Pandemia

HU-Furg retoma atividades da Enfermaria Covid-19

Decisão foi tomada devido ao aumento nos casos de coronavírus e na ocupação de leitos

04 de Dezembro de 2020 - 16h42 Corrigir A + A -
O atendimento começará no dia 14 de dezembro, oferecendo, inicialmente, 10 leitos semi-intensivos.  (Foto: arquivo Furg)

O atendimento começará no dia 14 de dezembro, oferecendo, inicialmente, 10 leitos semi-intensivos. (Foto: arquivo Furg)

A superintendente do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Sandra Brandão, anunciou nesta sexta-feira (4), a retomada das atividades da Enfermaria Covid-19. O atendimento começará no dia 14 de dezembro, oferecendo, inicialmente, 10 leitos semi-intensivos.  A medida foi tomada devido ao aumento na taxa de ocupação de leitos e no número de casos da doença em Rio Grande e região.  

A Enfermaria Covid-19 foi inaugurada em 21 de julho, após adequação da infraestrutura do espaço ocupado pela Unidade de Clínica Cirúrgica. Com 20 leitos semi-intensivos, a Enfermaria chegou a trabalhar por vários períodos com 100% de ocupação, e em alguns momentos acima disso, com a utilização de camas extras. Em 9 de novembro, com a redução drástica no número de internações por Covid-19, o HU-Furg decidiu encerrar as atividades da Enfermaria, mantendo leitos exclusivos para Covid-19 em outras áreas do Hospital, bem como, leitos de isolamento em todas as unidades. Com isso, o espaço retomou suas funções originais como Clínica Cirúrgica, atendendo à demanda de cirurgias eletivas que estavam represadas, por causa da suspensão das atividades devido à pandemia.  

Conforme a superintendente do HU-Furg, para a Enfermaria Covid-19 entrar novamente em operação será necessário: suspender as cirurgias eletivas (não urgentes); adequar as escalas médica e de enfermagem; e desocupar os leitos. “Infelizmente com o aumento das internações por Covid-19, foi preciso tomarmos essa decisão, mas cabe lembrar que serão mantidas as cirurgias de urgência e emergência, oncológicas e pediátricas. Além disso, ao contrário do que ocorreu no início da pandemia, não serão cancelados os demais procedimentos que foram retomados em outubro”, frisou Sandra.  

Leitos Covid-19 

Atualmente, o HU-Furg disponibiliza oito leitos para atendimento exclusivo Covid-19: um leito de UTI Pediátrica; um leito de Enfermaria Pediátrica; e seis leitos no Serviço de Pronto Atendimento Covid-19, onde também há duas salas de emergência, com suporte intensivo para emergências. Essas duas salas podem ser usadas para atender as emergências de pacientes com suspeita ou confirmados para a doença. Além dos leitos exclusivos para Covid-19, o Hospital disponibiliza leitos de isolamento em todas suas unidades de internação, que podem ser utilizados para atender pacientes com o novo coronavírus.  

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados