciente do governo do estadual, cujo objetivo é reduzir os índices de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) entre a população jovem no estado. No município, as ações são desenvolvidas de forma integrada pelas secretarias da Saúde e Educação. Ao todo 21 cidades gaúchas foram consideradas prioritárias paras a ações do programa.
O Geração Consciente é fruto do projeto “Tecnologias sociais inovadoras de educação e saúde para a prevenção das IST e AIDS em jovens”, lançado pelo governo do Estado e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, no início de 2020.
A metodologia é baseada em técnicas de "gameficação", transformando os assuntos em jogos, no qual cada atividade vale pontos. Ao final do ano, as cinco escolas com maior pontuação receberão prêmios destinados aos alunos e professores e participarão de uma final em forma de programa de auditório.
Durante o ano letivo serão realizadas atividades para tratar sobre temas de Saúde e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/AIDS. Entre os assuntos que serão abordados com os aproximadamente 35 mil adolescentes participantes do projeto, estão aprendizagem socioemocional, saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, diversidade, estigma e discriminação, violência, bullying e planejamento de vida.
Escolas integradas
As escolas do Rio Grande participantes do Programa são: Cidade do Rio Grande – CAIC, Professora Zelly Pereira Esmeraldo, Viriato Correa, Coriolano Benicio. Dr. Rui Poester Peixoto, Lilia Neves, Dr. José Mariano de Freitas Beck – CIEP, Professor José Carlos Lorea Pinto, Professor Manoel Martins Mano, Dr. Augusto Duprat, Altamir Lacerda do Nascimento, Pedro Cardoso Peixoto Primo, Professora Zenir de Souza Braga, Porto Seguro, Ana Neri, Admar Correa e Engenheiro Roberto Bastos Tellechea.