Retorno

FURG volta às aulas presenciais nesta segunda-feira

Atividades serão marcadas pela alegria do encontro, mas também pelo cuidado aos protocolos sanitários

22 de Abril de 2022 - 16h12 Corrigir A + A -
A  FURG tem em torno de 8mil estudantes de graduação, distribuídos em 60 cursos presenciais e quatro a distância (Foto: Divulgação - DP)

A FURG tem em torno de 8mil estudantes de graduação, distribuídos em 60 cursos presenciais e quatro a distância (Foto: Divulgação - DP)

Após dois anos de atividades remotas, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) inicia o ano letivo de 2022, de forma presencial, nesta segunda-feira (25). Um momento aguardado por toda a comunidade acadêmica que anseia pelo encontro, para ocupar - pela primeira vez ou novamente - os espaços físicos da universidade.

Para o reitor da FURG, Danilo Giroldo, o momento da retomada integral das atividades acadêmicas e administrativas foi muito aguardado por todos nestes últimos dois anos, “felizmente, agora temos as devidas condições epidemiológicas para efetivar este retorno, principalmente em função do avanço na vacinação. A presencialidade é muito importante para o contexto acadêmico, principalmente pelas vivências que uma universidade proporciona em seu ambiente multidisciplinar”.

Sobre o processo da retomada, o gestor explica que “desde o começo, esse processo foi construído coletivamente, embasado nas orientações técnicas emitidas pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus da instituição. E, sendo assim, é importante ressaltar que, por mais favorável que seja a situação epidemiológica atual, ainda é necessário manter as rotinas de cuidados pessoais para evitar uma possível contaminação, por mais bem preparados que estejam os nossos espaços. O cumprimento responsável desses protocolos sanitários é o que vai garantir a continuidade da atividade presencial”, ressalta o reitor.

A universidade na graduação e na pós-graduação
A FURG tem em torno de 8 mil estudantes de graduação, distribuídos em 60 cursos presenciais e quatro a distância. A pró-reitora de Graduação, Sibele Martins, ressalta a alegria de todos pelo retorno às aulas no formato presencial, “estamos todos ansiosos pela retomada do convívio acadêmico, após este longo período em que estivemos afastados fisicamente da universidade. A FURG, com suas unidades acadêmicas, tem trabalhado no planejamento das atividades de retorno para receber todos seus estudantes. Diante disso, a Prograd tem orientado aos cursos de graduação sobre a importância da retomada das atividades e do acolhimento dos estudantes, buscando resgatar os vínculos pedagógicos e afetivos tão importantes para a formação acadêmica”.

Os calouros dos cursos de graduação devem confirmar a matrícula no período de 25 a 28 de abril, pelo Sistema Acadêmico da FURG.

Em relação à pós-graduação, de acordo com dados da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), mais de 1.600 estudantes retornam para suas atividades acadêmicas. Atualmente, a FURG possui 48 programas de pós-graduação, sendo eles divididos em 34 mestrados e 14 doutorados. Além destes programas, existem ainda outros 21 em atividade, no modelo lato sensu, compostos por 612 discentes.

FURG multicampi
A FURG é multicampi e na segunda-feira as atividades de ensino, pesquisa e extensão também voltam à presencialidade nos campi de São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha. Confira a seguir o que a comunidade de cada campi irá encontrar nessa retomada.

São Lourenço do Sul
Em São Lourenço do Sul, 301 alunos retornarão ao campus em um dos cinco cursos ofertados: Bacharelado em Agroecologia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

Para o diretor do campus, Eduardo Vogelmann, o momento será muito importante para todas as pessoas que fazem parte da FURG no município. “Acolher aos calouros é um momento de reacolhimento de toda a comunidade universitária. A programação semanal está repleta de atividades e será muito produtiva para todos”, salienta.

Apesar da melhora no estado sanitário em relação à covid-19, o diretor destaca que o vírus ainda não foi superado. “Isso deve gerar ansiedade e certa apreensão na retomada presencial”, acredita. Por isso, Vogelmann aponta que o Campus de São Lourenço do Sul - assim como os demais campi - continuará prezando por cuidados entre alunos, professores e trabalhadores. “A FURG pensou e estabeleceu protocolos rígidos e adequados ao momento para preservar a saúde de todos os membros da comunidade acadêmica”.

As obras de expansão da FURG em São Lourenço do Sul também seguem em pleno vapor. A construção do pórtico de entrada do novo Campus, localizado na RS-265, já foi finalizada e entregue pela empresa responsável. Agora, o foco é a construção de um amplo pavilhão de salas de aula no local, que se encontra em estágio de finalização das fundações. A obra tem previsão de estar concluída em 2023.

Santa Vitória do Palmar
Aproximadamente 600 pessoas, entre professores, alunos, servidores e prestadores de serviço terceirizados, retornarão ao campus da FURG em Santa Vitória do Palmar a partir do dia 25 de abril. O campus oferta os cursos de Comércio Exterior, Hotelaria, Relações Internacionais, Tecnologia em Eventos e Turismo.

Passados dois anos em que o campus esteve fechado, é grande a expectativa para o retorno presencial das aulas, conforme relata o diretor do campus, professor Fernando Comiran: “O trabalho docente fora da sala de aula foi muito impactante para toda a comunidade acadêmica. Isso gera, agora, uma expectativa muito grande para retornamos presencialmente. Todos queremos estar de volta às salas de aula, contudo, todos os cuidados deverão e serão tomados”.

Além da aplicação dos protocolos sanitários elaborados pela universidade, como a fiscalização do uso de máscaras e apresentação de carteira vacinal, a direção prevê para o primeiro semestre alterações em alguns de seus espaços físicos, como a reforma da sala dos professores e a retomada do funcionamento da cantina, atualmente em fase de licitação. A intenção, a partir dessas reestruturações, é proporcionar maior integração e bem-estar entre a comunidade acadêmica.

Santo Antônio da Patrulha
O Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha também se prepara para o retorno presencial das atividades acadêmicas a partir do dia 25 de abril. No município são ofertados cinco cursos de graduação: Administração, Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, Engenharia de Produção e Licenciatura em Ciências Exatas (Física/ Química e Matemática); dois programas de pós-graduação: Ensino de Ciências Exatas (Mestrado Profissional) e em Sistemas e Processos Agroindustriais (Mestrado Acadêmico);e uma especialização em Gestão Agroindustrial.

Dentre as preparações realizadas para a ocasião se destacam uma ampla redistribuição das salas de permanência dos professores, ocupando um novo espaço criado junto ao pavilhão 01, melhorias gerais nas salas de aulas e laboratórios e revisão dos equipamentos e mobiliários. Além disso, acaba de ser concluída a casa do estudante localizada na Unidade Bom Princípio, com capacidade para receber até 60 alunos, conforme o projeto da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra).

Da mesma forma, inúmeros serviços foram executados pelos funcionários terceirizados tanto na Unidade Bom Princípio quanto na Unidade Cidade Alta, entre eles a higienização dos ambientes, cortes de grama, pintura e reparos. Outro destaque é a destinação de espaços físicos para o novo laboratório de física moderna, para o laboratório de construção de material didático, uma sala destinada ao grupo PET FURG SAP e o inédito Espaço de Aprendizagem Colaborativa dos Estudantes.

Segundo o diretor do Campus, professor Antônio Valente, o retorno está sendo muito aguardado pelos docentes e técnicos em educação, após tanto tempo de atividades remotas. “A expectativa é muito grande para o reencontro entre servidores, estudantes e a própria comunidade em geral, em especial quanto ao recebimento dos alunos veteranos e calouros inclusive procedentes de várias unidades da federação”, destaca Valente.

Transporte Coletivo e Assistência Básica
A FURG oferece diversos benefícios que incentivam a permanência estudantil na instituição, como o Subprograma de Assistência Básica (SAB), que disponibiliza os auxílios moradia, alimentação, infância e transporte. Estão aptos a solicitar esses benefícios estudantes de primeira graduação, calouros ou veteranos, matriculados em curso presencial, e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.


De 25 a 29 de abril, das 10h às 17h30, a equipe da Mais Rio Grande, empresa responsável pelo transporte público em Rio Grande, estará realizando o cadastramento e recadastramento dos estudantes no Campus Carreiros. A iniciativa ocorrerá na sala da CBVU, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), localizada no Centro de Convivência (CC). A ideia é oportunizar que os acadêmicos adquiram seu primeiro cartão ou renovem o seu antigo para garantir o benefício do desconto na tarifa do transporte coletivo.

Para realizar a primeira via do Cartão Mais Estudante é necessário apresentar o comprovante de matrícula de 2022, RG e CPF. O estudante que quiser realizar apenas a renovação do cartão deverá apresentar seu cartão antigo e os documentos.

No caso de estudantes que necessitam realizar a segunda via do cartão, deverão efetuar o processo diretamente na sede da Mais Rio Grande, na Marechal Floriano Peixoto 521, Centro, de segunda a sexta das 8h30 às 18h. Agendamentos podem ser realizados pelo site da Mais Rio Grande.

Já para obtenção do passe livre, a confecção da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) 2022 será realizada no Centro de Convivência (CC), nos dias 26 e 27 de abril, das 10h às 20h. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de matrícula e uma foto - que poderá ser enviada pelo WhatsApp na hora do atendimento. A taxa é de R$ 35,00 que poderá ser paga em dinheiro, cartão ou Pix.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados