Zona Sul

Rio Grande firma convênio com a Comunitas

Parceria visa desenvolver programa estratégico de aprimoramento da gestão pública

17 de Novembro de 2021 - 20h42 Corrigir A + A -
 O projeto inclui apoio técnico e capacitação de gestores com a finalidade de otimizar as finanças públicas

O projeto inclui apoio técnico e capacitação de gestores com a finalidade de otimizar as finanças públicas

A Prefeitura Municipal do Rio Grande firmou convênio com a Comunitas nesta quarta-feira (17) para desenvolver um programa estratégico na área administrativa e fiscal do município. O projeto inclui apoio técnico e capacitação de gestores com a finalidade de otimizar as finanças públicas.

Conforme o prefeito Fábio Branco, a parceria com a Comunitas permitirá trazer para a cidade experiências relevantes de outras localidades. “Nosso trabalho a curto prazo será desenvolvido em três pilares: gerenciamento matricial de receitas e despesas, avaliação estratégica ambiental e administrativa do município”, explicou.

De acordo com o diretor de Projetos, Thiago Milani, a Comunitas é uma organização da sociedade civil que atua em programas especializados em promover a melhoria da gestão pública. A entidade visa a cooperação entre os setores da sociedade e dispõe de uma relação de territórios denominada Rede Juntos, a qual a cidade do Rio Grande passa a integrar a partir de hoje. “Buscamos compartilhar as boas práticas dos municípios. A Comunitas acompanhará a atual gestão durante toda a sua vigência com projetos estruturantes nas áreas administrativa e fiscal e, posteriormente, também em outras frentes de trabalho como o meio ambiente”, destacou.

O consultor técnico da Comunitas Fulvio Albertoni apoiará na elaboração de um diagnóstico e implementação de ações com foco na melhoria da eficiência da arrecadação e da despesa pública. O trabalho tem duração de seis meses e prevê, além do diagnóstico, a elaboração de lista de oportunidades, definição e implementação das ações selecionadas e monitoramento dos resultados.

Presente na assinatura do convênio, o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, ressaltou a importância da união de todos em projetos de desenvolvimento para a cidade e Estado. “Somos apoiadores de parceiros que tragam modelos positivos e de boas práticas, que posteriormente ficarão de legado”, afirmou.

Também presente ao ato, o diretor do complexo de museus da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), Lauro Barcelos, destacou a relevância da parceria para o desenvolvimento local e regional. “Por sermos uma cidade portuária, temos por tradição sermos receptivos à inovação. Essa parceria com a Comunitas é bem-vinda para a nossa cidade, sobretudo no propósito de implementar melhorias no sistema municipal, que, por consequência, irão melhorar a vida dos rio-grandinos”, disse.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados