Perdas

Morro Redondo acumula estragos de temporais

Município havia sido atingido por chuva de granizo em dezembro e agora pelo vendaval da última semana

18 de Janeiro de 2021 - 19h44 Corrigir A + A -
Produtora perdeu 20 litros por dia durante uma semana (Foto: Divulgação - DP)

Produtora perdeu 20 litros por dia durante uma semana (Foto: Divulgação - DP)

O temporal e as chuvas dos últimos dias causaram estragos em toda a Zona Sul. Em Morro Redondo, porém, os prejuízos extrapolaram ao interior do município e se estenderam durante o final de semana. Até o início da manhã desta segunda-feira (18), ainda havia propriedades sem energia elétrica.

Na segunda-feira já havia os primeiros morro-redondenses sem luz, de acordo com a prefeitura local. O fornecimento foi retomado apenas na sexta-feira, mas voltou a ser interrompido durante o último final de semana. As principais localidades afetadas foram Rincão da Caneleira, São Pedro, Santa Bernardina, Corredor do Pantanal, Colorado, Santo Amor, Campestre, Capela da Buena, Açoita Cavalo e Afonso Pena.
No dia 15, o Executivo enviou um ofício à CEEE relatando prejuízos como perda de leite, carnes para consumo e mercadorias em agroindústrias e estabelecimentos comerciais, além de problemas no abastecimento de água e no atendimento de pessoas doentes que necessitavam de energia elétrica para equipamentos de saúde.

Ao Diário Popular, a Defesa Civil relatou que por conta da queda de um raio, um incêndio ocorreu em propriedade na Colônia Santo Amor. Na ocasião, uma estufa de fumo pegou fogo. Liziane Millach trabalha no ramo de ovos e leite desde 2005 e comentou, ao Diário Popular, nunca ter passado por situação semelhante. “Ficamos desesperados. Ligamos para a CEEE mais de 30 vezes, mas sempre nos diziam que teríamos que esperar”. De fato ela esperou: da segunda-feira (11) até o domingo (17) sem luz. O resultado foi a perda diária de 240 ovos e 200 litros de leite, tudo jogado fora. “Em uma semana consegui fazer apenas uma entrega”, lamenta. Agora resta fazer contas para ter dimensão da perda financeira.

Millach relata que os danos atingiram também a residência dela na cidade, igualmente sem luz durante o período. Tudo o que estava dentro da geladeira foi perdido.

Recentemente, outras perdas

Ao ser atingido pelo temporal do último dia 11, Morro Redondo ainda se recuperava dos estragos causados por uma tempestade ocorrida exatamente um mês antes. Na ocasião, oito famílias tiveram prejuízos nas comunidades Colorado, Reserva, Afonso Pena, Passo do Valdez e Cerro da Buena por conta do granizo que caiu na cidade.

Sem fortes chuvas nos próximos dias

As chuvas darão uma trégua para a região nos próximos dias. De acordo com a MetSul, apesar de a meteorologia marcar quase 200 mm em alguns municípios de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a previsão é que os impactos sejam mais amenos quando a chuva chegar em Pelotas e região. Especificamente para Morro Redondo, a expectativa é de que volte a chover na sexta-feira (22), se estendendo até segunda-feira (25).


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados