Pandemia

Região registra três novas mortes por Covid-19

Além de Pelotas, os municípios de Rio Grande e Canguçu também sofreram perdas nesta quarta-feira

23 de Setembro de 2020 - 22h28 Corrigir A + A -
População tem aderido cada vez menos ao distanciamento recomendado pelas autoridades (Foto: Jô Folha - DP)

População tem aderido cada vez menos ao distanciamento recomendado pelas autoridades (Foto: Jô Folha - DP)

Pelotas registrou mais uma morte por Covid-19 nesta quarta-feira (23). Além disso, o boletim epidemiológico apontou 86 novos casos da doença. Em paralelo aos dados, o índice de distanciamento social sofreu queda de quase 11% entre os dias 6 e 21 de setembro, atingindo 46,2%. Rio Grande e Canguçu também somaram mais uma vida perdida para a pandemia: agora são 123 e sete, respectivamente.

Apesar do número de internados, de fato, ter diminuído nos últimos dias em Pelotas, preocupa uma outra redução relacionada à pandemia na cidade: a dos pelotenses que aderem ao isolamento social. De acordo com a prefeitura, o índice sofreu queda de 10,8% entre os dias 6 e 21 de setembro, atingindo uma média de 46,2% ante 57% entre 27 de agosto e 13 de setembro - neste dia, inclusive, Pelotas registrou o pico de isolamento, com 64%. Na opinião de especialistas, o ideal é que os municípios atinjam entre 60% e 70% de pessoas isoladas para que haja o combate ao vírus.

Em Rio Grande, a situação não é muito diferente. No último boletim epidemiológico divulgado, o índice na terça-feira era de 40,8%. Na data, a cidade registrou mais um óbito por Covid-19: um homem, de 76 anos. Com ele, são agora 123 as vidas perdidas na localidade e 3.548 casos confirmados desde o início da pandemia - 45 somados nesta quarta.

Em todo o Estado, não são exatamente melhores os números. No mesmo período analisado em Pelotas, o isolamento entre os gaúchos foi de 43%, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. O pico registrado foi de 53,6% e o menor índice 35,46% no último dia 14.

Ao Diário Popular, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) comentou que a queda no índice de isolamento reflete uma interpretação de melhora nos dados da pandemia. “A gente percebe que as pessoas aos poucos voltam a ter uma vida normal. Sentimos uma mudança no ritmo, com menos internações e casos novos. No entanto, seguimos orientando para o isolamento pois entendemos como cedo para a normalidade.” A chefe do Executivo rechaçou, no momento, medidas mais duras no sentido de promover o distanciamento.

Região

Além das mortes em Pelotas e Rio Grande, Canguçu registrou nova vítima da Covid-19. É uma mulher, de 59 anos, que havia falecido no dia 18 de setembro e teve o resultado do teste divulgado nesta quarta-feira. Com ela, a cidade soma agora sete óbitos. A Zona Sul, como um todo, ultrapassou a marca dos 300 mortos, acumulado 302 perdas. Em relação aos casos confirmados, eles são 10.218 desde o início da pandemia.

Estado

O Rio Grande do Sul somou mais 44 mortes por Covid-19 nesta quarta. Com elas, o Estado chegou a 4.515 mortos em virtude da doença. A Secretaria Estadual da Saúde registrou ainda 2.041 novas infecções pelo coronavírus, totalizando 179.436. O índice de pacientes curados alcançou 92%.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados