Tristeza

Região chega a 81 mortes por Covid-19

Além de Pelotas e de Pedro Osório, os municípios de Rio Grande e São Lourenço também notificaram novos óbitos nesta sexta-feira

24 de Julho de 2020 - 21h09 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Em São Lourenço do Sul, as comunidades do Boqueirão, Boa Vista e Reserva passaram por sanitização esta semana (Foto: Divulgação)

Em São Lourenço do Sul, as comunidades do Boqueirão, Boa Vista e Reserva passaram por sanitização esta semana (Foto: Divulgação)

Esta sexta-feira (24) foi mais um dia marcado por mortes na Zona Sul. Além de Pelotas e de Pedro Osório, os municípios de Rio Grande e de São Lourenço do Sul também notificaram novos óbitos.

Em Rio Grande, a pandemia deixa um rastro de tristeza. Só no mês de julho, 42 vidas foram abreviadas. A última vítima é uma idosa de 75 anos que estava internada no Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel). A paciente era diabética.

Em meio à gravidade do cenário, a Secretaria de Saúde destacou a chegada de 20 respiradores que serão liberados pelo Governo do Estado à Santa Casa e ao hospital da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg).

Em São Lourenço, após dias de debate entre prefeitura e Secretaria Estadual de Saúde, a Vigilância Epidemiológica lourenciana acabou incluindo uma segunda morte às estatísticas. As discussões, entretanto, ainda não se encerraram. O entendimento da prefeitura é de que a paciente, natural de São Lourenço, residia em Rio Grande, onde contraiu o vírus, foi hospitalizada e faleceu. O Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive, comprovaria residência em solo rio-grandino.

Veja o impacto da pandemia na região: 81 mortes

- Rio Grande: 48
- Pelotas: 15
- São José do Norte: 8
- Canguçu: 2
- Pedro Osório: 2
- São Lourenço do Sul: 2
- Piratini: 1
- Santa Vitória do Palmar: 1
- Santana da Boa Vista: 1
- Capão do Leão: 1

(*) 68 óbitos foram registrados ao longo do mês de julho

 Confira o panorama da Covid-19

- Na Zona Sul: Além de Pelotas, outras 11 cidades também confirmaram novos casos nesta sexta. Só em Rio Grande, mais 50 pessoas testaram positivo. São José do Norte, Candiota, São Lourenço, Canguçu, Capão do Leão, Arroio Grande, Jaguarão, Herval, Pedro Osório e Santa Vitória do Palmar também elevaram as estatísticas. Confira o cenário nos 19 municípios:

- Rio Grande: 1.059
- Pelotas: 752
- São José do Norte: 322
- Canguçu: 67
- São Lourenço: 61
- Santa Vitória do Palmar: 56
- Capão do Leão: 36
- Candiota: 30
- Arroio Grande: 22
- Jaguarão: 19 
- Piratini: 14
- Pinheiro Machado: 9
- Santana da Boa Vista: 9
- Chuí: 9
- Pedro Osório: 9
- Turuçu: 3
- Herval: 8 
- Morro Redondo: 1
- Cerrito: 1

Total: 2.487 infectados

- No Estado: Apenas 40 municípios seguem livres da contaminação do novo coronavírus. Até o início da noite de sexta-feira eram 57.007 infectados em 457 cidades. O total de mortes bateu em 1.494, com mais 38 óbitos registrados.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados