Zona Sul

Prefeitura de Rio Grande é parceira na divulgação do edital de seleção de artistas para galeria Arte-Otroporto 2021

Conforme edital, serão selecionados 12 artistas, que receberão um cachê de R$500 e, no caso da seleção de profissionais de outras localidades, a Otroporto irá arcar com os custos de deslocamento intermunicipal

16 de Junho de 2021 - 14h44 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

 (Foto: Divulgação - DP)

(Foto: Divulgação - DP)

 

A prefeitura municipal do Rio Grande, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, em parceria na divulgação do Projeto Galeria Otroporto, convida artistas riograndinos, docentes e discentes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e demais Instituições a participarem do Edital Galeria Otroporto 2021. As inscrições já estão abertas, e encerram dia 25 de junho. 

Poderão se inscrever artistas (brasileiros e estrangeiros, maiores de 18 anos), entre desenhistas, pintores, escultores, grafiteiros, artesãos, designers, fotógrafos e afins de diferentes municípios vizinhos à Pelotas, e até mesmo mais distantes. O edital e as inscrições estão disponíveis  no link. www.otroporto.com.br/galeria. O principal objetivo do programa é “arte por toda parte”, um espaço para que os agentes culturais possam contribuir artisticamente para a transformação das paredes da Otroporto, tornando-as mais vivas. E desta forma integrarem o acervo da Galeria, localizada na sede da Associação, região do Porto, em Pelotas.

Segundo informações de Paula Weber, Coordenadora de Projetos e Relacionamento da Otroporto, a ideia é fazer com que a galeria seja um berço para artistas que queiram ter seu trabalho valorizado e fazendo parte de algo maior, porque, "em um futuro próximo, pretendemos abrir as portas ao público em geral, às escolas e aos amantes de arte".

Destaca-se que será feita a escolha de uma curadoria, escolhida pelos organizadores do projeto, que fará a avaliação das obras desenvolvidas. “A nossa intenção é que tão logo os protocolos de saúde permitam, a galeria possa, finalmente, receber muitos visitantes”, reforçou Paula. Conforme edital, serão selecionados 12 artistas. Os selecionados receberão um cachê de R$ 500,00 e, no caso da seleção de profissionais de outras localidades, a Associação Otroporto também irá arcar com os custos de deslocamento intermunicipal em um raio de até 550 quilômetros (caso haja a necessidade da arte ser executada “in loco”). 

As paredes destinadas para as obras possuem dimensões múltiplas e pré-definidas, variando entre 1,50 e 3,00m (largura) por 2,50 e 3,00m (altura). Cada participante poderá inscrever um único trabalho, adaptável a qualquer um dos ambientes existentes na matriz. As artes deverão ser relacionadas à temática “águas e pessoas”. Os custos de material e demais equipamentos necessários para a execução das mesmas ficarão sob responsabilidade da Otroporto.


O projeto Galeria Otroporto tem o apoio da Connexion Export e Sagres Agenciamentos Marítimos. A lista dos selecionados está prevista para ser divulgada na mídia local, no dia 5 de julho. Maiores informações podem ser conferidas no link: edital_galeria@otroporto.com.br  e no instagram @otroporto.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados