Estímulo

Rio Grande lança projeto de inovação econômica e social

Com presença de ex-ministro espanhol, iniciativa busca transformar a parte urbana e social do município

28 de Julho de 2022 - 18h06 Corrigir A + A -
Josep Pique é considerado um talento internacional e responsável por implementar o Pacto para Inovação em Barcelona, Porto Alegre e no estado de Santa Catarina.

Josep Pique é considerado um talento internacional e responsável por implementar o Pacto para Inovação em Barcelona, Porto Alegre e no estado de Santa Catarina.

Inovação e tecnologia foram os temas principais da palestra do ex-ministro de Ciência e Tecnologia da Espanha, Josep Pique no lançamento oficial do projeto “Rio Grande – Cidade Inovadora”. O engenheiro e doutor em Ecossistemas de Inovação foi ao Campus Carreiros da Furg para apresentar conceitos e exemplos de implantação de pactos sociais de inovação, voltados para a transformação urbana, econômica e social. O evento aconteceu nesta quarta-feira (27) e reuniu representantes dos governos municipal, estadual e federal, além de empresários, entidades de classe e comunidade.

O projeto surge da parceria entre a Prefeitura, a Furg e o Sebrae e tem como objetivo fomentar o ecossistema de inovação da cidade, integrando a comunidade e gerando soluções para resolver problemas, modernizar os serviços públicos e tornar Rio Grande uma cidade com mais desenvolvimento e qualidade de vida.

Conforme o prefeito Fábio Branco (MDB) a implantação do “Cidade Inovadora” é um desejo antigo que surgiu da compreensão da importância da inovação no processo de desenvolvimento para o futuro nas cidades. “Rio Grande tem características e capacidade de gerar conhecimento, contando com uma Universidade e um Instituto Federal e o objetivo é fazer que todo esse talento permaneça no município, gerando um ambiente e um ecossistema de inovação. Fator muito importante e que contribui na geração de emprego, renda e desenvolvimento. Desejamos que a cidade se aproprie do programa e que possamos colher bons frutos”, diz.

Um pacto para transformar a cidade
Josep Pique é considerado um talento internacional e responsável por implementar o Pacto para Inovação em Barcelona, Porto Alegre e no estado de Santa Catarina. Também foi o criador do Distrito @22 em Barcelona e do projeto de revitalização de Medellin, na Colômbia, considerados modelos de sucesso para o mundo.

Durante a palestra o consultor espanhol compartilhou conceitos e refexões sobre os principais pilares da inovação, apontando caminhos e ideias para Rio Grande avançar. Segundo Pique existem três elementos chave para o processo funcionar: talento (estudantes, professores e pesquisadores), tecnologia e capital inteligente, fazendo com que as oportunidades tragam mais valor.

Para Pique o processo da inovação é muito importante pois dá a resposta aos desafios gerados na cidade. Os problemas, aliás, são apontados como motivadores da busca pela inovação, ou seja, por novas ideias capazes de solucioná-los.

“Vim até Rio Grande para compartilhar as metodologias de inovação e fazer com que Rio Grande aproveite toda a sua capacidade, com a Universidade Federal, as empresas e o governo local. Assim, podemos criar um polo de inovação determinante e ativo, que utilize a inovação para a prosperidade urbana, econômica e social”, afirma.

O Projeto Cidade Inovadora
Após a apresentação do projeto e da proposta de montar um grande pacto social em torno da inovação, o próximo passo será iniciar efetivamente o projeto. O primeiro módulo será a preparação do governo, através de reuniões com o prefeito e a equipe para análise do cenário atual, geração da metodologia de trabalho e definição do time que participará do ativamente do projeto. Logo depois será feita a integração com as universidades e o setor produtivo, concluindo as hélices que irão movimentar o pacto e fazer o projeto e as ideias saírem do papel.

Até o final de semana serão realizados encontros com representantes das universidades e empresários com os temas: o papel da academia e o papel das empresas e sociedade dentro do Projeto Cidade Inovadora.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados