Coronavírus

Rio Grande está há quase uma semana sem mortes por Covid-19

Cidade não ficava seis dias sem óbitos desde junho; Canguçu registrou a sexta perda nesta quarta-feira

16 de Setembro de 2020 - 23h16 Corrigir A + A -
Apesar da estabilidade, momento segue sendo de respeitar o isolamento social em Rio Grande (Foto: Divulgação - DP)

Apesar da estabilidade, momento segue sendo de respeitar o isolamento social em Rio Grande (Foto: Divulgação - DP)

A repercussão do novo coronavírus na região começa nesta quarta-feira (16) com uma boa notícia: com mais um boletim zerado, Rio Grande - cidade com o quadro mais grave na Zona Sul desde o início da pandemia - está prestes a completar uma semana sem mortes por Covid-19. Atualmente, são seis dias sem vidas perdidas para o vírus, realidade que se encontrava distante desde o final de junho.

A primeira vítima rio-grandina foi uma idosa de 66 anos, em maio. Em junho, outras cinco pessoas morreram. Julho marcou o pico de mortes até aqui: 60. Agosto representou o início de uma possível desaceleração, mas ainda foram 46 vidas abreviadas. Em setembro, até o momento, são quatro. Ao todo, Rio Grande perdeu 116 pessoas em virtude da pandemia.

Apesar da redução, o momento ainda não é de relaxar. Ainda que estejam zerados de mortes há seis dias, os boletins seguem registrando números altos de casos confirmados diários. Nesta quarta foram mais 40 e na terça-feira 50, totalizando 4.755 infecções desde março. Ainda como dado preocupante, o índice de isolamento apresenta queda - 40,4%, acima dos números estaduais e nacionais, mas longe da recomendação de 60%. "É um desafio para todos os municípios. Vamos manter o diálogo com a comunidade orientando sobre a necessidade da prevenção", comenta o secretário de Saúde, Maicon de Barros Lemos. A ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na cidade, atualmente, é de 70%.

Região

Na Zona Sul, além de Pelotas e Rio Grande, outros oito municípios registraram novos casos de Covid-19: São Lourenço do Sul (2), Pinheiro Machado (1), São José do Norte (1), Turuçu (1), Morro Redondo (2), Jaguarão (2) Canguçu (3) e Capão do Leão (6). Com estes, a região passa a ter 9.298 infecções desde o início da pandemia.

Além de dois óbitos em Pelotas, Canguçu também registrou nova morte. Trata-se de homem, de 88 anos, com comorbidades. Ele estava internado e morreu no último dia 12, tendo sido considerado positivo para o novo coronavírus na quarta-feira. Foi a sexta vítima na cidade. Ao todo, 283 moradores da Zona Sul já foram perdidos para a doença.

Estado

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram 42 novas mortes por Covid-19 no Rio Grande do Sul registradas na quarta-feira. Com elas, são 4.216 gaúchos mortos em virtude da doença. O dia também teve 3.561 novos casos, totalizando 164.373 infecções.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados