Zona Sul

HU-Furg/Ebserh faz adequação para atendimento da Covid-19 em Rio Grande

Hospital destina 47 leitos para atendimento exclusivo de pacientes com coronavírus

03 de Abril de 2020 - 17h48 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

O Hospital permanece com o atendimento de suporte ambulatorial nos serviços referenciados de Alta Complexidade em gestação de alto risco, HIV/Aids e traumatologia (Foto: Divulgação - DP)

O Hospital permanece com o atendimento de suporte ambulatorial nos serviços referenciados de Alta Complexidade em gestação de alto risco, HIV/Aids e traumatologia (Foto: Divulgação - DP)

Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem trabalhado em parceria direta com os poderes públicos do município e Estado, tendo como diretrizes monitorar a situação da cidade e definir fluxos de atendimento. Em sua própria estrutura, o HU-Furg vem implementando medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, por meio do seu Centro de Operações de Emergência (COE), com a adoção das medidas: suspensão temporária das visitas, bem como dos serviços eletivos de atendimento ambulatorial e cirúrgico, exames laboratoriais e de imagem. O Hospital permanece com o atendimento de suporte ambulatorial nos serviços referenciados de Alta Complexidade em gestação de alto risco, HIV/Aids e traumatologia.

Nesse cenário, o HU-Furg está reorganizando sua infraestrutura para internar ou dar atendimento aos pacientes encaminhados em estado grave ou que necessitem de cuidados intensivos. O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) foi dividido em duas áreas, a Área Covid-19, com entrada pelo Acesso 2 (rua Visconde de Paranaguá esquina Comendador Vasco Vieira da Fonseca), exclusiva para pacientes com sintomas respiratórios; e a área para os atendimentos de urgência – Traumatologia, Pediatria, Obstetrícia e Avaliações Cirúrgicas, com entrada pelo Acesso 1 (rua Visconde de Paranaguá).

A Área Covid-19 conta com seis leitos de enfermaria, dois leitos de isolamento com suporte intensivo e um leito da UTI Geral, totalizando nove leitos com capacidade de operar ventiladores mecânicos. A área passou por reformas para a instalação de lavatórios, exaustores de ar nos leitos de isolamentos e rede de gases. Também foi realizada a ampliação da rede elétrica, bem como pintura, pequenos reparos e a instalação de nova sinalização (placas de identificação das salas e demarcação do piso). Além disso, foi instalada uma barreira física, isolando as áreas Covid-19 e de atendimentos de urgência. A nova área de urgência passa a ter 10 leitos de enfermaria e um leito de isolamento.

Além do SPA, outras unidades assistenciais do HU-Furg foram preparadas para o atendimento exclusivo de pacientes acometidos pelo coronavírus, sendo a Clínica Cirúrgica, com 30 leitos de enfermaria, com capacidade de operar ventiladores mecânicos. Já a Pediatria conta com seis leitos de enfermaria, um leito de isolamento e um leito da UTI Pediátrica, totalizando oito leitos com capacidade de operar ventiladores mecânicos. Cabe destacar que o HU-Furg possui 33 ventiladores pulmonares, todos já em uso no SPA e nas UTIs Adulto, Neonatal e Pediátrica. Assim, o Hospital aguarda o envio de equipamentos pelo Ministério da Saúde para equipar os 47 leitos de atendimento exclusivo da Covid-19.

 

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados