Zona Sul

Rio Grande promove ações de atenção à saúde com ênfase na prevenção ao câncer

O atendimento acontece na sede da SMS, das 10 às 14h, mediante hora marcada

20 de Outubro de 2021 - 15h12 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Em alusão ao Outubro Rosa, desde o início do mês as unidades de saúde cumprem uma programação especial de atenção à saúde da mulher (Foto: Divulgação - DP)

Em alusão ao Outubro Rosa, desde o início do mês as unidades de saúde cumprem uma programação especial de atenção à saúde da mulher (Foto: Divulgação - DP)

Nesta quinta-feira (21) a Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande, por meio do Programa Municipal da Saúde LGBTI, vai promover ações de atendimento para prevenção e orientações sobre o câncer de mama. O programa convida a população LGBTI para dialogar sobre o tema e esclarecer dúvidas quanto aos métodos de prevenção e identificação da doença. O atendimento acontece na sede da SMS, das 10 às 14h, mediante hora marcada.

No convite, o Programa alerta a população de travestis, mulheres e homens transsexuais sobre a importância de realizar o autoexame, especialmente para aqueles que estão processo de terapia hormonal. O objetivo da atividade é dar atenção à saúde da população LGBTI, oferecendo informações, acesso aos serviços e todo respaldo necessário para que se mantenham com saúde.

Interessados em participar da atividade devem entrar em contato pelo telefone 3233-8492 para marcar o atendimento. 

Sábado é o Dia D  

Em alusão ao Outubro Rosa, desde o início do mês as unidades de saúde cumprem uma programação especial de atenção à saúde da mulher. Mas quem não conseguir buscar o atendimento nos postos durante a semana poderá acessá-lo no sábado, dia 23 de outubro. Nessa data, Dia D de prevenção ao câncer, todas as unidades estarão abertas, das 8h às 12h, para atendimento exclusivo à saúde da mulher, e das 12h às 16, para atender a população masculina. A ação acontece tanto em alusão ao Outubro Rosa quanto como introdução às atividades do Novembro Azul, mês de prevenção do câncer de próstata.

Quem buscar a assistência dos postos de saúde nessa data terá acesso a orientações sobre autocuidado, avaliações, consultas, testes rápidos, verificações de sinais vitais, coleta, solicitações e encaminhamentos de exames como a mamografia.

Sobre a promoção da atividade, a titular da SMS, Zelionara Branco, diz que o objetivo é proporcionar um espaço de atenção e cuidado, possibilitando acesso a serviços os quais, principalmente as pessoas que trabalham durante a semana, não conseguem buscar devido aos seus compromissos. “Nossa meta durante a ação do sábado é realmente atingir as mulheres e os homens que não conseguem utilizar o serviço nos horários em que as unidades formalmente funcionam”, disse Zelionara. Segundo a ela,  também serão desenvolvidas ações voltadas para melhoria da autoestima e qualidade de vida.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados