Projeto

Hidrogênio verde surge como nova alternativa de desenvolvimento para Rio Grande

O hidrogênio é visto como “a energia do futuro”

27 de Janeiro de 2022 - 19h55 Corrigir A + A -

A possibilidade de implantação de uma planta de hidrogênio verde no porto do Rio Grande surge como uma nova alternativa de desenvolvimento para o município. O início dos estudos de viabilidade foi um dos temas tratados durante o lançamento do programa Avançar da Sustentabilidade do Governo do Estado, realizado na quarta-feira (26) e tem como um dos destaques o investimento para a transição energética de fontes poluentes para alternativas sustentáveis.

“O Governo do Estado irá iniciar um estudo de viabilidade sobre a instalação de uma planta de hidrogênio verde no Porto do Rio Grande, então estamos acompanhando para saber se existe essa viabilidade, se existe mercado e quais as condições que o Porto teria para sediar um empreendimento deste tamanho”, diz o prefeito Fábio Branco.

Conforme o prefeito, o hidrogênio é visto como “a energia do futuro” e, se a proposta for realmente implantada pode trazer novas oportunidades de desenvolvimento para o município. “Para a área de fertilizantes é muito importante, porque resulta em amônia verde, que é uma grande matéria prima para essa indústria e nós temos instalado em Rio Grande talvez o maior aglomerado de fertilizantes do Brasil”, diz o prefeito.

De acordo com o Governo do Estado, o Porto de Rio Grande é visto como opção para receber o projeto devido a sua posição estratégica e privilegiada, apresentando sinergia com cadeias produtivas. O maior distrito industrial do RS, com 2.580 hectares, também tem vantagens logísticas, como escoamento da produção e recepção de matérias-primas


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados